Prefeitura cria animação que mostra a Porto Alegre da Copa

Prefeitura libera animação que mostra os projetos de mobilidade urbana de Porto Alegre sobre o mapa da cidade, em 2014.



Categorias:COPA 2014

Tags:, , ,

38 respostas

  1. Leonel quando eu disse que propomos soluções, não quer dizer que as soluções propostas por nós são as melhores, eu não sou administrador da cidade, mas acho que como tu disse, muitos dos governantes são velhos e outros até nem tanto, mas com convicções arcaicas e engessadas de como se faz gestão. Talvez se eles olharem mais o que tu escreve e o que todos nós propomos e prestarem atenção nas nossas idéias, eu acho que poderemos ter uma cidade, bem melhor do que esta que se apresenta.

    Curtir

  2. Não somos reclamões de tudo, somos realistas em relação aos administradores da cidade, e os leitores do blog onde eu me incluo, estão sempre propondo soluções para os problemas da cidade, o que acontece é que não somos nós que administramos o município, se fosse eu garanto que ele estaria bem melhor.

    Curtir

    • Não quis dizer que somos reclamões em tudo, e sim que reclamamos demais. Engana-se quem pensa que sempre a melhor ideia é a “minha”. Há que se permitir entender as questões envolvidas, que tornam muito mais complexas as escolhas.

      O que falta, pra mim, é peito de algum governante pra fazer e bater pé dizendo que vai ser assim e pronto. É muita gente sem conhecimento pra resolver. Falo isso dos governantes. E quem são os governantes? Velhos, de convicções engessadas, ex-dentistas, ex-agricultores… Quantos políticos são, na verdade, aptos para o trabalho, com formação para tal?

      Poucas vezes a decisão é técnica. Porquê o BRT está sendo enterrado? Porque o prefeito quer ser marcado por fazer o metrô. Não é por legado, mas por objetivo pessoal. O cara que fez o metrô. Esquece que o metrô é importante, mas não atende a toda a cidade. Coisa que o BRT acabaria por atender, a um custo menor, e com resultados mais rápidos. Ainda que daqui a 300 anos tenhamos rede de metrô por toda a cidade, os ônibus continuarão a circular, o que justifica esse investimento. E não esqueçamos que os governantes estão lá com o nosso voto. É culpa nossa.

      Escolhemos nosso mecânico pela capacidade em resolver os problemas do carro. Escolhemos nosso médico pela qualidade e agilidade no atendimento.
      E escolhemos nossos governantes pela quantidade de vezes que o vemos na TV, ou pela quantidade de vezes que ouvimos seu nome. Isso não é ignorância, é burrice.

      O senso crítico é extremamente feliz quando temos capacidade de reconhecer o melhor do outro, sem picuinhas e extremismos descabidos.

      Curtir

  3. A demora das obras não me assusta, em se tratando de Porto Alegre… há 30 anos se fala em metrô, há 20 anos se fala em Cais do Porto, nova Ponte do Guaíba e por aí vai…

    é muita discussão ideológica e pouca ação.

    Curtir

    • Nosso problema é que temos segmentos da sociedade extremamente radicais e organizados, que só aceitam uma opinião: a própria. Assim, não há democracia que funcione. E a culpa é nossa, que não rage a essa situação. Nossa democracia é permissiva demais, reflexo da nosa vontade de deixar tudo para ser decidido pela maioria. Quem se organiza, consegue. Se tem um grupo que resolve não deixar nada acontecer, pronto: vai tudo pelo cano. Exemplo excelente é so estaleiro: é uma área que seria ocupada com residências e comércio, com gigantesca área púiblica voltada para o Guaíba, que por obra de um plebiscito maldito, acabou indeferido, sob a alegação que iriam privatizar a orla, que só a elite poderia morar lá. O que aconteceu? Um Leroy Merlin ocupará o lugar (ou seja, privado), e perdemos uma grande chance de iniciar a ocupação bem resolvida da orla.

      Curtir

  4. É ruim de acreditar que estas obras ficarão prontas até a copa de 2014. Muita conversa e pouca ação. Foi em 2007 que foi declarado que a copa do Mundo seria feito no Brasil, e até agora começaram poucas obras em Porto Alegre. Não sei como está as obras em outras cidades sedes , mas acredito que esteja num ritmo melhor que aqui.

    Curtir

  5. Esse estúdio não foi o que criou as maravilhas do entorno do Beira-rio, apresentadas para o mundo todo, quando foram divulgadas as as cidades-sedes da Copa?

    Deveriam trabalhar em Hollywood ou na Disney, são muito bons em ficção e em fantasia.

    Curtir

    • Julião, os caras foram contratados pra fazer o projeto urbanístico da área, fizeram o trabalho muito bem, e tu diz que eles tem que trabalhar na Disney? Se o trabalho tivesse sido ruim, a crítica seria que o trabalho foi fraco… Esse é o trabalho da empresa: levantar a área e propor o que é de melhor para o cliente. Se será feito ou não, é outra história.

      E também, é tudo ou nada? Aquilo que foi feito é um plano de implantação a longo prazo, por etapas, e não uma construção nos moldes árabes, com petrodólares.

      Curtir

      • Se tivesse achado o trabalho ruim diria que deveriam trabalhar na bollywood e não na Disney.

        Curtir

        • O foco do meu comentário nem foi tanto para a tua crítica sobre para onde deveriam ir trabalhar, e sim no fato que é assim que se projeta um espaço: por completo. Depois disso, são feitos estudos de viabilidade e todas as intervenções são feitas por setores…
          E acho que eles tem mesmo é que continuar trabalhando aqui mesmo. Se são bons e daqui, que ajudem contribuindo para melhorar nossa cidade. Vai que a população e nossos governantes se deem conta que a cidade poderia ficar muito melhor e começam a se articular?

          Curtir

        • O problema é que o entorno do BR foi projetao quase todo ele sob áreas públicas, portanto trata-se de uma ideia de ocupação de espaço irrealizável.

          Curtir

  6. Esqueci de dizer: o vídeo é a mais pura aplicação em animação de croquis feitos à mão (agora em versão digital), com maquetes eletrônicas que simulam maquetes físicas. Junte-se a isso “acessórios” fora de escala (na escala não apareceriam) e uma musiquinh alaegre, pra chamar a atenção dos menos esclarecidos…

    Curtir

  7. Gilberto, esse vídeo tem a mesma interface do vídeo do metrô e está muito bem feito. Uma coisa é não gostar desse tipo de vídeo, mas daí a tachá-lo de mal feito tem muito chão pela frente… E não fala nada em obras da prefeitura para a Copa, e sim no legado que as obras em execução ou a serem executadas podem deixar. Não vou muito com a cara do prefeito, acho ele muito “é do meu jeito”, mas nem assim faz o suficiente…
    Também não vejo com bons olhos esse pensamento extremamente reclamão de maioria daqui. Reclamam de tudo, mas não sabem propor nada melhor.

    Curtir

  8. O vídeo em melhor resolução… deve ter um jeito de colocar aqui no blog.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: