Reforma da Praça XV decepciona

Passei ontem a tarde pelo centro, a caminho do Mercado Público e Chalé da Praça XV e conferi as “obras” da Praça XV.

Pelo que foi divulgado originalmente o piso da praça seria rebaixado, para evitar que as “pessoas desocupadas” ficassem sentadas e aglomeradas nas suas escadas.

Pois qual não é minha surpresa que as escadas estão sendo consertadas, e ficarão exatamente como eram. Apenas colocaram no piso da Praça algumas partes em pedra portuguesa.

Belíssima reforma hein !!!

Se não fosse a remodelação e modernização do Chalé da praça XV, iria ficar tudo igual ….

Praça XV em "reforma". Foto: Gilberto Simon

Praça XV, centro de Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

Praça XV. Foto: Gilberto Simon. Vejam o pessoal à direita...



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

22 respostas

  1. Eu estava iludido: pensei que iriam reformar TODO o entorno do chalé, e aquele asfalto tosco continuará ali e a rua José Montaury continuará do mesmo jeito. HORROR!

    Curtir

  2. VERGONHA! Fazem algo muito meia-boca, e depois só falta fita pra cortar e reinaugurar…
    Sinceridade, querem que o centro seja revitalizado, mas desse jeito, ta longe e muito longe disso acontecer. O centro é a cena do banheiro a céu aberto e mendigos fazendo o que querem sem ninguém fazer nada. Eu não pego onibus no terminal do mercado justamente porque cheira mal, tem um monte de vagabundos e que gostam de chamar a atenção…
    Quando falo com pessoas mais velhas que viveram a época dos bondes. Sinto que essas pessoas sentem falta de um centro onde as familias caminhavam despreocupadas pelas ruas, onde as lojas tinham belas vitrines, e as pessoas podiam sair do cinema a meia-noite e ir para os cafés sem medo de serem assaltados.
    A época é outra, mas de quem é a culpa, minha, sua? Acho que é de todos nós. Aqui em Porto alegre, as pessoas não cobram dos outros o errado, porque é uma cidade grande, porque ninguem tem nada a ver com a vida de ninguém…bla, bla, bla… mas se eu vejo algo errado e deixo, é o mesmo que concetir com o acontecido. As pessoas se indiguinam, mas pra si mesmos. Falta atitude, falta respeito ao próximo, falta educação, mas se não fizermos nada, não adianta nada vir aqui escrever e depois no dia-a-dia não mudarmos nada.
    Ah! mas seu falar e do jeito que a violência esta a coisa vai ficar preta pro meu lado. Mas como aprendi na vida: A palavra dita de forma correta, e na maneira certa, tem mais poder, do que uma palavra dita errada na hora errada e de forma errada.

    Curtir

  3. Deixam espaço para os vagabundos usarem como sofá e cama mas não pensam numa mísera rampa para os cadeirantes. Deplorável.

    Curtir

  4. Gente…vai ficar assim!?!?…varios tipos de pisos e pedras lado-a-lado?? Credo.

    Curtir

  5. Sujar a cidade deveria ser considerado crime ambiental! daí sim poderia se dar um jeito nesse bando de desocupados que emporcalham praças e ruas.

    É exatamente como postaram, mendigos e vagabundos privatizam praças e parques e ninguém fala nada.

    Curtir

  6. Aqui vai a solucao para mais esse problema porto alegrense…..CAUCASIAN OVCHARKA! Se a policia andasse com eles pelas ruas, nada disso estaria acontecendo.

    Curtir

  7. E a policia nao pode mandar eles circularem??

    Curtir

  8. Escadas no meio urbano são charmosas quando bem cuidadas e é uma característica clássica das grandes metrópoles do mundo estarem sempre cheias de pessoas usando-as como banco. Acho super interessante, menos quando essas “pessoas” são desocupados que não aceitam ajudas oficiais e preferem “privatizar” lugares públicos (isso aí eles não reclamam!!!!)

    Curtir

  9. Acho que resolveram deixar assim para combinar com a paisagem…
    Que prédios mais horríveis…

    Curtir

  10. Uma “diliça” de cidade.

    Curtir

  11. A Associação dos Amigos dos Mendigos e Desocupados (AAMD), através do PSOL, PSTU e PCO exigiu alteração do projeto para fins sociais, para que o projeto não seja da elite burguesa!

    Curtir

  12. eu ainda me pergunto, POR QUE TEM TANTA GENTE DESOCUPADA NO CENTRO? Tipo, é o point da galera? Dá vontade de parar um e perguntar: “olha só, o que tu ta fazendo sentado na calçada? Ta procurando de emprego? acho que tu consegue um na construção civil, estão precisando de gente.”

    Eu fico transtornado com essa situação.

    Curtir

    • Bah, eu trabalho no centro e me faço a mesma pergunta todo dia. Como tem tanta gente aparentemente sem fazer nada no centro. Ao mesmo tempo, tenho contato (em razão do meu trabalho) com o setor empresarial, e só ouço reclamações de absoluta falta de mão de obra e nem falam em mão de obra qualificada.

      Curtir

  13. Acabar com os degraus para evitar que desocupados sentem nos mesmos e’ algo similar ‘a historia do marido corno, que pega a mulher com o vizinho no sofa’ da sala e decide retirar o sofa’.

    Curtir

  14. Eo retrato de como são feita as coisas em Porto Alegre: meia boca ou 1/4 de boca ou “faz aí qualquer coisa que é melhor do que nada”.

    Curtir

  15. Legal que nas fotos já aparecem algumas “pessoas desocupadas” sentadas na escada. E pela fumacinha fazendo comida ali.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: