Rio Grande do Sul assumirá navios paraguaios que estão retidos no Cais

Os navios paraguaios foram retidos pela Marinha do Brasil em 1997

Foto: Cristiane Franco

Como forma de pagamento de uma dívida de tarifas portuárias no valor de R$ 4,93 milhões, o governo do Paraguai entrega, nesta quinta-feira (21), a sucata dos navios Mariscal José Félix Estigarribia e General Bernardino Caballero, que estão atracados no Porto de Porto Alegre desde 1997. A assinatura do termo de dação das embarcações acontece na sede do Consulado Paraguaio, na Rua Dr. Barcellos, 2237, no bairro Tristeza, na Zona Sul.

O superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, e o diretor de Portos da SPH, Silvio Pinheiro David, participarão do ato. Segundo Vanderlan, com a inclusão dos navios ao patrimônio do Estado, a Superintendência de Portos e Hidrovias pretende realizar leilão da sucata resultante das embarcações para que elas sejam retiradas do cais. “Mais do que uma preocupação com a estética e liberação de área do Porto, a presença destes navios nas docas do Cais Navegantes consiste em um risco iminente ao meio ambiente, já que seus porões ainda possuem substância oleosa, em grande quantidade”, disse, através de nota divulgada pela assessoria de imprensa.

Os navios paraguaios foram retidos pela Marinha do Brasil, no Porto de Porto Alegre na época, por não estarem em condições seguras para navegação. Eles traziam trigo para o Rio Grande do Sul.

Jornal do Comércio



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. etcha….. ao menos que deem uma maneira de utilizar isto, dava uma atraçãozinha turistica interesssante um restaurante, ou uma boate num navio.. hasusahuas

    Curtir

    • Podiamos botar nele todos pseudoambientalistas e eco-x da cidade e mandá-los mundo a fora, para espantar o mundo com suas mentalidades tão involuídas.

      Curtir

  2. Tire o oleo e afunde-os, transformando-os em recifes artificiais. Depois poderiamos abrir uma companhia para levarmos megulhadores a fezer “wreck diving”…dai atraindo o tao sonhado turismo. introducao de POA ao turismo passo numero 1!

    Curtir

  3. Trocar uma enorme dívida por dois navios sucateados, que não valem nada, é um grande negócio para o Paraguai. E ainda se livra de um “mico”. Não entendi a comemoração dos nativos locais, que estão soltando foguetes por terem sido presenteados com essas duas “jóias” da república paraguaia. Agora tem mais despesas, incluindo o processo licitatório. E o preço a sucata de ferro está no fundo do poço …

    Curtir

  4. Agora o estado do RS pode ter um frota de navios mercantes própria, que irá assombrar o mundo.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: