Projeto do Mobiliário Urbano foi apresentado a secretários

Paradas e terminais de ônibus estão entre os equipamentos do mobiliário urbano Foto: Francielle Caetano/PMPA

O projeto especial sobre a renovação e gestão do Mobiliário Urbano de Porto Alegre foi apresentado aos secretários municipais, na manhã de quarta-feira, 20, pela coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), Izabel Matte, que também coordena a Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (CAIMU), durante a realização do Comitê de Gerenciamento Cidade Integrada. (áudio)

Izabel relatou que um grupo técnico composto pela EPTC, Smam, SMC, Seacis, SMTUR, SPM e GPE realizou o levantamento do mobiliário existente na cidade, que resultou em um diagnóstico que identificou a necessidade de suporte técnico de uma consultoria para realizar a modelagem econômica do projeto, que dará a sustentabilidade econômica pelo período de duração da concessão.

Além da identificação dos equipamentos que compõem o mobiliário, como placas de ruas, bancas de frutas e flores, lixeiras, placas de sinalização e paradas de transporte coletivo, entre outros, eles foram georreferenciados, localizando cada equipamento. “Também fomos conhecer as experiências de outras capitais brasileiras como Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, para saber de suas dificuldades e acertos nesse processo de implantação e gestão do mobiliário, com vistas a otimizar o trabalho que estamos construindo para Porto Alegre”, observa Izabel.

O projeto coordenado pela CAIMU, diz Isabel, fez proposições de diretrizes quanto a questões como acessibilidade, identificação de áreas de interesse cultural, histórico e turístico, além de recomendações quanto aos aspectos legais, levando em consideração legislação sobre o tema já existente, a identificação de elementos a serem licitados e o reconhecimento da necessidade de suporte técnico. “O projeto resultou no reconhecimento da necessidade de uma licitação, que está sendo preparada em conjunto com a SMF, para a contratação de uma consultoria que fará a modelagem econômica e estabelecerá diretrizes de design para os elementos do mobiliário”, salienta.

Para o mês de agosto, a coordenadora da CAIMU anunciou a realização de um seminário sobre o tema, que reunirá experiências de grandes capitais mundiais e brasileiras abrindo o debate para técnicos e comunidade local.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Mobiliário Urbano

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: