Problemas da cidade I
Para terminar com a série sobre os contêineres de lixo, o DMLU envia foto obtida no mesmo local em que leitor constatou acúmulo de lixo no equipamento e ao seu redor. O departamento volta a afirmar que estão sendo feitos ajustes. Também deverá salientar mais o fato de que os contêineres servem para colocar lixo orgânico e não o lixo seco.
Problemas da cidade II
Aliás, um leitor sugere a colocação de dois contêineres para eliminar o problema, o que operacionalmente seria complicado. Mas, caso fosse adotado o sistema duplo, não seria de estranhar que parte da população colocaria o seco no contêiner de orgânico e vice-versa. O DMLU já constatou que a novidade tem o apoio da população. Falta apenas ver em que proporção.
Fernando Albrecht – Jornal do Comércio
Categorias:Coleta mecanizada de lixo
Acho que tudo já começou errado, SEM NECESSIDADE. Deveriam já ter pensado em colocar 2 containers um do lado do outro: um pintando de vermelho, para os reciclaveis, outro de verde, para o orgânico. Aí acabaria com essa história de a cada esquina um ser humano revirando o lixo como se fosse cachorro. Todo o trabalho de reciclagem deveria ser direcionado por caminhões a centros de reciclagem onde esse povo que vive do lixo reciclável pudesse trabalhar com dignidade, sem ficar nessa síndrome de vira-lata.
Sobre os contêineres: uma coisa inevitável acontece. As pessoas querem se livrar de TODO o seu lixo…seja o orgânico ou o seco. Pô!! Quando olham para aquele baita contêiner ali dando sopa, o que fazem? Aproveitam pra se livrar também do lixo seco. Jogam tudo pra dentro. Fácil né!
Não adianta, amigos. Nós somos um povo SAFADO, INDIVIDUALISTA, CRETINO e MAL EDUCADO…e é por isso que originamos nossos gestores…que têm nossa mesma natureza degenarada do ponto de vista social e comportamental.
Não adianta dizerem que os contêineres são só para lixo orgânico…não adianta fazerem campanhas de conscientização. CRETINO não tem consciência coletiva.
“Aliás, um leitor sugere a colocação de dois contêineres para eliminar o problema, o que operacionalmente seria complicado.”
Operacionalmente complicado?! Sério!? Pega um ônibus pra Caxias, vai lá ver como funciona perfeitamente a coleta com dois conteiners, volta pra Porto Alegre e aplica! Em uma tarde dá pra encontrar a solução pra esse problemão que a prefeitura inventou!
Não precisa ir à Europa, aos EUA, países com outra cultural e outra realidade, pra encontrar exemplos de boa aplicação da coleta mecanizada, é só ir à Caxias, Santa Maria e Passo Fundo. Mesmo estado, mesma realidade!
Não são necessárias adaptações, correções ou planejamentos, é copiar e aplicar! A prefeitura de Caxias que implantou a coleta é do PMDB também! É só o Fortunati ligar pro Sartori e pedir como faz!
Não é nem meio-dia e essa já pode ser considerada a coisa mais estúpida que eu li hoje.
É que o Fortuna é do PDT….além do mais, girafas não falam, mal emitem algum som…a comunicação fica prejudicada.
aaa, o pessoal vai misturar o lixo de qualquer maneira, eu faria o mesmo, quando colocarem conteiners de cores diferentes diferenciando os lixos, tudo se resolve.
Precisamos manter a calma, é um começo, estão testando, ainda falta algumas coisas, erros podem acontecer, e eles acredito eu, vão resolver.