Novas rotas internacionais estão próximas da Capital

Porto Alegre busca se consolidar como um centro de conexões para a aviação civil

Foto: Gilberto Simon (Porto Imagem - smartphone)

Porto Alegre deverá ter voos diários para Lima, no Peru, a partir do próximo ano, de acordo com os planos de expansão da empresa aérea Taca. A companhia opera o trecho três vezes por semana desde dezembro de 2009 e registra taxas de ocupação que variam entre 70% na baixa temporada e 95% no mês de julho.

O projeto de duplicar o número de voos vem sendo analisado pela empresa e, agora, passa também pelo crivo do grupo Avianca Internacional, ao qual a companhia peruana está se fundindo. “O processo de fusão faz com que todos os projetos de abertura de rotas e de expansão sejam repensados, para que as empresas do mesmo grupo não se sobreponham. Por isso, estimamos que a decisão só deva ser anunciada entre o final deste segundo semestre e o primeiro semestre do ano que vem”, afirma Daniel Trento, chefe de vendas da Taca no Rio Grande do Sul.

Ele detalha também que, além do grande fluxo de passageiros, a rota é muito usada pelas empresas gaúchas para o transporte de cargas. São transportadas de três a quatro toneladas de mercadorias, sobretudo de empresas de autopeças e de calçados, com unidades produtivas no Caribe, que usam a malha da empresa para enviar e receber material.

Já as empresas que começaram a operar voos internacionais que partem de Porto Alegre há menos tempo aguardam com muita expectativa pelos resultados da baixa temporada. Isso porque o fluxo de passageiros durante as primeiras semanas de operação e as reservas para os meses seguintes indicam que logo a ampliação da oferta deverá ser pensada.

Maria João Raupp, diretora da TAP em Porto Alegre, estuda atentamente esses números. “Precisamos de mais tempo para que isso seja comprovado como tendência e, só então, dentro da nossa capacidade de atendimento, da disponibilidade de aeronaves, poderemos projetar uma expansão, mas o cenário que está sendo delineado é positivo”, diz.

Igual otimismo é demonstrado por Marcos Calixto, gerente-geral da Copa Airlines no Brasil. Ele, que prefere não abrir os números, diz que a taxa de ocupação tem se mantido muito boa desde o início da operação do voo entre Porto Alegre e a Cidade do Panamá, em junho. “Estamos na alta temporada, que tem um fluxo grande de turistas, mas nessa rota temos muitos passageiros de perfil executivo.

Jornal do Comércio



Categorias:Aviação

Tags:, ,

6 respostas

  1. Sim, por isso citei POA-ATL. Não é so a brasileiros, lá é o HUB dela pra todos os países, assim como o da AA é em MIA/DFW.

    Curtir

  2. Creio que o próximo vôo será POA-ATL (Atlanta) pela Delta Airlines. É via Atlanta que a Delta liga os brasileiros à todo os EUA. Ela tem sido mais ousada que a American.

    Curtir

  3. Sem dúvida nenhuma POA-MIA. Ou POA-JFK, já que tem tantas capitais do BR que ja fazem MIA, mas como tudo é questão de HUB da companhia, podera surgir até POA-ATL.

    Eu ja ouvi falar que a American vai botar POA-MIA em breve, gostaram do sucesso da TAP.

    Curtir

  4. Antes tarde do que nunca, como já diz a sabedoria popular! E tb concordo com o comentário do Gilberto Simon, sobre a rota Poa-Miami….

    Além disso, tendo o aeroporto da Serra (só não entendo o porquê de as tarifas serem tão altas) e o projeto do novo aeroporto da Serra, mais o projeto do aeroporto do Vale do Sinos (que eu nunca mais ouvi falar… mas tudo bem), drenaria o fluxo do Salgado Filho e facilitaria muito….

    Mas sempre cai no discurso da falta de verba, que na verdade é falta de empreendedorismo e de boa vontade….

    Espero que um dia ainda pessoas tenham iniciativa para que o RS vá para a frente!

    E parabéns pelo blog!

    Curtir

  5. Ta faltando ainda a rota Porto Alegre – Miami direto. É plenamente possível esta rota direta, que já é feita por cargueiros atualmente. A Florida West opera POA- MIAMI direto para cargas. Faz também a rota POA – Bogotá direto.
    Qdo vi esta notícia achei que já iam anunciar o destino Miami …

    Curtir

  6. póó paraaa, póó paraaa, nosso aeroporto não tem estrutura pra tantos voos, alias, nossa cidade não tem estrutura pra tanta gente…
    haha

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: