Porto Alegre: atração de turistas é boa, o problema é a cidade

Até 2015, milhares de visitantes devem chegar a Porto Alegre para eventos nacionais e internacionais captados com o apoio do Porto Alegre & Região Metropolitana Convention & Visitors Bureau, deixando mais de R$ 13 milhões na economia da Capital gaúcha. Isso sem considerar a Copa do Mundo.

Os números foram fechados com a confirmação, na semana passada, do 9º evento captado esse ano, o Congresso Brasileiro de Toxicologia, que deverá reunir, durante quatro dias, 3 mil participantes no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em 2013.

Porto Alegre, no entanto, precisa cuidar melhor das suas ruas e calçadas, normalmente sujas e esburacadas, acabar com a poluição visual de cartazes, cartazetes, painéis, outdoors e letreiros que transformam certas áreas urbanas em verdadeira babel. Os contêineres de lixo podem ser uma solução, mas a prefeitura precisa esvaziá-los mais seguidamente, para evitar que transbordem, espalhem lixo e mau cheiro; e, segundo alguns, precisa explicar melhor qual lixo deve ser neles colocado, além de informar o que fazer com o restante. Não é, sem dúvida, uma tarefa fácil.

A iniciativa privada, por sua vez, precisa criar atrações, divulgar melhor as que já existem, preparar o pessoal de hotéis, bares e restaurantes para bem receber. O que vem sendo feito é muito pouco.

Danilo Ucha – Jornal do Comércio

_______________________________________

O que esquece o Danilo Ucha é que a iniciativa privada já tentou inúmeras vezes levar adiante projetos interessantíssimos para a cidade e esbarra na (sic) ‘burrocracia’ da prefeitura. Esta, além de não fazer quase nada, emperra os que querem desenvolvê-la. Sem falar na existência de um grupelho de meia dúzia de pessoas que adoram fazer barulho por um chamado “ecologismo”, pois isto não é consciência ecológica de verdade. Eles praticam por assim se dizer, um pseudo ambientalismo. Portanto, em Porto Alegre ainda é feito muito pouco mesmo, mas não por falta de projetos e, sim, por uma falta de ação da própria prefeitura. Vale citar também o fato da existência de certas leis arcaicas na cidade, entre elas, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, que faz com que dificilmente mudemos neste aspecto. Outra situação que corrobora para a paralisação da cidade em termos urbanísticos é a inércia da parte da sociedade que deseja o seu desenvolvimento. Enquanto os citados grupelhos fazem barulho, os demais ficam em casa de braços cruzados apenas assistindo (esses somos nós).  Gilberto Simon



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

13 respostas

  1. Rogério o que faz Gramado e Canela serem assim? chama-se “Gestão e Competência” duas coisas que os prefeitos e vereadores de PoA não conhecem e acho que nunca conhecerão. Uma cidade que tem este rio maravilhoso “sim é rio” me poupem com esta estória de lago… e não tira o menor proveito turístico? O prof Girafalis vai a Barcelona acha tudo lindo “qualificado” é eles adoram esta palavra, mas quando chega aqui na terra dele, dá um branco não pode fazer nada, não tem dinheiro pra nada, e os nossos impostos tão fazendo o que; com o dinheiro…ah claro folha de pagamento inchada, sobra muito pouco para investir em infraestrutura para os contribuintes.

    Curtir

  2. Turismo se cria.

    Vocês todos estão esquecendo de uma cidade aqui do nosso estado que conseguiu a partir do nada virar um dos maiores polos de atração turística do Brasil, Gramado.

    Se pensarem bem o que tem Gramado, praticamente nada, nem os parques e as atrações turísticas são em Gramado, Cascata do Caracol, Inúmeros parques, o mundo a vapor e mais um monte de atrações são em Canela. O que fez Gramado virar um centro turístico? Se respondermos isto responderemos tudo.

    Curtir

    • Gramado tem:

      Força de vontade e dedicação;
      Zelo;
      Vergonha na cara;
      Desejo de sempre melhorar;
      Uma unidade coletiva capaz de compreender que a qualidade dos serviços e o cuidado com a cidade é que são as molas mestras para atrair o tursimo e fomentar a força econômica da cidade….que por sua vez, reverte em qualidade de vida e oportunidades para seus próprios moradores.
      É um ciclo que se completa em si mesmo.

      Curtir

  3. Uma cidade com potencial é, em resumo, sua respectiva confissão de inércia.

    Todos os nossos probelmas esbarram em nossa natureza antiética e predatória..que dita os rumos de como conduzimos o processo social. Enquanto agirmos como posto avançado de um império historicamente corrupto, extrativista e usurpador das riquezas além mar para regozijo da côrte…seremos um país condenado ao fracasso.

    Curtir

  4. O que me irrita demais é que a Prefeitura não constroi a calçada nos seus próprios terrenos. Já cobramos isso na área de atuação da Amivi (Associação dos Amigos da 24 de Maio e Adjacências), que fica no Centro Histórico, e a resppota é que não farão mesmo.

    Curtir

  5. potencial temos, a cidade não é feia, só é mal cuidada, o problema é que sabe se la papai noel por queeeee algumas pessoas e os governantes não aceitam que a iniciativa privada faça boas atrações..
    Nada pode ser feito aqui.

    Curtir

  6. Mas vamos por partes….primeiro algo que possa ser feito, depois com andar da carroagem as outras pecas comecam a cair no lugar.

    Curtir

  7. E’ isso que nao consigo entender, se a cidade e’ esse lugar tao horrivel e desgracado, porque insistir em desenvolver o turismo???? Se as barreiras sao tao intransponiveis assim, deixa pra la’ e desenvolva algun outro tipo de industria. Como por exemplo transformar o centro em um distrito finaceiro, atraindo bancos, hedge funds, prop traders, investment banks etc… etc….traria MUITO mais dinheiro para a cidade e seus habitantes do que o turismo, a ipiranga perto da PUC em uma area destinada a empresas de IT tambem, desenvolveria a educacao e empreendedorismo de milhares de pessoas…..alem de desenvolver a construcao de predios mais modernos e mais atraentes para serem escritorios e ate’ apartamentos. Turismo e’ ate’ legal, mas se nao da, nao da, siguam outro caminho, desenvolvam algo diferente!!!! Acho que e’ por ai!! Parece que e’ tudo turismo ou nada!!! nao precisa ser assim!!

    Curtir

  8. Não, nossa cidade é ótima. (sarcasmo)

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: