Continuo mostrando as fotos da m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a “orla do Guaíba”, o cartão postal da ex-Cidade Sorriso.
Como expliquei ontem, as fotos são do admirável Gilberto Simon, dohttps://portoimagem.wordpress.com/ e www.portoimagem.com.
Dá uma olhada. Confira com calma. O Gilberto tem fotos de toda a “orla”.
São 72 quilômetros entregues a invasores e a bandidagem em geral.
De repente, para a Secretaria de “Turismo”, a “orla do Guaíba” é um exemplo a ser seguido pelo mundo.
Fotos: Gilberto Simon / Ricardo Haberlan
Escreve o jornalista Marco Poli:
É exatamente o que os porto-alegrenses merecem. Lembra quando um empresário tentou construir um empreendimento onde existia um depósito informal de lixo, usuários de crack e moradores de rua? Quase caiu o mundo, chamou-se até um plebiscito sobre o assunto e ele foi impossibilitado de construir prédios residenciais(de 6 andares) no local, mas foi permitido erguer torres comerciais(qual a lógica?). Enquanto isso, a 500m dali se ergueu um espigão em frente ao shopping, com 21 andares e ninguém disse nada. Gente que pensa e age nesse sentido, merece a orla que tem
—–
Gilberto Simon, o autor das fotos:
Praticamente todas as cidades do mundo que têm uma orla, a valorizam, criando locais com estrutura, para utilização de toda a população, através de residências, escritórios, serviços, restaurantes, bares, marinas, píers, centros comerciais, espaços de convivência e lindos jardins.
Aqui em Porto Alegre temos uma orla de 72 Km, com poucos espaços em que a sua utilização é possível, minimamente falando. Talvez a orla da praia de Ipanema seja a mais utilizada em razão de ser em um bairro essencialmente residencial e por ter alguns bares e restaurantes próximos da margem. Já a orla junto ao Parque da Harmonia e ao Gasômetro, são totalmente “atirados”, feios, sem estrutura alguma, mas que as pessoas acabam utilizando pela total falta de outros lugares em áreas centrais da cidade. Antes o “Gasômetro” do que nada. Grande parte das pessoas deve pensar desta forma. Mas esta forma de pensar é um tanto cômoda e indigna.
Publicado no Blog do Prévidi, ontem, 26/07/2011
Categorias:Outros assuntos
Mais uma de Guaíba/RS:
Parece até exterior.
Orla da Praia do Atalaia, na pequena Aracaju, no Estado de Sergipe:
Não deve em nada aos chiques condomínios privados do balneário gaúcho de Atlântida, com a diferença que é mantida pelo poder público e aberta a todos.
Mais fotos:
http://imageshack.us/f/172/dsc01896dm8.jpg/
OBS nº 1.: Eles possuem um simples telesférico em Aracaju, será que nem isso é possível no Morro Santa tereza (?):
OBS nº 2.: Repararam nessa foto atualizadíssima das obras da Arena que mais uma favela surge em POA, BEM NA ORLA, e BEM NA ENTRADA DA CIDADE (em frente a antiga Vila Areia):
To dizendo Guaíba ta melhor de orla (Só no centro da cidade, nos bairros também é uma droga) do Porto Alegre.
Até a pequena e mais pobre cidade de Guaíba/RS está melhor do que a gente.
POA tem isso:
Eles (Guaíba/RS), lá do outro lado do lago, têm isso:
No detalhe da foto de Guaíba, dá pra ver que há dois contêineres diferentes: lixo orgânico e lixo reciclável. Até isso Porto Alegre não conseguiu fazer ainda 😦
Se construirmos isso que guaíba tem uma inundação do guaíba vai arrastar tudo… sabe como é, as aguas são mais violentas do lado de cá.
Bairros puramente comerciais tendem mais facilmente a se degradar já que não há ninguém a noite (a menos que sejam prédios comerciais luxuosos com segurança privada 24h). É o que vai acontecer com a nossa orla se continuar esta lei que proíbe prédios residenciais nela.
A única oportunidade real que tivemos, desperdiçamos.
Até hoje não entendo onde há privatização nisso:
Preferem isso:
No máximo isso:
Melhor nem tentar entender, portofan. Até pq aquela área já é privatizada há decadas, como se privatiza algo privatizado?