Nova Iguaçu: Prefeitura libera edital para a construção do aeromóvel

O Diário Oficial da Prefeitura de Nova Iguaçu publica amanhã (21/07) o edital de concorrência para a implantação do aeromóvel e reativação do aeródromo do município. Durante audiência pública realizada no mês passado, a prefeita Sheila Gama fez questão de ressaltar a participação do projeto na concorrência do programa PAC da Mobilidade. A previsão de investimentos é de R$ 510 milhões, bancados pela iniciativa privada.

O aeromóvel é um sistema de veículos leve sobre trilhos. Durante a audiência, foram detalhados os traçados do Anel Central e da ligação Centro a Santa Rita, que passará pelo Aeródromo e pelo Hospital Geral de Nova Iguaçu – HGNI. Posteriormente, a rota poderá ser ampliada e estendida até o Arco Metropolitano.

O passo inicial para a implantação do projeto será a instalação de 4,5 km de plataformas suspensas com cerca de sete metros de altura e a construção de oito estações no Centro para possibilitar a circulação do aeromóvel.

Uma segunda linha deixará o terminal da Coderte, no Centro, para o bairro de Cabuçu. Esta última rota foi apresentada ao governo federal para concorrência do PAC Mobilidade e selecionada com outras 23 cidades.

O coordenador de projetos especiais, o engenheiro Fernando Mac Dowell,  enfatizou a importância da reativação do Aeródromo no cenário nacional.  “Grandes investimentos estão sendo feitos no Rio de Janeiro. Não é possível para a Baixada ficar de fora, mas temos que resolver a questão da mobilidade”, disse.

A viabilidade financeira do projeto também foi tema de debate.  A construção, administração, operação, manutenção e exploração comercial para a implantação do aeromóvel e do aeródromo, serão integralmente de responsabilidade da iniciativa privada. A concessão será dada, por meio de licitação, para a empresa que  apresentar o pagamento de maior valor de outorga para o município. A autorização prevista para exploração do sistema é de 25 anos.

http://correiocidadao.com.br/



Categorias:Aeromóvel

Tags:,

14 respostas

  1. Uma prefeitura não precisa ter dinheiro para tanto. A prova disso é que os pseudos-brt’s fakes estão sendo pagos/adquiridos/operados pelos consórcios de ônibus porto-alegrenses. Lá em Nova Iguaçu a iniciativa privada é que empreenderá resursos e se indenizará com os lucros advindos das receitas geradas pelas tarifas pegas pelos usuários.

    Curtir

  2. Exatamente Phil, com a construção do Cais e a remodelação da cidade para a Copa, reforma do Beira-Rio e entorno, construção da Arena a cidade e seus habitantes vão melhorar a sua auto-estima, verão que o novo é bom, podemos preservar o passado, mas veja bem “preservar” não quer dizer “se manter”. Acho que agora a cidade e seus habitantes passarão a olhar pra frente, pelo olhar das novas gerações que estão chegando.

    Curtir

  3. Mas no fim tudo dara certo…..as coisas ficam paradas durante um tempo, depois se desbloqueiam e alcansam um nivel de modernidade como qualquer outro lugar. Vejam o nordeste, que e’ sempre comparado aqui…ficaram 500 anos parados no tempo, dai dois anos atraz comecaram a pavimentar ruas e estradas, limpar as ruas e tudo mais e alcansaram o resto do pais. POA esta parada a 30 anos?? Nao esta tao mal assim, essa geracao maldita que impacou a cidade esta ficando velha e nao estao tao fortes assim, com o tempo as coisas vao mudando, e com o CAIS e a Copa , as coisas irao mudar mais rapido.
    Ate’ quem e’ contra a modernizacao de POA, os drogados, bandidos, tarados sexuais, petistas, comunistas, politicos corruptos, psichopatas, sociopatas, enviroxiitas e trogloditas de todas as especies nao terao forcas para impedir que limpem a cidade e a modernize.

    Curtir

  4. Mas e’ claro que la pode…royalties do petroleo e possivelmente, como quase tudo que e’ construido fora do RS, terao muito dinheiro FEDERAL. Mas o fato dos prefeitos de POA terem sido verdadeiros jumentos, expecialmente os do PT, tambem e’ verdade.

    Curtir

  5. Que pena…

    Curtir

  6. Conclusão: Jaime Lerner pra prefeito de Porto Alegre!

    Curtir

  7. Nova Iguacu e’ tipo uma Viamao da vida em termos de riqueza (ou falta de), so’ que bem maior. Vai saber como essa gente arruma dinheiro pra aeromovel…

    Curtir

  8. ^^ Resumindo: falta vergonha na cara!!

    Curtir

  9. Prezados senhores.

    Imaginem pedir para um índio no meio da floresta que ele dê uma sugestão sobre uma bota de esqui. Ele vai ficar olhando, e se for um pouco estourado vai te dar uma porretada na cabeça. Por que desta reação, simples porque ele anda pelado na floresta, logo não precisa sapato, e ele não conhece neve, muito menos esqui na neve.

    Bem, o que isto tudo tem de relação com o assunto acima e o que é caro a todos nós, a inovação da nossa cidade. O que há de grave em nossa cidade é que além de todos os prefeitos que passaram nos últimos anos (incluo os do PT também para não dar uma conotação meramente política), nenhum deles tinha capacidade e conhecimento de montar um projeto de longo prazo tanto na mobilidade urbana (aí encaixando-se o aero-móvel) como em outras inovações.

    Outro dia um dos nossos colegas de Blog me indicou um pré-pré projeto de aproveitamento da orla, que fora vendido para ele como um anti-projeto desta região da cidade. Um cidadão comum como qualquer porto-alegrense não tem obrigação de saber que sobre um esboço ou um partido geral não é possível começar a realizar algo, porém um prefeito tem que saber até que nível de detalhamento deve ter algum estudo qualquer para que ele tome alguma atitude.

    Provavelmente o prefeito de Nova Iguaçu ou conhece, ou tem assessoria competente para a partir de um projeto se lançar na tarefa de modernizar o seu transporte, na prefeitura de Porto Alegre além de termos prefeitos que são iludidos por assessores e mostram coisas que não são o que ele pensa que é, ou tem secretários de obras públicas que não devem saber a diferença de um tijolo para uma telha. Se um empreiteiro lhe disser que algo é impossível de fazer e este não tiver um corpo técnico de confiança ao seu lado, nada será feito.

    Falta iniciativa em nossa cidade porque também falta conhecimento.

    Curtir

    • Provavelmente o prefeito de lá fez o que qualquer bom administrador faz: quando não é bem versado em alguma área, contrata um assessor que é. O problema é que administrações públicas brasileiras em geral só contratam por indicação política.

      Curtir

  10. O que tu achas disso então? http://www.tfl.gov.uk/corporate/projectsandschemes/7500.aspx

    Ou isso? http://www.tfl.gov.uk/corporate/projectsandschemes/15493.aspx (verdadeiro ônibus do futuro)

    Ou ainda isso, meramente turístico http://www.tfl.gov.uk/corporate/projectsandschemes/15959.aspx

    Isso é pensar pra frente. Detalhe: eles também estão com as contas públicas apertadas.

    Curtir

  11. É que existem lugares no Brasil que pensam em se desenvolver e crescer… ao contrario do nosso estado e da nossa capital.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: