Video: Projeto de ruas sustentáveis em Nova York

.
O vídeo é de Sérgio Abranches.
Projeto em andamento em NY que pretende tornar as ruas mais sustentáveis: o foco sai dos automóveis e passa aos pedestres e ciclistas, através da construção de jardins e ciclovias.
O vídeo é do www.oeco.com.br, onde tem mais conteúdo sobre sustentabilidade.


Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, Sustentabilidade

8 respostas

  1. Alguém me explique o que vem a ser uma “rua sustentável.”

  2. Wow…POA e NY sao completamente diferentes, NY tem que apelar ao transporte publico prq ja fez todoas as mudancas em suas ruas e avenidas, ja construio viadutos e estradas acima (BQE por exemplo) do chao e tudo mais que poderiam inventar, so’ que e’ uma ILHA, nao tem como expandir. Mas mesmo assim tem muita gente que ainda prefere andar de carro nas ruas de la. Eu sou um, quando vou la, vou de carro, pago estacionamento e ja ta. Numca andei nos onibus de la, e prefiro nao andar no subway.

    • Phil, o metrô já existe há muito tempo lá. E se Manhattan é uma ilha, nosso centro também é um “joelho” na ponta de um lago.

  3. ok, vai de bicicleta pro aeroporto carregando toodas tuas malas, ou pega um onibus lotado correndo o risco de ser assaltado.
    sahuashuashusshuhuhusa

    Só não esquece que la, eles ja tem ruas largas, não precisam de mais, e junta isso com um baita sistema de metrô… ai é facil obrigar os motoristas a irem de carro, eles tem outras opções.

  4. Em quanto isso em Porto Alegre, o plano Diretor Cicloviário se arrasta, avenidas são alargadas, viadutos construídos, projetos “megas” para a circulação de carros são pensados e desejados!
    Os mega pensadores de projetos que precisam de ousadia são nossa esperança! Precisamos de estacionamentos subterrâneos urgente, mais um estacionamento no aeroporto com 4 mil vagas, afinal queremos ir de carro, essa é nossa cultura, não adianta querer mudar! Não estamos em NY. 🙂

    Precisamos chegar lá para depois voltar ?

    • Pois é, infelizmente todas cidades cometem os mesmos erros. Mas eu até concordo que não adianta construir ciclovias sem transporte de massa eficiente, o lamentável é que não vemos o transporte de massa sendo pensado.

  5. Fazer o carro ser menos vantajoso por iniciativas assim só funciona em cidades onde o sistema de transporte público é super desenvolvido, como em NY.
    Se diminuissem as pistas aqui, não adiantaria, pois o transporte é caótico e não tem incentivo para usá-lo. Se ele atingisse todos os pontos da cidade com passagens baratas e ônibus confortáveis e pontuais, seria MUITO possível tirar faixas de avenidas movimentadas pra projetos desse tipo.
    Aquela ideia de faixa da Ipiranga para cicliovia se encaixa nessa realidade.

Faça seu comentário aqui: