Proposta do Blog Porto Imagem: RETIRAR OS PAINÉIS METÁLICOS DO EDIFÍCIO GUASPARI

Tenho falado com dezenas de pessoas e todas elas são unânimes quanto ao horrível aspecto que possui há anos o Edifício Guaspari, bem no coração da cidade, em frente ao Mercado Público. O Edifício Guaspari foi construído em 1936, projetado pelo arquiteto Fernando Corona, e possui estilo art deco. Originalmente era uma loja de roupas da Renner, tendo sido um marco arquitetônico para Porto Alegre.

Há muitos anos foi colocado para “modernizar” o prédio estes painéis metálicos (uma verdadeira carcaça) que simplesmente esconderam a fachada original do mesmo.

Da mesma forma como a prefeitura possui uma campanha para regularização de letreiros e luminosos pela cidade inteira, com o intuito de mostrar novamente as fachadas das centenas de prédios que foram escondidos pela publicidade, gostaria de sugerir que fossem também retirados estes horríveis tapa-fachada de tão marcante prédio do nosso centro histórico.

A quem recorrer ? Conselho do Patrimônio Histórico (COMPACH) ? Equipe de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Prefeitura (EPHAC) ?

Estarei encaminhando amanhã mesmo aos responsáveis por estes órgãos.

Urge que se faça isso para que integre as ações para revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre.

________________

Vejam as fotos históricas que trago aqui e depois comparem com as atuais.

 

FOTOS HISTÓRICAS

 

FOTOS ATUAIS:



Categorias:Patrimônio Histórico, Revitalização do centro

Tags:,

21 respostas

  1. Uma pergunta sobre foto. Ela foi tirada depois da chegada dos contêineres ao centro de Poa? Em caso afirmativo, o que aquela montanha de sacos de lixo está fazendo ali no canto inferior direito da foto? O advento dos contêineres não era justamente pra retirar o lixo das ruas?

    Curtir

  2. O problema é se o dono não tiver grana pra reformar…. ai ferrou..

    Curtir

  3. Não imagino quem achou que aqueles painéis são uma melhoria… mas enfim, que tirem e façam uma pintura que destaque o desenho do prédio, com cores vivas. A pintura de alguns prédios antigos como a prefeitura antiga ou o próprio gasômetro depois da última reforma mostram como uma boa escolha de cores melhora um prédio.

    Curtir

  4. De qualquer jeito, apoiadíssimo! Poderíamos fazer algumas coisas bem concretas, como botar placas próximas ao edifício mostrando como ele era e a barbaridade que fizeram. Se conseguirmos resultado com esse projeto, poderemos ter em muitos outros.

    Curtir

  5. Mas você sabe se a fachada do prédio não está completamente destruída? Acho que só estará pra baixo do nível 8 de descaracterização com muita, mas muita sorte.

    Curtir

  6. Me parecem ser “brises” (quebra-sol) estes elementos, provavelmente em alumínio, com a função de impedir a incidência direta da radiação solar. De qualquer forma ficou horrível.

    Curtir

  7. Parece o sarcófago que fizeram pra lacrar a usina de Chernobyl.

    Curtir

  8. tambem acho que tem algumas ruas e avenidas que tem que tirar os onibus… alias, deveriam tirar muuitos onibus do centro….

    Acho que os paineis luminosos e propagandas ficariam melhor em predios com paredões cegos…

    Curtir

  9. Não quero parecer chato, apenas também dou minha opinião. E dou parabéns a todos, pois é o que queremos, discutir os assuntos!!

    Curtir

  10. Desde que o predio nao demore 10 anos pra voltar a sua aparencia original…

    Curtir

  11. Concordo com a idéia acima e proponho tb que começem uma campanha com a retirada dos terminais de oniibus da Av Salg F – que é uma linda e degrada avenida – para que a transformem numa especie de Boubevard ou Rampla Barcelonesa, com somente uma pista ( como na Andrades Neves)e o restante de grandes calçadoes com bares, livrarias, etc… e a integrando com o eixo do mercado e porto…
    Nessa área passará pelo que falam o metrô e que façam pistas de carros no subsolo ou algo assim…
    Espero ter apoio para minha proposta!!!

    Curtir

    • E vão botar os ônibus do centro aonde? Lá na Loureiro da Silva?
      Aposto que o pessoal que usa o onibus diariamente ia adorar essa idéia. Acho que a questão do ônibus é bem planejada por aqui. Como não temos linhas de metrô, é o que tá mais planejado.

      Curtir

  12. Boa campanha, abaixo a carcaça metálica ele é um belo exemplar art-deco, retrofit já. Ali funcionava a loja Guaspari.

    Curtir

  13. Podiam ou retirar, ou colocar no edíficio grandes painéis luminosos a la Times Square. Na minha opinião ficaria perfeito ali no centro uma região como está.

    Curtir

    • Fica essa imagem pra ilustração.

      Curtir

      • Sabemos o que é a Times Sq.

        Além do mais, a proposta não é justamente mostrar as fachadas dos prédios? Como em SP, que retiraram os outdoors. Times Sq, é Times Sq.
        Isso aí é a Borges, nao tem nada a ver, até porque, de madrugada, acho que destruiriam aquilo, do jeito que aceitam “novidades”.

        Mas concordo que propaganda é bem melhor do que essa coisa metálica muito estranha.

        Curtir

        • Bom, eu acho que a idéia principal é acaba com aquele aspecto horrível do prédio, não necessariamente mostra as fachadas, até porque, pelo que eu vi das imagens, o edifício Guaspari não era nenhum marco arquitetonico belissímo. Mas como tu já disse, mesmo a fachada antiga seria melhor do que a realidade atual. Agora, na minha opinião, aquele quarteirão se prestaria muito para receber paineis luminosos, o edifício em que está estalada a paqueta é outro que poderia receber os painéis.

          Curtir

  14. bah, concordo, eu tenho medo de entrar nesse prédio, parece que é pra esconder o que tem ali, uma vez passei perto da entrada, achei que mais um poouco iam me assaltar e correr pra dentro.

    Curtir

  15. Fica dificil entender o que o sujeito que fez essa aberracao pretendia. Talvez a Ana Pellini possa nos ajudar a esclarecer porque esse predio continua deste jeito.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: