Secopa propõe implantação de Internet em ônibus da Carris

Uma parceria entre Secopa, Carris e Procempa deverá implantar Internet gratuita aos usuários do transporte coletivo de Porto Alegre. Em reunião na tarde desta quinta-feira, 4, na Secopa, o secretário extraordinário da Copa 2014, João Bosco Vaz, e os presidentes da Procempa, André Imar Kulczynski, e da Carris, João Pancinha, debateram a instalação da tecnologia nos ônibus da Carris.

A iniciativa pretende ampliar e qualificar os serviços de telecomunicações para a Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, a solução móvel será disponibilizada em caráter experimental em duas linhas, a Ipiranga/PUC e outra a ser definida conforme a viabilidade técnica. Um projeto-piloto será desenvolvido nos próximos dias por técnicos da Carris e da Procempa, em parceria com uma empresa de tecnologia, sem custos para a prefeitura. A meta é que o serviço esteja em funcionamento nas próximas semanas.

Para Bosco, além da qualificação dos serviços, uma das vantagens é a segurança, pois os ônibus estarão conectados a uma base que poderá monitorar aspectos como velocidade e tempos de deslocamento. “É uma proposta que apresenta ganhos para os usuários e para a prefeitura”, avalia o secretário.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

9 respostas

  1. Acabo de perceber que há outro leitor do blog também chamado Augusto. Gostaria apenas de dizer que sou outra pessoa, já que não me encontro imerso em pessimismo e mau humor quanto a cidade, apesar de seus inúmeros defeitos.

    Curtir

  2. Notícia legal! Não sejamos tão pessimistas, pessoal. Concordo que ainda não há segurança para utilizarmos um notebook ou um ipad no ônibus, ao contrário da Europa, onde morei e vi isso corriqueiramente. Porém não esqueçamos que a grande maioria dos acessos móveis atualmente é feita via celular com wi-fi – um bem que não chama mais tanto a atenção como um notebook ou, pior, um tablet. Baita iniciativa. Tomara que vingue e se espalhe para toda a rede da cidade nos próximos anos.

    Curtir

  3. Legal, é um avanço para a cidade enquanto metropole.
    Mas falando com franqueza, eu teria medo de usar meu not numa linha de onibus regular dentro da cidade de Porto Alegre.

    Curtir

  4. Ótimo, mas quem é que vais utilizar se não tem segurança?

    Curtir

  5. Para Bosco, além da qualificação dos serviços, uma
    das vantagens é a segurança,
    pois os ônibus estarão conectados a uma base que poderá monitorar aspectos
    como velocidade e tempos de deslocamento.

    Até onde eu entendo, essa monitoração de velocidade e pontualidade já existe. Confesso que não entendi essa parte notícia.

    Curtir

  6. sóó por que eu não pego onibus da carris
    =//

    Faz essa mão na Conorte, vaaai…
    =P

    Curtir

  7. O SEMCOPA é um barato. O João Tosco Vaz é uma figurinha.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: