Contêineres: posições marcadas e resistência ao vandalismo

Pintura deve evitar problemas como o deslocamento ao longo da via Foto: Guilherme Santos/PMPA

O trabalho do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) nesta sexta-feira, 5, iniciou dividindo atenção entre a inspeção em mais um grupo de contêineres incendiados durante a madrugada e o assessoramento à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que começou a marcar com pintura na via pública os lugares definitivos dos novos contêineres da coleta automatizada do lixo orgânico domiciliar. “Esses atos de vandalismo, infelizmente, atrapalham bastante, mas o trabalho continua sendo feito e, em mais alguns dias, a EPTC terá marcado todas as posições dos novos equipamentos, consolidando mais uma etapa nessa fase de ajustes”, afirma o diretor-geral do DMLU, Mário Moncks.

A pintura do local definitivo de cada contêiner eliminará diversos problemas. “Tinha gente empurrando alguns contêineres para lá e para cá, como se isso não fizesse diferença. Isso deixou alguns em cima de faixas de segurança, outros em locais de estacionamento proibido e até em frente a garagens ou em áreas reservadas a cadeirantes. Com as marcações, também devem terminar os estacionamentos de automóveis muito junto aos contêineres, que inviabilizam o trabalho dos braços mecânicos do caminhão coletor”, explica o supervisor de operações do DMLU, Adelino Lopes Neto.

Inspeção – Nas primeiras horas da manhã, a inspeção dos técnicos da Divisão de Limpeza e Coleta constatou que, das seis ocorrências registradas pelos Bombeiros durante a madrugada, apenas um contêiner, na avenida João Pessoa, precisava ser removido para manutenção. Outros dois equipamentos, igualmente na João Pessoa, tiveram a peça dos amortecedores da tampa trocada no próprio local e ficaram em boas condições. As ocorrências das avenidas Borges de Medeiros e Venâncio Aires não chegaram a causar nenhum tipo de dano.

“É importante dar ênfase, numa sequência como esta, em por que o fogo de alguns contêineres é insignificante e em outros não. Os novos contêineres são apenas para lixo orgânico. A colocação errada do lixo seco é que faz a diferença”, destaca Lopes Neto. O fogo, por vandalismo ou descuido, até pode ter início, mas não se propaga no lixo orgânico, logo se extingue. O fogo só ganha intensidade se no contêiner tiver lixo seco, como papel, papelão e plástico, principalmente.

Com a troca do contêiner na avenida João Pessoa, nesta manhã, o DMLU contabiliza cinco remoções para a manutenção nessas primeiras três semanas do novo serviço: quatro por ações do fogo e uma por abalroamento de trânsito. Outros quatro equipamentos tiveram peças do amortecedor da tampa trocadas por efeito do fogo, mas não precisaram ser removidos.

A campanha “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido.” é um movimento que une a mobilização de todos os porto-alegrenses com ações concretas da prefeitura. A primeira delas é a coleta automatizada de lixo, um grande avanço que vai garantir mais facilidade e limpeza. No site http://www.eucurtoeucuido.com.br estão disponíveis os detalhes da campanha e do novo serviço da coleta automatizada, além de vídeos e jingles.

Prefeitura de Porto Alegre

___________________

Leia também: EPTC libera vídeo de fogo em contêiner

 

 



Categorias:Coleta mecanizada de lixo

Tags:,

4 respostas

  1. URBANISMO, design, PREOCUPAÇÃO COM A BELEZA DA CIDADE

    Vejam como é agradável o estilo dos conteiners que Natal/RN há muito tempo já usa.

    E lá também há conteiners ainda mais discretos: eles são embutidos nas calçadas, ficando só a tampa redonda pra fora.

    Isto é mais um exemplo da diferença abismal de uma cidade que cuida de sua beleza – e de uma cidade que não se preocupa com isso.

    ! ! ! Mas esse comentário não quer dizer que não aprovo os conteiners em Porto Alegre: pelo contrário, eles são uma ótima iniciativa, e tomara que sejam um sucesso !

    1) http://www.cm-estarreja.pt/images/noticias/albertovidalecopontomolok.jpg

    2) http://lh4.ggpht.com/_flC2hXine_A/S0OpJ0uxVBI/AAAAAAAAB4c/DXHefqqZNjw/s1600-h/P1030545%5B4%5D.jpg

    3) http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQFt8wSCqpF-Ry5iLWh-_VP2NbFycvF9Qxvf1HtwnboihP2BaFPwQ&t=1

    4) http://4.bp.blogspot.com/_w8g57DnQRTs/StSpdWYcPEI/AAAAAAAAADw/nGvyATVzZFU/s400/Molok+contentores+lixo+dom%C3%A9stico+lugares+de+Estacionamento.JPG

    5) http://www.molok.com.br/Descarregamento/foto1.jpg

    6) http://www.molok.com.br/ColetaSeletiva/foto5.jpg

    Aqui há uma fácil explicação de como funciona o sistema: http://www.molok.com.br/sistema.html

    Curtir

  2. A ideia dos conteiners e’ excelente, mas ainda nao consigo entender como podem custar R$4mil cada. Tem que haver alguem tendo as “maos molhadas”, nao e’ possivel.

    Curtir

  3. Essa linha amarela vai manter os vândalos (setores poderosos..rsss) afastados.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: