O centro de Porto Alegre do alto

Através destas fotos podemos ver claramente que o centro histórico de Porto Alegre, tirando poucos exemplos de prédios que foram restaurados, ou que sofreram um retrofit, está bastante prejudicado pela ação do tempo e do abandono. O que teria que se fazer seria a prefeitura abrir uma linha de financiamento especial, com juros baixos e estimular os condomínios a pintarem e reformarem seus prédios. Creio que o próprio IPTU poderia ser aumentado gradualmente conforme o estado de abandono do prédio, de forma que para o(s) dono(s) seria mais em conta restaurar o prédio do que deixar ele assim. Poucos prédios tem se mantido em condições.

Todos nós aspiramos que a situação mude com a grande revitalização que acontecerá no bairro, com o início das obras do Cais Mauá.

As fotos:

Vista do 30º andar do Ed. Coliseu

Vista do 30º andar do Ed. ColiseuVista do 30º andar do Ed. ColiseuVista do 30º andar do Ed. Coliseu

Vista da cobertura do Ed. Formac

Vista do alto do Ed. Malcom

Vista do alto do Ed. Malcom

Vista do alto do Ed. Malcom

Vista do alto do Ed. Malcom

Vista do 24º andar do Ed. Palácio Itália

Vista do 32º andar do Ed. Santa Cruz

Vista do 32º andar do Ed. Santa Cruz

Vista do 24º andar do Ed. Santa Tecla



Categorias:Centro Histórico, Fotografia

Tags:,

16 respostas

  1. É um centro do (pior dos) anos 70 no século XXI, não tem como não ficar horroroso.

    Curtir

  2. Uiiiiiiiiiii……o nosso centro parece uma “favela vertical”!!!!!!

    Curtir

  3. Porto Alegre tinha que contratar a Indio da Costa, conceituado escritório de Arquitetura, Urbanismo, Design e Transporte. É responsável por projetos como “Rio Cidade Leblon” e “Orla Rio”, os quais qualificaram o mobiliário urbano do Rio de Janeiro com intervenções em ruas, calçadas, praças e jardins. Assinou também o projeto dos novos quiosques da orla de Copacabana.

    http://www.indiodacosta.com/defaultPOR.aspx

    Cliquem em ‘Urbanismo’ e confiram os projetos.

    Curtir

  4. O maior problema aí não é nem a tinta, é a ação da umidade, por isso as soluções são mais complexas (e mais caras) do que simplesmente pintura. Projeto de Impermeabilização é muito recente, provavelmente nenhum desses deve ter.

    Curtir

  5. Que coisa deprê… tá mais parecido com um centro urbano de um país miserável.

    Uma vez podíamos nos comparar com cidades da Ásia e Oriente Médio, agora, só nos resta fazer comparação com cidades pobres do continente africano… daqui alguns anos até as cidades africanas terão melhor infraestrutura.

    Curtir

  6. Pelo amor de deus, a tinta tá tão cara assim?

    Curtir

  7. Tem alguns predios no Centro que o sujeito se pergunta se os arquitetos dos mesmos se formaram na APAE ou no Sao Pedro.

    Curtir

  8. Tem um prédio que me dá nos nervos quando passo pelo tunel da conceição é aquele baixo, semi abandonado, com pintura do PCO dos vidros com entrada pela Alberto Bins, próximo a FECOMERCIO.

    Quando vejo essas fotos, vejo ótimas oportunidades de retrofit.

    Curtir

  9. Tem um outro esqueleto nestas fotos ou é impressão minha? Vide segunda foto da galeria Malcom. Gosto daquele prédio da última foto tirada desta galeria, me parece ter um ar meio norte-americano.

    Curtir

  10. É, acho que tem que dar um jeito de punir quem não dá manutenção. Tem muita gente merecendo financiamento mais barato (os microempresários que trabalham nos prédios por exemplo) antes deste pessoal que aluga salas e salas no centro e não quer investir na manutenção dos prédios.

    Curtir

    • Felipe X, quem aluga paga. O proprietário só recebe o dinheiro e quem tem que investir no local é quem aluga? ERRADO. Ee eu recebo alguel e dou uma pintada, mudo aberturas, invisto, meu imóvel ficará valorizado, agora querer que o que aluga investa, é brindadeira né…

      Curtir

  11. Desculpe-me mas aumentar o IPTU, como se fossem os proprietários que pagam isso. Meu amigo, quem paga o IPTU dos apto são os inquilinos, junto com o aluguel, mais da metade, dos apto do centro são alugados. Acha que eu vou pagar a conta, porque o proprietário do apto ta nem ai pro prédio? É justo?
    Então que multem o proprietário e o responsável pelo condominio, mas não quem aluga e ainda paga alto pro proprietário ter seu imóvel valorizado.

    Curtir

    • Sim e’ justo, se o aluguel ficar caro de mais, mude-se!!…mas se o dono do edificio fizer as reformas, remove-se aquilo que foi adicionado como punicao por nao manter o imovel em ordem. Tem que apertar na molera de alguem. Mas no momento que predios que forem remodelados ou reformados comecarem a aparecer no mercado, essas favelas verticais ai que se ve, irao querer pegar carona e aumentar seu aluguel tambem, mesmo sem reformas (a velha mentalidade lusa mercantililsta) Entao e’ melhor forca-los a investir no imovel agora. Dar algum tipo de abatimento nos impostos. Porque se nao, nada acontecera! O povo prefere morrer do que gastar uns pilas pra ter um lugar ageitado para morar. Se ficarem perguntando oque fazer oque fazer, numca nada acontecera, o povo ai e’ SUPER PAO DURO, tem que forca-los a investir.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: