Prefeitura apresenta planejamento para a Copa 2014

Fortunati: prefeitura adota todos os instrumentos de transparência no processo. Foto: Ivo Gonçalves / PMPA

Os investimentos em mobilidade urbana e na infraestrutura da Capital na preparação para sediar a Copa do Mundo foram apresentados nesta quinta-feira, 4, durante o seminário “Profissionais do Crea-RS na Copa de 2014”, na Assembleia Legislativa, pela coordenadora do Gabinete de Articulação Institucional, Ana Pellini. Promovido pelo conselho, em parceria com a prefeitura e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o encontro reuniu representantes da Inglaterra e da África do Sul para debater o legado e as oportunidades que o evento internacional trará para Porto Alegre e para o Estado. (fotos)

Durante a abertura do encontro, o prefeito José Fortunati enfatizou que a Copa será a oportunidade que a cidade terá para acessar investimentos há muitos anos na pauta da cidade, e que a prefeitura adota todos os instrumentos de transparência no processo. “O desenvolvimento das obras é acompanhado pelo Orçamento Participativo, que forma uma comissão para cada projeto, pelo Tribunal de Contas, Ministério Público e pelas comissões temáticas, com participação ativa do Crea”, disse Fortunati.

Dividida em três paineis, a programação debateu os temas “Infraestrutura”, “Competição” e “O que podemos aprender”, com a participação do cônsul-geral da África do Sul no Brasil, Yusuf Omar.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:COPA 2014

Tags:,

11 respostas

  1. Com referência a manifestação do Pref. Fortunati, em que alega que a imprensa é contra a Copa do Mundo em Porto Alegre, ora convenhamos, não é que a Imprensa seja contra a Copa, mas sim ao descaso de que como o cidadão é tratado nesta cidade, em que a saúde é um caos total, a educação fica a desejar, é só verificar os estado em que se encontram as escolas municipais e estaduais, quanto a segurança pública, talvez não seja o caso de citar, considerando que não existe.

    Fico a imaginar o que o Gov. do RS e a Pref. Mun. POA estão gastando dinheiro público, este fruto dos impostos do cidadão que paga impostos, ou seja, existe dinheiro para a Copa e para as áreas prioritárias não é política de Governo.

    Infelizmente, que quis a Copa do Mundo em Porto Alegre foram os políticos, que usarão a mesma para sua reeleição, o povo neste momento é um detalhe.

    Certamente esta Copa do Mundo vai ficar para a história deste país, em que dinheiro público correu solto para atender os interesses de políticos deste RS e do país.

    Este é o Brasil de agora e de sempre.

    Curtir

  2. Bem se publicaram planejamento suponho que agora há datas claras para as obras, por exemplo a Tronco? Ou é planejamento sem datas? heheh

    Curtir

    • Como vão planejar se ainda estão pleiteando aditivos à Tronco? É absolutamente inútil se aprersentar o projeto geométrico da Tronco, quando se está buscando suplementação de verba para o entroncamento da Mazeron, Mariano de Matos, Moab Caldas e Carlos Barbosa. Mesmo que essa verba de 78 milhões venha a ser liberada em pouco tempo, até que se faça a readequação do projeto…serão mais vários meses.
      Meu palpite permanece cada vez mais forte; Não vão executar a Tronco..nem para a Copa, tampouco após, que é a famosa hora do “gato comeu”.

      Curtir

  3. Vocês viram o desespero do prefeito? Nesse seminário realizado ontem, ele disparou contra a imprensa dizendo que ela não quer que a Copa venha para Porto Alegre e está contra a Copa. Paralelamente reafirmou que os projetos em Poa estão rigorosamente em dia.
    Fonte: Correio do Povo 5/8/11

    Todos os temores estão se confirmando; O tom agressivo e desesperado do sempre cordial prefeito é claro indicativo de que há sólidas ameaças de que a morosidade do planejamento comprometa a realização do evento e dos projetos em si aqui em Poa. A partir do momento em que o Fortuna usa a imprensa como bode expiatório das incompetências da PMPA e SECOPA..é porque a coisa toda está num momento crítico.

    Curtir

    • Onde leu isso, Augusto? Tem o link? Não achei nada na internet sobre esta declaração do prefeito.

      O Fortunati está com a corda no pescoço devido a tamanha incompetência.

      Salvo o PISA (e algumas obras parciais) o resto das obras praticamente não saíram do papel ainda. É muita falta de planejamento (o contrário do que pregam).

      Curtir

    • Achei o link:

      http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=309&Caderno=0&Noticia=323160

      Trecho:

      Já o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, aproveitou a ocasião para criticar atuação da imprensa sobre o assunto. “Acho que a imprensa não quer a Copa”, enfatizou Fortunati. Para o prefeito, a mídia atua contra a vinda da Copa para o município. “Quero deixar claro aqui que estamos religiosamente no prazo em relação às obras de infraestrutura necessárias para o evento. Também destaco neste espaço que o legado que a Copa deixará para nós valerá para o futuro, mas principalmente para os nossos filhos”, observou.

      “Estamos religiosamente no prazo”??? HAHAHAHAHA. PIADA!

      Curtir

  4. Estou cansado de notícias de anúncio disto, apresentação daquilo, e NADA sendo efetivamente feito, além da ampliação de algumas ruas. NADA de reestruturação radical dos corredores e paradas de ônibos, NADA de arrumar as desgraçadas calçadas esburacadas do centro, NADA de ajeitar a orla do Guaíba, NADA de arrumar as praças da cidade -largadas aos sem teto (os turistas vão adorar nossas praças). CHEGA de apresentações, seminários e projetos e COMEÇEM A TRABALHAR!!

    Curtir

  5. Chega dar uma tristeza ver tudo parado. Não tem uma obra da Copa em andamento. Nem o Beira-Rio, que é um projeto privado.

    Belo legado!!! Ts ts

    Mas ao que tudo indica, todos os projetos têm previsão de início no verão de 2011-2012.

    Pelo menos no papel, está assim.

    Curtir

  6. O prefeito está zangado com aqueles que criticam o atraso das obras da Copa, dizendo que eles são contra a cidade de Porto Alegre. Claro que muitos criticam por criticar, porque são amestrados por um partido político de oposição que me 16 anos fez menos ainda para a cidade, ou porque já eram contra a Copa mesmo, mas a maior parte das críticas surgem porque todos esperavam que o andamento das obras para a cidade, com o argumento da Copa, fosse mais rápido e não deixado para a última hora, como está acontecendo.

    Porto Alegre foi escolhida como uma das cidades sedes em 2009, mas todos sabiam desde 2007, quando ao Brasil foi estabelecido o encargo de organizar a Copa de 2014, que Poa seria necessariamente uma das cidades eleitas. Ou seja, em 4 anos, de 7, praticamente nada foi feito. Isso demonstra falta de organização, gestão deficiente e pouco empenho. Também todo mundo sabe que o caso de Poa não é exceção, mas regra das 12 cidades sedes da Copa de 2014. Apenas estamos decepcionados pois achavamos que poderíamos fazer diferente, que conseguiríamos fazer melhor…

    Uma pena!

    Está foi uma grande oportunidade perdida.

    Curtir

  7. Inclivel a irresponsabilidade do Prefeito Fortunati morreu uma pessoa de frio no bairro Jardim do Salso e o prefeito nem se manifestou, Ele, Forunati só fala em copa do mundo ou cão e gato para agradar sua companheira Regina. Regina por sua vez só quer agilizar ações que envolvam anmais e esquece ou não tem conhecimento que assistencia social é uma prioridade no inverno em qualquer cídade do mundo. Muda as atitudes Fortunati ou voce nunca será um prefeito eleito nas urnas eleitorais.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: