Eduardo Tessler
De Porto Alegre (RS)
O engenheiro Leonel de Moura Brizola deixou um legado gigantesco na política brasileira. No Rio Grande do Sul, então – seu Estado natal -, nem se fale. A sombra do ex-governador ainda está presente nos corredores das instituições públicas e pela ruas de Porto Alegre.
No dia 27 de agosto comemora-se 50 anos do maior ato de resistência e civismo que se tem notícia na história recente do Brasil: a Cadeia da Legalidade. Durante 10 dias o então governador Brizola entrincheirou-se no Palácio Piratini e de lá comandou uma rede de rádios, defendendo o que estava previsto na constituição. O presidente Jânio Quadros havia renunciado ao mandato e a lei garantia ao vice, João Goulart (cunhado de Brizola), a posse. Mas as oligarquias preferiam uma nova eleição a ver um simpatizante das políticas de esquerda no poder.
A Legalidade venceu e o Brasil cumpriu o que dizia a Lei. Jango virou presidente, até o golpe de 64.
Brizola morreu em 2004. Em Porto Alegre há um viaduto com o seu nome, a poucos passos do Laçador, estátua símbolo da cidade. Pelo viaduto Leonel Brizola passam carros entrando e saindo da cidade, mas…há um semáforo no viaduto! Sim, um semáforo que castiga com a insistente luz vermelha os motoristas que tentam vir do aeroporto para os bairros residenciais.
A inteligência de trânsito de Porto Alegre conseguiu criar o primeiro viaduto do mundo em que o fluxo de carros não é contínuo. Por um erro de projeto – ou economia de última hora – duas avenidas se cruzam por baixo e não estão contempladas nas alças de acesso. A solução foi colocar um semáforo, que provoca engarrafamentos contínuos.
Leonel Brizola não merecia tamanho absurdo. O trânsito provocado pelo sinal vermelho faz com que o tempo para percorrer a distância do aeroporto até o bairro Bela Vista ou Petrópolis tenha triplicado. Os táxis reclamam, o turista reclama, o porto-alegrense reclama.
E a culpa por tamanho absurdo, para quem não conhece a história, parece ser de Leonel Brizola, o nome do viaduto inútil.
Pelo menos esse erro não foi de Brizola.
Terra Magazine – por Bob Fernandes
Eduardo Tessler é jornalista e consultor de empresas de comunicação. Edita o blog Mídia Mundo
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Esse descobriu a América… hehe
Enquanto o viaduto está vazio, pois leva do nada a lugar nenhum, há congestionamento entre a Av. dos Estados e a Ceará.
E sempre tem um azulzinho ali pra multar……
Uma coisa que poucos sabem, o viaduto Leonel Brizola corta a rampa de aproximação por instrumentos de aviões, e IMPEDE a instalação do ILS cat 2 no aeroporto (para diminuir o fechamento nos dias de neblina). Se não fosse ele, já teríamos o ILS-2, agora tem que esperar o aumento da pista pra conseguir instalar.
O viaduto da Nilo Peçanha também tem uma sinaleira de pedestre porque não puseram uma passarela?
faz parte, nem sempre é possível deixar o fluxo livre em todos os sentidos. isso é normal.
mas só para complementar, a prefeitura pretende construir uma passagem de nível (eu acho que é um túnel por baixo) no cruzamento com a farrapos, vide obras para copa 2014, é esperar pra ver
Outra coisa que não entendo… pq não liberam a conversão livre a direita?
Nos EUA na Califórnia, mas acredito que em outros estados tbm, em um cruzamento com semáforo por definição a conversão a direita é livre bastando verificar se não vem carro à esquerda (como se fosse um cruzamento com uma rua preferencia sem semáforo). Desta forma, a sinaleira seria apenas para quem vai cruzar a rua, e não para que apenas vai dobrar.
Isto agilizaria um monte o transito…
Na boa… precisavam tanto assim puxar o saco do Brisola?
Puxar o saco de um cadáver ? Me explica isso. E Brizola é com Z.
Sim, precisamente como comunistas ainda hoje idolatram Marx, Mao e Che! Não há diferença exceto o fato deles não poderem mais se eleger, apenas seus seguidores.
Demora-se uma barbaridade para decidir quanto à necessidade de um viaduto, mais alguns anos entre projeto, licitação e construção. E depos de todos esses anos, e para espanto de todos, o viaduto foi mal projetado, ou já nasceu com a capacidade esgotada e pior, não resolveu o maior problema daquele local que á justamente o cruzamento entre duas vias principais de acesso à cidade para quem vem da grande Porto Alegre. Dá vontade de olhar e chorar….de raiva
Viaduto com semáforo em baixo é marca registrada de Porto Alegre. Vide viaduto da Obirici, na Assis Brasil, zona Norte da Capital.
Não são os únicos viadutos de Porto Alegre “premiados” com semáforo…O da João Pessoa também. Na mesma cidade, deve ser um novo recorde p/Guinness Book!
Porto Alegre está no Guinnes Book com sinaleiras… Dizem que é record mundial as 72 que existem, em cada sentido, nos menos de 15km da mais nova perimetral, que só veio atrapalhar o trânsido, antes, se fazia muito mais rapido os 15km entre a Eduardo Prado e o Aeroporto… Quem planeja o trânsito?
Servidores que obedecem o interesse de suas chefias.
Quem manda?
Políticos que querem aumentar a arrecadação a fim de terem bastante dinheiro para obras…
Antigamente, havia um PF (por fora) e sempre ouvi que chegava a 10%.
Eu já achava muito, pois ganhar 10% de uma obra (cara) sem fazer nada?!?!?!
Pois inflacionou a corrupção:
Ouvi 30% nas obras do Pan2007.
Contudo, tudo indica, esse record será batido na Copa2014 e Jogos2016.
Tanto que os Deputados Federais aprovaram uma lei imposdo “silencio” nos gastos!
Isso se liga a não efetividade da Justiça.
Trevas armadas pelas corporações mancomunados aos corruptos, que não querem efetividade do poder judiciário:
Qual é o mais forte fator, ao qual se rende QUALQUER EMPRESÁRIO, pagando o PF (por fora)?
Imagina:
O fornecedor de bem ou de serviços, chega, para receber e lhe dizem:
Cadê o PF?
Senão pagar o PF, e tu quiseres receber, entra na Justiça para procurar teus direitos?…
Obviamente que a empresa vai quebrar, se esperar pelo Poder Judiciário onde – só para o processo iniciar, com a citação do Estado, pode levar dois anos! Ai, ao fim e ao cabo, depois de todos recursos (e o poder público recorre quase sempre), entra na fila do precatório…
O constante CONGESTIONAMENTO de trânsito provoca um enorme desperdício de combustíveis.
Sem os congestionamentos, haveria uma sensível redução das receitas de impostos sobe os combustíveis!
Pior:
Sem os congestionamentos, as pessoas ficariam menos irritadas, e haveria menos acidentes (nos quais o poder público fatura nos impostos sobre peças e serviços).
Alô!
Acorda Porto Alegre: http://blogln.ning.com/forum/topics/cultura-da-superficialidade-e/
hmmm então não sou só eu que nunca entendeu aquilo! haha