Porto Alegre sepulta os PORTAIS DA CIDADE

Apontado até o início deste ano como fundamental para organizar o transporte de Porto Alegre para a Copa de 2014, o projeto Portais da Cidade foi sepultado pela prefeitura, informa a Zero Hora.

A proposta evoluiu para um sistema integrado com municípios vizinhos.

Os Portais da Cidade nasceram prevendo a construção de três grandes terminais (Zona Norte, Cidade Baixa e Azenha). Pela proposta, os passageiros dos ônibus procedentes dos bairros da Capital e Região Metropolitana desembarcariam nesses portais, onde tomariam ônibus articulados especiais para seguir viagem em corredores melhorados. Cada terminal teria lojas e ofereceria serviços, uma espécie de minishopping. A intenção era reduzir o volume de ônibus no Centro.

Ao assumir a prefeitura no início de 2010, José Fortunati mandou aprofundar os estudos técnicos sobre os Portais da Cidade e a proposta inicial foi sendo descaracterizada. Técnicos avaliaram que os terminais não poderiam ter o perfil de minishoppings porque os passageiros não passariam muito tempo neles. A proposta também tinha de ser mais abrangente, contemplando todos os corredores, e levar em conta a possibilidade de o metrô de Porto Alegre sair do papel.

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Categorias:portais da cidade

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62 respostas

  1. Nisto concordo com o Augusto:
    “BRT e corredor de ônibus QUANDO SE USA ELES MAIS PRA ANDAR DE SKATE do que tomar ônibus. Faixas exclusivas pra ônibus….que ficam vazias..e ruas estreitas”

    Essa febre de enfiar corredor de ônibus em tudo que é lugar nem sempre resolve. Olha só os corredores eternamente vazios da Érico Veríssimo e Terceira Perimetral”.
    Isso quando os corredores não DEGRADAM a avenida, como os monstrengos da Bento Gonçalves e Protásio Alves, que decretou essas avenidas a definitivamente horrorosas. E agora querem estragar a agradável avenida Cavalhada – e arrancer todas suas maravilhosas árvores do centeiro central.
    Quero ver também o que vão fazer na Padre Cacique.
    Antes fizessem corredores bonitos e elegantes como os de Curitiba e São Paulo. Mas adivinha como vão ser os corredores arruina-avenida que vão fazer.

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    • O que o mobus tentou explicar sobre isso é que a pista não estar abarrotada não significa que ela transporta menos gente do que a pista abarrotada de carros do lado. Uma pista mais vazia pode ter uma vazão de pessoas maior que uma pista cheia.

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      • Mais razão ainda pra eliminar os corredores de ônibus e fazer com que os ônibus circulem junto com os carros. Assim se tem um aproveitamento muito maior do leito da rua.
        Puxa…mas é difícil vocês compreenderem hein!
        Ninguém aqui está contra os ônibus e sim contra os CORREDORES de ônibus. Faixas exclusivas para o transporte coletivo em Poa são um PÉSSIMO modo de otimizar o espaço ao tráfego.
        É por isso que a concepção dos Portais é uma PORCARIA.

        Os corredores de ônibus em Poa foram projetados numa conjuntura COMPLETAMENTE diferente da atual…onde a cidade tinha 30% da frota atual de veículos…e quando a população usava muito mais o transporte coletivo.
        Hoje a situação é OPOSTA.

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      • Negativo, os usuários do transporte público (70% da população que se desloca diariamente, segundo a EPTC) não merecem ter um serviço ainda mais demorado por causa da minoria que se desloca de carro e congestiona as vias! Qualquer especialista em trânsito sabe que o transporte público sempre deve ser sempre estimulado, e dando agilidade aos ônibus é uma das melhores maneiras.

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        • Nem de bicicleta tu entendes. A tua alucinação é típica de quem mora em Gotham City e usa capinha esvoaçante de super heroína.

          Menina; A frota de carros particulares de Poa é de 700.000 veículos. Considerando-se que a média de pessoas que andam em cada carro é OBVIAMENTE maior do que UM…já tem-se uma excelente noção de que a maioria da cidade usa o automóvel…tanto a trabalho quando a passeio.
          São SETENTA novos veículos a cada dia na cidade. Pega a tua bat-calculadora e faz as contas de quantos usuários de carro a cidade terá em meros 5 anos…..com os dados de crescimento atuais (que tende a aumentar),

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        • Menino:
          – Vai pra rua no horário do rush e observe que a maioria dos carros está com apenas uma pessoa dentro do mesmo.
          – Se as pessoas estão comprando tanto carro, é por causa da falta de incentivo aos outros modais. Onde o transporte público é forte, o exagero de carros nas ruas não ocorre, pois ninguém gosta de ficar engarrafado e gastar metade de seu salário pra isso.
          – Qualquer especialista em trânsito riria da tua lógica carrólatra e baseada em achismo.

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          • Tua burrice é recalcitrante. Nem ler tu sabes. Eu doisse que a média de ocupantes de automóveis é maior do que UM…evidente. Ao menos um ocupante um carro rpecisas ter. Tu mesmo capitulaste (sem querer) rsrsrs dizendo que “a maioria dos automóveis circula com apenas uma pessoa”..o que significa que alguns carros circulam com mais de uma pessoa…CORROBORANDO que os carros tem uma média de MAIS de uma pessoa como ocupantes. A minha lógica continua LÓGICA. A tua, bem…a tua é a bat-lógica.
            Cada vez mais pessoas vão comprar carros daqui em diante, independentemente de incentivos ou não por parte do poder público. Isso é MERCADO. Lógica de mercado. Não é a batgirl quem vai dizer o que as pessoas vão consumir…tampouco o Estado…até porque, a indústria automotiva gera milhões de empregos e MUITO imposto ao estado.

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          • Eu não me ofendi com nada que tu falou porque esse tipo de comportamento é de uma pessoa insegura que precisa ridicularizar o outro para sentir-se bem consigo mesmo. Não consigo sentir outra coisa senão pena.

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  2. Bom, a parte de tirar os onibus do centro é boa…
    Mas bah, vão fazer MAIS corredores de onibus?
    Nossas avenidas ja são apertadas, não tem espaço pra isso…
    De fato, nunca foi tão urgente a obra do metrô.

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  3. Acho até que a nova proposta de um sistema de transporte público integrado com as cidades da grande Porto Alegre talvez seja até melhor; o problema é o tempo perdido.

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  4. Pelo oq eu sei, os “Portais da Cidade” eram pra ser o projeto de BRT de Porto Alegre, que estava pra ter seu nome modificado, mas a lógica permaneceria a mesma.

    A matéria da Zero Hora realmente ficou confusa, dá a entender que sequer teremos BRT. Porém, não acho lógico, pois um importante passo desse sistema já foi dado: agora já é possível pegar mais de um ônibus pagando uma única tarifa, o que permite ao usuário chegar ao seu destino sem necessariamente ter que pegar um ônibus a partir do Centro.

    Vamos esperar…

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    • Exato João! A matéria ficou confusa.

      Se não teremos os portais, onde haverá a integração?

      Sem integração, os ônibus continuarão circulando pelos corredores e isto acaba matando qualquer sistema BRT que for implantado.

      Pego ônibus na Osvaldo Aranha todos os dias para vir ao trabalho. Fico pasmo de ver a quantidade daqueles lixos metropolitanos (os ônibus azuis) circulando pelo corredor com menos de 20% de ocupação.

      De cada 10 ônibus que passam pelo corredor, metade são desses ônibus metropolitanos.

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  5. E pensar que isso nao e’ nem o pior!!!! O pior vai vir quando o PT e a comunistalia ganhar o poder de novo ano que vem, vao canselar ate’ o Cais, querem apostar??? Mas sem querer entrar em temas politco partidario, e’ isso que da insistir na LOUCURA DE ELEGER POLITICOS DE ESQUERDA, desculpem mas isso e’ LOUCURA. Eles nao querem melhorias, eles nao querem nada que benefecie a populacao de calsse media, na verdade eles querem que a classe media morra ou desapareca. Bem feito quem manda eleger ex-terroristas, e sim TODO PETISTA, PEDETISTA, PETEBISTA, PSDEBISTA E TUTTI QUANTI, SONO TUTTI TERRORISTI , AHHH essa gente VAFFAN……sabem o resto!!!

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  6. Mãe de Deus, espero que eles mudem o nome do projeto, façam a demagogia política que quiserem, mas não dá pra não aplicar o sistema BRT em corredores onde não está previsto o metrô, casos da Protásio/Osvaldo e da Bento Gonçalves/João Pessoa no mínimo. E ainda seria importantíssimo criar um corredor para a zona sul.
    Só os usuários de ônibus desses corredores sabem o inferno que é isso e a estupidez do modelo atual.

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  7. Alguém ainda precisa me explicar como que o metrô tira a necessidade de termos corredor de ônibus na Padre Cacique. Só isso.

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  8. O Projeto dos Portais não foi pensado como integrado ao metrô..lembro do tunel que passaria pela Borges e Rua da Praia. Isso é claro, que conflituraria com o sistema de transporte que será subterrâneo no centro da cidade.

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  9. Só falta a plaquinha: “Isso eu já sabia”. Os caras ficam nos enrolando por 4 anos, sem melhoria algum no transporte coletivo, NADA de melhoria, nada de mudança ou bemfeitoria!

    Será que vão deixar tudo em cima do metrô agora? (se sair…)

    Falta muita visão e coragem para essa gente!

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    • Podes apostar que a falácia da vez vai ser o metrô. Aliás…já está sendo. Vão propagandear isso até o final da gestão dele. Vai rolar notícia de metrô de 15 em 15 dias na mídia.

      Em tempo. Metrô e coredores de ônibus são concepções ABSURDAS para Poa. Nenhuma delas é razoável. A solução a curto e médio prazos para Poa é uma nova malha viária e suas respectivas obras de arte.
      Sem novas radiais, peímetrais, alargamentos e implantação de novas diretrizes…o trânsito da cidade vai travar.

      Que não apareçam os gênios do metrô nem do BRT. Porto Alegre precisa de um mega upgrade viário URGENTEMENTE.

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      • Sim, Augusto, devemos seguir o exemplo de Sampa, que tem muito mais dinheiro, investe e não consegue resolver o trânsito.

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        • O “muito mais dinheiro” fica por tua conta. O custo para administrar a cidade de Sampa é 10 X maior do que o nosso..o que a torna uma cidade crítica em termos de investimentos.

          Você acha que alguns quilômetros de metrô vão resolver os problemas de uma cidade que possui SEIS MILHÕES de automóveis circulando? Nem e Nova Iorque, que tem, disparado, a maior rede de metrô do mundo.

          Metrôs são as soluções mais desesperadas pra tentar aliviar o trânsito de superfície. É o último recurso. Porque? Porque além de ser uma FORTUNA….requer obras gigantescas, demoradíssimas, gera um caos enorme na vida da cidade. Porto Alegre não precisa investir uma fábula de dinheiro público num meio de transporte que não resolverá 5% dos nossos problemas de trânsito. Simplesmente é economicamente inviável. O investimento brutal não compensa. Muito mais racional se investir na superfície.
          Veja bem, amigão. A PMPA sequer consegue abrir a Tronco…o que diria de um metrô! kkk Alucinação total. Isso se chama; “estar fora da casinha”.

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        • Não acho que o metrô seja a única solução, eu acho que os corredores de ônibus que estavam incluídos no portais da cidade eram bastante importantes.

          Sim, SP é 10x maior, e a economia da cidade é 30x a de poa. Cheque os números antes de sair disparando achismos.

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      • Só na cabeça de um carrólatra como os engenheiros brasileiros e os Augustos de plantão que uma estrutura com tamanho impacto negativo na qualidade de vida do seu entorno pode ser chamada de “obra de arte”. Se for pra elencar os viadutos realmente bonitos dessa cidade, dá pra contar nos dedos de uma pata de um camelo.

        Eu realmente quero entender como o Augusto propõe que seja aumentada a capacidade de uma avenida como a Av. Assis Brasil. Realmente quero ver. Aceito desenhos e planilhas com cálculos de capacidade.

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        • Quem disse que se precisa alargar a Assis Brasil? á dei a solução pra zona norte várias vezes aqui no blog. Quem leu, entendeu. Quem não leu, perdeu a chance.
          Como sou OBJETIVO, PROPOSITIVO e LÓGICO…vou dau mais uma chance aos que perderam a explicação.

          Para desafogar a zona norte definitivamente, a solução é executar a QUARTA PERIMETRAL, no extremo norte da cidade, e criar dois pólos. Um industrial e um comercial, aproveitando a gigantesca gleba de terras desocupadas pertencente aos herdeiros da família Dullius. Faz-se a quarta perimetral e mais algums ruas e alamedas vicinais com gabarito largo para possibilitar o tráfego pesado, se liga ela por meio de elevadas à Freeway e com isso se transfere boa parte do movimento da Assis Brasil para a quarta perimetral. Está aí a solução…e que custaria uma fração do preço de uma linhazinha de metrô do centro à zona norte.
          Está aqui a solução, viste Mobus…e eu nem cobrei nada pela ideia nem pela aula.

          Tudo tá caindo de maduro. A momnumental área dos Dullius tá lá, quietinha, esperando um mega distrito industrial e um pólo de comércio e serviços…e anda tem localização privilegiada…vizinha à Canoas e Cachoeirinha, e uma malha de estradas confluindo e escoando a produção ali na boquinha da garrafa.

          Nem precisei desenhar, Mobus.

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          • E mais uma ENORME vantagem em se projetar em uma área isolada e vazia da cidade, é que não haverá caos urbano ou interrupção de tráfego durante as obras…ao contrário do metrô ou qualquer obra de alargamento viário dentro da cidade.

            Todos os caminhos levam a Roma.

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      • Eu não esperaria uma resposta objetiva, mobus 😀

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        • Objetividade é a minha especialidade, Mr. X

          Craindo os pólos industriai, comérico e serviços no extremo norte da cidade, se desafoga imediatamente a Assis Brasil e adjacências..e transfere-se boa parte do tráfego para o novo distrito. Com isso, Assis Brasil e quarta perimetral funcionariam como uma espécie de binário, tendo do meio a Sertório. O resto do projeto, o ceu é o limite. Dá pra fazer uma segunda Porto Alegre na área dos Dullius, tão grande ela é.
          É só colocar a cachola pra pensar e arremangar a camisa. Basta um mínimo de inspiração e alguma transpiração pra transformar o nada em algo.

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        • Deixa eu ver se entendi, tu ias resolver o trânsito de toda cidade com uma avenida e transferindo toda economia dela para uma área totalmente novoa, é isso?

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          • Eu resolveria o gargalo da Assis Brasil, amigo desatento. JAMAIS disse que resolveria o trânsito da cidade toda. Mais uma vez, tu não tiveste capacidade pra LER.

            A Quarta perimetral e novas avenidas e ruas vicinais resolveriam o problema de boa parte da zona norte, principalmente a Assis Brasil.

            Pra minimizar s problemas de TODA a cidade é necessário um novo plano bem mais amplo de projetos viários.

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          • Ou os portais da cidade, certo?

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  10. Vão piorar e tornar mais pseudo e fake o que já não era bom.

    Tirar os ônibus da região metropolitana do centro de POA é válido, mas não sie porquê, estou sentindo que o Fortunati está querendo desvincular os Portais do Fogaça para criar um mais com a marca da gestão dele Fortunati, mas creio que vai acontecer algo como a diferença entre os renders da revitalização da vila assunção e o posterior real resultado prático inferior obtido para a referida área. Nem mini-shopping terá mais. É claro que as pessoas passariam rápido por ali, mas talvez esperassem um pouco mais e comprassem alguma coisa e pagassem contas já que já estariam ali mesmo, evitando deslocamentos pelo centro antes de chegar ao seu destino final.

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  11. Vejam que só agora, QUATRO ANOS depois dessa conversa tão badalada de Portais da Cidade, é que foram chegar à óbvia conclusão que tudo a concepção era absurda. Demoraram QUATRO anos pra descobrir a roda. QUATRO longos anos pra refletirem e perceberem a porcaria que são os portais. O quê esperar de umas antas dessas quando precisa se planejar uma cidade? Quanto valem os notáveis cérebros dessas criaturas?
    BRT e corredor de ônibus quando se usa eles mais pra andar de skate do que tomar ônibus. Faixas exclusivas pra ônibus….que ficam vazias..e ruas estreitas, engarrafando a crescente e galopante frota de veículos. Só agora é que eles foram entender essa obviedade…..uma obviedade que eu já havia trazido ao blog, mas que muitos “gênios” aqui contestavam. Os gênios da contramão do mercado consumidor.
    Mais uma vez, o Gugu mostra que não adianta contrariar o universo. É por isso que eu levo larga vantagem em relação aos “gênios”. Não porque sou mais inteligente do que eles….mas porque um observador. Basta observar e aplicar a lógica pra entender o contexto e compreender como as coisas funcionam. Só isso. Nada mais.

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    • > Faixas exclusivas pra ônibus….que ficam vazias.

      Você não está falando de Porto Alegre, está?

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      • Claro que não, Mobus. Os corredores de ônibus da Terceira Perimetral e Cascatinha, por exemplo, estão sempre lotados. kkk São os chamados ônibus-fantasmas.
        Não há pista de skate e ciclovia melhores do que um corredor de ônibus.

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        • Os corredores em si não estão lotados, mas os ônibus que circulam neles com certeza estão. Experimente pegar um T11 em horário de pico para entender do que falo.

          Eu admito não ter os números duros aqui, mas é bem provável que os corredores que citaste, mesmo no estado atual de subaproveitamento, movam mais pessoas por hora do que os carros particulares no mesmo espaço moveriam. Trocar os corredores por faixas veiculares é ineficiente e piora a situação.

          Se as pessoas querem tanto andar de carro como propões, urge então que elas passem a pagar o preço adequado (e eficiente) para esse privilégio.

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      • Acho que entendi, tu gosta é de tranqueira.

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      • O trânsito não é contado pelo número de veículos, mas sim pelo número de pessoas que transitam. Os “poucos” ônibus que passam pelo corredor da Terceira Perimetral transportam um número maior de pessoas do que os vários carros que entopem as outras vias, pois a maioria está com uma só pessoa dentro dele. Não é justo acabar com o corredor de ônibus, pois a maioria que está dentro dos ônibus ficaria dentro de um engarrafamento causado por uma minoria.

        Olhe essa imagem pra entender a lógica:
        http://tinyurl.com/3lcdol7

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    • O augusto vive na augustolândia, onde a realidade se distorce conforme os seus desejos… haha

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  12. Quer dizer que era tudo fanfarronice? Quer dizer que os terminais da Salgado Filho continuarão? Quer dizer que os corredores continuarão como estão? Quer dizer que o centro continuará entupido de ônibus? Vou pegar o 1º avião Porto Alegre/Lisboa para ver a mais nova piada de brasileiro!

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    • Leiam a matéria da ZH… “– O sistema integrado acaba com a lógica de levar todos ao Centro – diz Severino Feitoza Filho, coordenador dos projetos MetrôPoa e Sistema BRT.”
      Os ônibus não vão mais todos ao centro.
      “A adequação de parte dos corredores de ônibus previstos no novo modelo de transporte faz parte da relação de obras da Copa, e já tem recursos garantidos do governo federal, por meio da Caixa.”… teremos novos corredores.
      “A proposta também tinha de ser mais abrangente, contemplando todos os corredores, e levar em conta a possibilidade de o metrô de Porto Alegre sair do papel.”… o projeto antigo foi abortado por não de adequar ao metrô.

      Conheçam, antes de criticar.

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      • A gente ta mal de jornal mesmo. O Blog não pode usar o conteúdo da ZH, por determinação da própria. E os outros jornais da cidade sequer citam este assunto nas edições de hoje. Fazemos o possível para mantermos atualizado o Blog, mas pra fazermos nós mesmos as matérias com rapidez ainda não temos pernas suficientes. Se alguém quiser colaborar, e/ou até fazer parte da nossa equipe, por favor, se apresente.

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        • Não foi uma crítica ao blog… foi uma crítica às pessoas que criticam qualquer coisa, mesmo sem a conhecer completamente.
          Quanto a estarmos mal de jornal, discordo. O fato de só ZH noticiar o fato deve-se à disputa – saudável – entre os veículos. A ZH deu um furo na concorrência, por simples competência.

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  13. Lá se foi um projeto…

    Começaram os cortes. O teto da casa está caindo.

    Qual será o próximo?

    Para mim a administração atual perdeu totalmente a credibilidade.

    Quero só ver a quem iremos recorrer em 2012… não há partido e políticos que prestem para levar esta cidade adiante.

    As ônibus horrendos da região metropolitana continuarão indo maciçamente até o centro poluindo e congestionando os corredores de ônibus?

    Será que isso significa que o BRT também irá morrer?

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    • Os ônibus da região metropolitana não continuarão entupindo os corredores, já que vários deles trafegam por fora do corredor, já viu o que é a Farrapos pela manhã? Os ônibus da Soul só andam no corredor quando convém e a EPTC é omissa.

      Assim como a EPTC é omissa com o tráfego de viaturas no corredor da III Perimetral.

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  14. A nossa administração pública não sabem nem por onde começar a planejar uma cidade. São uns legítimos COITADINHOS. Esse é o “legado” que o nosso país herdou desse maldito sistema democrático no qual um exército de cretinos e aproveitadores estão engajados desde a abertura política e a saída das forças armadas do poder. (Aliás, forças armadas que não foram nada competentes pra gerenciar a nação, diga-se de passaegm…mas que em termos de desmandos e corrupção eram FICHINHA perto dos nossos “democratas”. O Brasil é isso aí mesmo…..sem maquiagens nem volteios. Nascemos MENOS…morreremos MENOS. É a nossa natureza, é a nossa sina.

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  15. Particulamente eu acho que seria uma obra importante, desde que o Metro fosse descartado. O proprio projeto quando foi criado previa um sistema que substituiria o metro. Com a realidade do metro acho que não tem mesmo espaço.
    Ou um ou outro, melhor o metro.

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    • Mas estes projetos não tem a mesma abrangência. O metrô atende o corredor da Assis Brasil apenas e os portais atenderiam outras regiões e tirariam o excesso de ônibus do centro. Aliás, acho que os portais nem fariam muitas alterações na avenida que citei.

      E ainda estão dizendo que o vai ser feito é integração com as demais cidades da região metropolitana… ou seja, mais uma vez apenas a zona norte.

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