Lançado edital para o projeto do mobiliário urbano

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), publicou nesta segunda-feira, 8, em jornal de grande circulação, Tomada de Preços de Serviços para contratação da empresa que vai fazer os estudos necessários à elaboração do edital de licitação do mobiliário urbano da Capital.

Caberá à consultoria analisar e complementar o “Relatório Técnico para Desenvolvimento do Termo de Referência do Mobiliário Urbano”, definir o modelo econômico-financeiro que garanta a sustentabilidade da concessão ao longo da vigência do contrato, apoiar o desenvolvimento do projeto básico.

O relatório que vai embasar o projeto foi elaborado pelo Grupo de Trabalho do Mobiliário Urbano, de que fazem parte representantes da EPTC, Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), SMTUR, SPM, SMC, Seacis, Smam e Smic. O documento foi apresentado e validado pela Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (Caimu), presidida  por Izabel Matte, coordenadora-geral do GPE. Os estudos avaliaram o mobiliário já existente, qualidade, desempenho nos espaços públicos e atendimento das necessidades dos usuários, levando em consideração os aspectos estéticos e funcionais e o impacto na utilização dos espaços.

Questões como acessibilidade, circulação, o transporte, cultura, esporte e lazer, infraestrutura, segurança pública, comunicação visual, ornamentação da paisagem, sinalização e ambientação urbana foram consideradas para estabelecer as diretrizes de desenho e implantação do mobiliário, com vistas a tornar as ruas atrativas, seguras e agradáveis aos  usuários. “O uso de mobiliário urbano atrativo e funcional pode ajudar a transformar os espaços públicos em lugares acolhedores e amigáveis”, sintetiza Iabel Matte.

A sessão pública de recebimento e abertura dos envelopes com os documentos de habilitação, que as empresas interessadas deverão apresentar, será dia 23 de agosto, às 14h30, na Av. Siqueira Campos, 1.300, sala 301. Cópias do Edital podem ser solicitadas através do e-mail acservicos@smf.prefpoa.com.br, mediante identificação do interessado, ou no guichê de atendimento da SMF, sala 305, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, através de pagamento de DAM.

Seminário – Para discutir as questões que envolvem o mobiliário urbano de Porto Alegre, a prefeitura realiza no dia 26 de agosto o seminário “Mobiliário urbano: do desenho à gestão – Construindo a Imagem da Cidade”, no Hotel Embaixador. O evento terá a participação de palestrantes e debatedores de importantes cidades do mundo, como Barcelona (Espanha); Santiago (Chile), e capitais nacionais como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. O seminário será aberto e as inscrições serão abertas até o dia 12.

________________
Mobiliário Urbano é um conjunto de elementos que compõem a paisagem urbana, interferindo, participando, facilitando ou dificultando o acesso e o trânsito das pessoas, sendo parte de suas vidas. É fundamental na constituição da paisagem e da informação da identidade de uma cidade. São exemplos de mobiliário as lixeiras, paradas de transporte coletivo, bancas de frutas e flores, placas de identificação de ruas (toponímicos) e de sinalização turística.
 
.

Prefeitura de Porto Alegre

 


Categorias:Mobiliário Urbano

Tags:,

4 respostas

  1. Esqueçam isso. Ainda é para a contratação de empresa que vai fazer estudo de um mobilário ideal. Estamos na metade 2011…Vai ficar pronto la pelo fim do ano que vem..Ano que vem tem eleição, ganha outro partido e tudo volta ao zero novamente. Assim como foi o Cais durante todos estes anos..

    Curtir

  2. Acho que rampas para os cadeirantes eles vão se ligar, no centro colocaram em tudo que é lugar…

    Curtir

  3. Tomara que a Indio da Costa – AUDT participe da licitação. O escritório é responsável pelo projeto urbanístico do bairro Leblon e dos novos quiosques da orla de Copacabana, ambos no Rio.

    Curtir

  4. Será que depois deste estudo vão deixar de fazer bobagem como o recapeamento da Icaraí? Refizeram todo canteiro central e nada de rampas para cadeirantes.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: