Prefeitura de Porto Alegre abre temporada de projetos para novo Cais Mauá

O prefeito José Fortunatti já festeja a liberação que a Antaq concedeu ao governo estadual para que comece o chamado Projeto Cais Mauá, aquilo que será o Puerto Madero de Porto Alegre.

Os empreendedores começarão a protocolar seus projetos na prefeitura.

O Projeto Cais Mauá exigirá investimentos de R$ 500 milhões. Ele mudará a cara do cais do porto e por consequência toda a zona central limítrofe ao empreendimento.

O grupo Bertin já está com fogo nos cascos.

O esforço do governador Tarso Genro para desovar a parte que lhe cabia no empreendimento foi elogiável, mas vale a pena lembrar que foi o governo federal ao qual ele pertencia quem criou todo o problema.

Políbio Braga



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , ,

8 respostas

  1. Elaine, a compositora do nosso Hino?

  2. Essa na notícia não é bem assim…. não é “Legal…vao assinar o acordo no final de agosto!!!”.

    Iam assinar em 15 de julho… nao assinaram… iam assinar na ultima semana de julho…nao assinaram… e agora adiaram mais uma vez….esses constantes atrasos só criam insegurança…se não assinaram antes, quando prometeram, qual a garantia de que será assinado em final de agosto? Só comemoro quando assinarem mesmo….

    E mesmo esse acordo assinado, ainda tem muita coisa…. o que é mesmo importante é o Governo do Estado fazer a entrega oficial da área do Cais Mauá para o Consórcio. E ainda a SPH e os bombeiros devem sair da área antes disso acontecer…. infelizmente esse novo atraso para chegar a um acordo com a Antaq, significa que desde janeiro perdemos 8 meses parados….

  3. Aqueles barracos ja’ existem la’ ha’ quase 5 anos, nao e’ de hoje.

    • Sério? Há tanto tempo assim? Morava em POA até bem menos de 5 anos atrás, e ainda vou com certa regularidade à cidade, a última vez foi em janeiro, e não me lembro dessa favela aí. De qualquer forma, existindo há mais ou menos tempo, o que importa é que dá para ver nessa foto atual ali que ela ainda pode crescer e muito, pois ainda não lotou o terreno. Se não removerem agora que está pouco ocupada, imaginem depois, quando estiver lotada com aquela área toda ocupada irregularmente.

      É uma pena que o Gilberto, que antes muitas vezes já não respondia muitos e-mails meus (ok, sei que tu tens ocupações off-blog também, trabalho e etc), agora também me ignore via comments aqui nos posts. Essa favela aí agora pode parecer insignificante, mas sabemos que esses pobres crescem em progressão geométrica e que um amigo chama o outro amigo para também fazer o seu casebre na vizinhança e espaço para isso ali ainda tem de sobra. O poder público tem que fazer algo agora preventivamente (nem tão preventivamente assim, já que já há alguma ocupação) e, não, somente depois.

      A impressão que tenho é que a Prefeitura até deseja mesmo que essa favela cresça mais e fique bem grande para então ganhar bastante visibilidade e daí eles trocarem os casaberes por outros oficiais igualmente medíocres e que depois invariavelmente também virarão puxadinhos. Quer melhor palanque do que uma reurbanização de uma vila (na verdade FAVELA) bem na entrada da cidade, e ainda bem na orla/margem? Aposto que o plano deles é este.

      Considerando que o Blog trata dos problemas da cidade e que a orla e a entrada da cidade são um ponto MUITO RELEVANTE da cidade, me espanta que o Gilberto não tenha se interessado pelo tema ao liberar o meu comment e que sequer tenha dado alguma resposta à minha sugestão, como já tem feito há algum tempo.

      Giba, não é de hoje que tu comentas algo no blog com “vou criar um post ainda hoje”, mas muitas vezes não o fez depois (aeromóvel, riqueza da população como desculpa para a inércia e etc.), mas dessa vez sequer te propusestes ou rejeitastes justificadamente a criar um post sobre o tema. Desculpe qualquer coisa, não sei se ficastes chateado, sei que tens muita coisa e tens feito um trabalho muito bom, mas me surpreende a falta de interesse sobre um tema tão relevante como a ocupação irregular da orla da entrada da cidade.

  4. Gilberto, por falar em Cais, que lembra orla, porque tu não faz um post-denúncia para alertar a população e até mesmo a administração, que também talvez ainda nem tenha percebido, o surgimento de uma nova favela na cidade em plenas margens do Guaíba na entrada da cidade, conforme é possível se constatar na própria foto atualizadíssima das obras da Arena que tu divulgastes no blog?

    https://portoimagem.wordpress.com/2011/07/27/arena-gremio-tem-primeira-imagem-aerea-divulgada/img_1272/

    Creio que quase ninguém na cidade até agora se deu conta disso.

  5. Sempre pensei ser um problema de beleza. Agora dá pra dividir. Parabéns ao Governador Tarso Genro, Prefeito Fortunati, assim como ao ex-prefeito José Fogaça e a ex-governadora Yeda Crussius, que tanto se empenharam.

Faça seu comentário aqui: