Revitalização do 4º Distrito atrai desenvolvimento econômico

Bins Ely falou sobre o trabalho da prefeitura para recuperar a região Foto: Divulgação/PMPA

O secretário do Planejamento, Márcio Bins Ely, participou hoje, 8, do café da manhã promovido pelo jornal Geramigos sobre a revitalização do 4º Distrito. O evento aconteceu no hotel Porto Alegre. Acompanhado pelos arquitetos do Grupo de Trabalho 4º Distrito, Miriam Echel e Hermes Puriccelli, o secretário situou a região no contexto histórico e destacou o trabalho iniciado pela prefeitura para recuperar a área.

“A qualificação do espaço urbano visando o desenvolvimento sustentável da área e a qualidade de vida já são realidade. Prova disso são os investimentos privados, os empresários estão acreditando no potencial do 4º Distrito.” Entre as principais obras já realizadas, o secretário destacou o Conduto Álvaro Chaves para evitar alagamentos, o Programa Integrado Entrada da Cidade, o reassentamento habitacional na Vila Santa Terezinha, o viaduto Leonel Brizola, a duplicação e o prolongamento da rua Voluntários da Pátria (entre a avenida Sertório e a Arena do Grêmio), a duplicação da avenida Dona Teodora e melhorias em 25 praças.

Márcio Bins Ely lembrou que uma série de obras deverão atrair mais investimentos privados para o 4º Distrito, que inicia na Estação Rodoviária e segue o eixo da avenida Voluntários da Pátria até o bairro Humaitá. Entre os principais projetos, citou a duplicação da Voluntários, a conexão do anel viário da BR 448 (Rodovia do Parque) com a Free-Way e a nova ponte do Guaíba, entre outras.

Segundo Bins Ely, o empenho da prefeitura já tem os primeiros resultados com vários empreendimentos privados habitacionais e comerciais, como a Arena do Grêmio, o projeto da Fiateci e outros. Também participou do café da manhã a representante do Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (EPHAC), Débora Regina Magalhães da Costa.

O GT 4º Distrito teve participação decisiva nas obras já executadas e nas propostas com a elaboração de termos de referência e diretrizes. O grupo, coordenado pela SPM e integrado por técnicos de secretarias e departamentos, tem como atribuição fornecer diretrizes de obras viárias, propostas de qualificação do espaço público e um plano habitacional que valoriza reciclagem, renovação e substituição de prédios deteriorados.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Revitalização 4º Distrito

Tags:,

2 respostas

  1. O Exmo. Sr. Secretario do Planejamento, Marcio Bins Ely, tera um trabalho herculeo nao so para revitalizar, mas para humanizar, sanitarizar, limpar, restaurar, embelezar, esta importante via de acesso a nossa Capital. Na Rua Voluntario da Patria transito diariamente, varias vezes e, constantemente sou banhado pelas aguas da chuva, devido a aquaplanagem dos veiculos em trafego. O Bairro Santa Terezinha, sem preconceitos, passou a ser um referencial para os vulneraveis da regiao. Eu sou um Advogado, mas morador de rua. Sou usuario do Albergue Municipal e Abrigo Felipe Diel. Esporadicamente faco algum lanche rapido nos barzinhos do Bairro Santa Terezinha. Dia 18 de agosto deste ano completo quatro anos deste status descendente e de dificuldades. Mas Sr. Secretario, se a revitalizacao for de monta, podera haver reacoes preconceituosas com os assiduos frequentadores, papeleiros, moradores de rua e demais lumpemprolektariate da nossa Capital. A pergunta e se e a Cidade que revitaliza o homem ou o homem que revitaliza a Cidade. Obrigado.

    Curtir

  2. “Segundo Bins Ely, o empenho da prefeitura já tem os primeiros resultados com vários empreendimentos privados habitacionais e comerciais, como a Arena do Grêmio, o projeto da Fiateci e outros.” “Humaitá. Entre os principais projetos, citou a duplicação da Voluntários, a conexão do anel viário da BR 448 (Rodovia do Parque) com a Free-Way e a nova ponte do Guaíba, entre outras”.

    Nova ponte do Guaíba???? Gostaria de saber que outros projetos são estes para a região??

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: