Fortunati atribui depredação em contêineres à “máfia do lixo”

Prefeito de Porto Alegre disse que já esperava retaliações ao processo de mecanização de coleta

Uma das lixeiras foi danificada na rua Santo Antônio

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Guaíba, que a depredação em seis contêineres de coleta de lixo foi uma ação planejada por uma “máfia”. Segundo ele, desde que começou a organizar o serviço mecanizado, recebeu “recados” de que iria mexer com interesses que envolvem milhões de reais.

“Como fizemos um processo transparente, sabíamos que, na implantação, sofreríamos retaliações”, declarou. Conforme Fortunati, essa “máfia do lixo” é formada por grupos que querem “um jogo de cartas marcadas” nas licitações.

“Estou ousando dizer, sem provas, que essa é uma ação orquestrada. Foi muito mais planejada do que a primeira e não acontece por acaso”, afirmou o prefeito, informando que a segurança realizada pela Guarda Municipal deve ser reforçada. Ele disse ainda que entrará em contato com o Ministério Público e com a Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Quem está fazendo isso, independente de quem seja, está trazendo um prejuízo para a cidade.”

Segundo Fortunati, alguns condomínios em frente aos locais onde as lixeiras foram danificadas têm sistema de câmeras. As imagens já foram solicitadas e devem ajudar a identificar os responsáveis.

Vandalismo na mesma semana da implantação

Os contêineresinstalados pela prefeitura de Porto Alegre para a coleta de lixo automatizada não permaneceram nem três dias nas ruas da Capital sem sofrer vandalismo. Na madrugada do dia 14, dois equipamentos foram incendiados, um na rua Duque de Caxias, no Centro Histórico, e outro na esquina das ruas General João Manoel e Sete de Setembro, no mesmo bairro.

Correio do Povo



Categorias:Coleta mecanizada de lixo, vandalismo

Tags:,

13 respostas

  1. Acho que foi tudo muito mal pensando. Ja deviam ter PREVISTO que iam vandalizar – (O QUE não é vandalizado nessa nossa Porto Alegre?) e pensado em soluções preventivas para evitar. Isso se chama PLANEJAMENTO.

    Curtir

  2. Acho que é mafia sim, todo mundo sabe bem que a politica aqui no RS é esse lixo.
    Ou alguem lembra do caso da quele, acho que médico, mataram o cara por causa de uns esquemas de segurança….

    Olha o que é o sr Tarso com os projetos da Yeda?
    O RS e Porto Alegre estão parados no tempo faz mais de 20 anos justamente por causa dessa politicagem, ninguem nunca fez nada, vai ver por medo disso, e agora que resolveram fazer, olha ai o que ta acontecendo?
    E realmente, esse esquema de coleta de lixo e outras coisas, isso gera grana, muita grana para algumas pessoas, e com essa mudança, pode ser que outros estejam perdendo dinheiro.

    Curtir

    • Nunca se ouviu falar de máfia do lixo em Poa. Nunca. Nem no Rio, que é 5 vezes maior do que Poa há máfia do lixo. Lá o serviço de recolhimento municipal de lixo funciona muito bem, por incrível que pareça. É o melhor serviço público do Rio. É conteinerizado e o sistema é muito eficiente.

      Curtir

  3. Hoje estava vendo fotos publicadas no Correio do Povo..em que aparece um catador escalando um contêiner e tirando todo o lixo lá de dentro. Acho que eu captei o que está acontecendo. MUITO PROVAVELMENTE, os catadores estão ateando fogo nos contêineres, pois o sistema está dificultando o acesso que eles têm ao lixo.
    Encontramos a tua máfia do lixo, prefeito.

    Curtir

  4. Que máfia o que!!???

    Conheci adolescentes durante minha juventude que depredavam orelhões, placas de trânsito, etc. por puro “prazer” de destruir.

    Isto é coisa de marginal, que é o que mais tem por aí. E a solução é punição!
    Querer acusar a máfia é quer não ver o óbvio… para melhorar a realidade é preciso encarar o problemas, e não fugir deles com desculpa esfarrapada!

    Curtir

  5. Se o próprio prefeito já sabia que haveria depredações, por que então deixou acontecer? Acho um projeto falho, não prevê riscos e não está preparado pra esse tipo de situação. Com certeza vão colocar a culpa no PT, é bem mais fácil colocar a culpa nos outros. Que vontade de privatizar a prefeitura, porque a iniciativa privada teria mais planejamento e saberia trabalhar com mais rigor.

    O prefeito infelizmente está dando munição pra que depois as pessoas votem na oposição. A impressão que eu tenho é um bando de ações da prefeitura sem propósito e alheia aos interesses da população. Poderiam aproveitar as criticas e comentários das redes sociais para incluir no projeto antes de finalizado para não acabar dando essa encrenca toda.

    Com R$4 mil reais por contêiner eles deveriam ter um dispositivo que só libera a saída de lixo com cartão magnético que o o lixeiro carregaria no pescoço.

    Ainda não aceito a conformação da prefeitura com a existência de catadores clandestinos sem integrá-los na sociedade através de alguma cooperativa de reciclagem.

    E ainda por cima vêm com a desculpa de que não podem incluir o programa de separação do lixo seco porque não têm como prensá-lo no caminhão. Uma desculpa sem propósito algum!

    Curtir

  6. Já que o assunto é lixo… Acabei de passar pelo viaduto no Largo Açorianos e gostaria de saber se ali é o novo aterro sanitário da cidade? A quantidade de lixo que está se acumulando em baixo do viaduto faz lembrar disso, ou talvez uma usina de reciclagem… Fiz essa mesma pergunta no 156 e o atendente disse que vai encaminhar uma averiguação…

    Curtir

  7. É intriga da oposição!

    Curtir

  8. Pra que servem as câmeras da cidade?
    Que,além disso, seriam um investimento barato e que ajudaria não só com relação ao vandalismo, mas também com relação à violência… além de não terem um custo tão elevado…

    Curtir

  9. Vale muito mais a pena pagar salarios de policiais ou guardas so’ pra cuidar dos conteiners do que deixa-los ser queimados. Um policial ta’ ganhando pouco mais de 1mil/mes se nao estou enganado; um conteiner custa 4mil. Como os conteiners ficam proximos, um policial consegue cuidar de varios. Acho que a prefeitura nao fez as contas ainda, ou esta matematica e’ muito complexa pro pessoal la’.

    Curtir

  10. Uma simples bituca de cigarro pode ocasionar o incêndio, proposital ou não o caso é no mínimo pensado.

    Curtir

  11. De qualquer maneira, os amantes da carne estão satisfeitos com as 1100 churrasqueiras que o Fortuna instalou pela cidade.

    Curtir

  12. A Máfia do lixo é em Nápoles.
    Aqui não há como existir a tal organização em prol das empresas de limpeza, pois elas nem são do RS. São de São Paulo…e o contrato já nem estava mais sendo cumprido devido à desistência da empresa.
    O Fortunati tá dando coice à esmo..sem nem mesmo saber onde o galo cantou. É vandalismo tradicional, puro, sem qualquer conotação mafiosa ou política. É Porto Alegre propriamente dita. Suja e baderneira.
    Eu sei o por que dele estar jogando a culpa em “máfias” e “grupos”. É porque ele não quer queimar a imagem pública dele, chamando a população de vândala. Elencou então, entidades fantasmagóricas e grupos de interesses econômicos. É politicamente correto jogar a culpa em organizações criminosas e conglomerados de empresas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: