As calçadas e ruas do centro de Porto Alegre estão em péssimo estado

Estou muito preocupado com as nossas calçadas e nossas ruas do Centro.

Elas nem são mais terçeiro mundo, pois grande parte destes países nos olhariam com desprezo, mas não tenho outro adjetivo melhor parar usar.  Notem na segunda e terceira fotos esse hábito belíssimo que a prefeitura tem de substituir lajes e pedras faltando por…cimento.
Descaso? Falta de dinheiro? Cegueira? Incompetência pura e simples? Não entendo.
Isso não é uma obra da envergadura de um metrô, é o BASICÃO, e está no coração de nossa capital, por onde vão logo circular milhares de turistas.
É nessas calçadas que eles desfilarão por Porto Alegre? 
Outras fotos:
Texto e fotos: Marcelo Bumbel


Categorias:Descaso

Tags:, ,

20 respostas

  1. Caros companheiros de amor por Porto Alegre:

    Realmente as calçadas da nossa cidade estão péssimas, e o Prefeito está muito empenhado em melhora-las.
    Muitas são as causas: intervenções de prestadoras de serviços, tampas de entrada de caixas de inspeção, raizes de árvores, veículos que trânsitam sobre os passeios destinados exclusivamente à pedestres (no centro os caminhões sobem nas calçadas para carga e descarga por mais que a EPTC fiscalize e multe.
    Estamos ultimando um programa chamado Minha Calçada, eu curto eu cuido, para o qual estamos envolvendo o Ministério Público, as associações de hotéis, bares e restaurantes, as prestadoras de serviço(dep, dmae, ceee, oi, brasiltelecom, etc.), as associações de transportadores de carros fortes, de bancos, enfim todos os atores que direta ou indiretamente tem alguma responsabilidade neste assunto (calçadas de POA) e juntos vamos iniciar uma ação de recuperação dos ditos calçamentos.
    A Prefeitura tb. está contratando uma empresa para recuperar as calçadas em frente aos próprios municipais e vamos dar uma melhorada nos calçadões.
    Enfim, esperem mais um pouco, que a Prefeitura vai sim dar resposta a esta questão que não só torna nossa cidade menos bonita como coloca em risco a segurança das pessoas em especial os que mais precisam de proteção, os idosos e aqueles portadores de alguma deficiência fisica.
    Atenciosamente
    Ana Pellini

    Curtir

    • Obrigado pelo esclarecimento Secretária Ana Pellini. Vamos acompanhar as mudanças. E noticiá-las aqui também. O Blog Porto Imagem tem compromisso com a verdade e com a mudança. Abraço.

      Curtir

    • Obrigado pelo pronunciamento..

      Iremos cobrar e fiscalizar fortemente a partir de agora, pois pelo visto vocês estão bastante empenhandos em mudar o atual panorama.

      Podemos cobrar da senhora o que nao está sendo feito, ou o que está muito lento?

      Curtir

      • Sim, eu fico a disposição pois assumi esta causa e temos que fazer o projeto dar certo.
        Ana Pellini

        Curtir

  2. Esse é o tal Historic District? rsrsrs Os turistas vão adorar. Não que eu me importe mais com turistas do que com os moradores daqui…mas é que ultimamente a PMPA vem falando tanto em centro histórico e internacionalização das nomenclaturas com vistas ao turismo…e deixa esses passeios RIDÍCULOS.

    Curtir

  3. Aí quando eu venho aqui dizer que não entendo esse lance de investir 30 milhões no tal aeromóvel…e que seria muito mais lógico por exemplo, se investir essa quantia na melhoria da cidade em sim, em especial nos passeios…as pessoas acham que eu não tenho razão.
    PRIORIDADES, amigos. PRIORIDADES. Primeiro o básico…o conforto a todos. Depois o assessório…que no caso da linha de aeromóvel é menos ainda….é a perfumaria inútil.
    Se vocês tivesse, 30 milhões pra gastar…vocês optariam por construir o aeromóvel ou consertar os passeios da cidade?

    Curtir

  4. @ricardoUK:

    Certamente o Cassio da SMOV vai vir com aquele papo de que eles nao tem dinheiro..blablabla…e depois vai mandar um copy+paste email para todos!

    Curtir

    • Provavelmente, mas mandei e-mail para ele igual.

      Curtir

    • Muito pelo contrário. A PMPA, além de não gastar um centavo pra consertar os passeios, já que isso é tarefa dos proprietários, ainda poderia ganhar uma grana preta multando os proprietários que não mantém seus pesseios em bom estado. Resumindo a parada; A PMPA não tem competência NEM pra arrecadar dinheiro. Bastava fazer cumprir a lei. Imaginem a quantia que seria arrecadada se a SMOV começasse a multar as dezenas de milhares de proprietários relapsos pela cidade.

      Curtir

  5. Essas calçadas das fotos ainda estão em impecável estado…se comparadas à calçada em frente ao quartel da Brigada Militar na rua 17 de maio. Se eu tirar uma foto e colocar aqui no site, o Giba edita as fotos…por entender se tratar de pornografia explícita.

    Em tempo. Que tal uma campanha pra conservação dos passeios, dessas campanhas que tanto vocês adoram? quá quá quá.

    Curtir

  6. Tá e ai prefeitura?

    Se eu nao pagar o iptu vcs só faltam me tratarem como criminoso…pois bem, pago e recebo isso em troca?

    Até quando? até quando continuaremos sendo humilhados..

    Vcs sabem o que acontece se eu experimentar deixar de pagar o iptu?

    Agora o que acontece quando vcs usam a verba do iptu para deixarem as calçadas desse estado , ou entao o mirante de santa tereza, ou entao a lajota de gress implantada na beira do guaiba..

    Passados 20 anos, acredito que o municipio de poa tem os piores governantes do Brasil…bem piores que os do nordeste, pois lá pelo menos vemos as obras acontecerem, apesar de toda corrupção existente….

    Curtir

    • Se tu não pagares o IPTU podes pagar um ano depois quase sem multa. Já atrasei o IPTU da minha garagem (tem escritura separada) e foi exatamente isso que aconteceu. Não fazer suas obrigações é o mais fácil aqui no pindorama.

      Curtir

    • è isso aí mesmo…..é nojento ver estas calçadas de Poa e a omissão dessa Prefeitura tosca que vê tudo calada sem nada fazer. Prefiro tbm os políticos nordestinos, que com toda sua corrupção, fazem alguma coisa pela cidade deles, visam trazer o desenvolvimento para a região deles a estes políticos mequetrefes gáuchos, que certamente muita bandelheira devem fazer, mas só ficam no discurso e blababá. Fazer, no sentido lato da palavra, nada fazem por Poa e pelo Rio Grande…

      Curtir

  7. Creio que poucas pessoas sabem que a responsabilidade das calçadas é dos proprietários, muitos cobram da prefeitura. Mas a situação do Centro é terrível: calçadas esburacadas, asfalto em péssimo estado e fachadas pichadas.

    Curtir

    • A lei diz que os proprietários são responsáveis pela conservação dos passeios. Mas se a PMPA não fiscalizar e autuar os proprietários que desobedecem a lei…de que adianta ter lei?
      A culpada é só uma; a prefeitura…que não fiscaliza, não cobra, não autua e não multa os proprietários.

      Curtir

  8. cassio@smov.prefpoa.com.br
    Cassio Trogildo, SMOV.

    Curtir

  9. É isso que me revolta todo santo dia… pois caminho pelo centro no horário de almoço antes de retornar ao trabalho.
    Em dia de chuva é muito pior!
    Até onde sei, a responsabilidade pelas calçadas é dos proprietários dos imóveis, então, cabe a prefeitura fiscalizar. E os fiscais estão esperando o quê? A impunidade é o maior mal de nossa sociedade.

    Curtir

  10. triste.

    Felizmente, arrumaram a calçada em frente ao Banco do Brasil aqui na 7 de setembro, acho que foi uma iniciativa do banco mesmo, ficou show de bola.

    Alias, fiquei feliz mesmo, por que eu seeeeeempre pisava num piso falso e me molhava… huasuhsahus

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: