Uma foto: Porto Alegre largada

Uma fotografia sintomática: a fonte seca, os sem-teto morando na praça…

A cara da Porto Alegre atrasada, largada pelas últimas administrações…

Foto: © Marcelo Bumbel

Foto e comentário: Marcelo Bumbel



Categorias:Descaso, Parques da Cidade

Tags:, , , , , ,

22 respostas

  1. Em qualquer lugar (civilizado) do mundo o “direito de ir e vir” não pressupõe o de dormir, muito menos o de morar, numa praça ou em um bem de todos, mas no Brasil tudo é diferente. Aqui, (achamos que) somos mais inteligentes: preso não pode ser algemado (ainda mais se tiver colarinho branco); bandido não pode ir para a cadeia até que se complete um processo que estende de acordo a capacidade do vivente pagar seus advogados; alguns crimes ou ilegalidades não são crimes ou não podem ser punidos, conforme a classe social do criminoso, e o direito constitucional de ir e vir virou direito de ir e vir, permanecer, emporcalhar tudo, estabelecer como bem próprio, cobrar proteção, trancar a rua e ainda reclamar aos direitos humanos se levar umas cacetadas…

    Por essas e por outras o Brasil não funciona e nunca vai funcionar.

    Curtir

  2. eles que durmam em qualquer lugar, só que não vão destruir praças dormindo nesses outros lugares.

    Varias vezes ja arrumaram a praça em frente de casa, no outro dia é lixo espalhado, eles fazem fogueira la, ja queimaram até lixeira…. tu ve papel espalhado por tudo…

    Curtir

  3. Gilberto no sábado passado eu tirei umas fotos desta fonte para te mandar, acabou não dando tempo, as fotos são surrealistas, daquelas estátuas originalmente vertiam água, olhar elas no seco além de surreal é triste, fonte seca com lixo acumulado dentro da bacia, e algumas esculturas estão quebradas, sem contar na quantidade de desocupados e mendigos que habitam a praça, lamentável.

    Curtir

  4. @RicardoUK:
    Eu vi a foto da “praca” na ZH…deve ficar bem parecida com aquela obra-de-arte que chamaram de mirante na Vila Assumpcao………..PODREEEEE!!
    Vergonhosa!!

    Curtir

  5. Basta por uma grade e fechar a praça la pelas 7 horas no inverno, e pelas 9 da noite no verão.

    Simples assim, ai ninguem vai destruir, não vai ter mendigos nem nada.

    Curtir

    • Sim…e em vez dos mendigos ficarem nas praças, eles vão ficar na soleira da tua porta e perambulando pela tua rua. Lembrando que…com ou sem grades, TODOS os mendigos continuarão existindo e se reproduzindo.
      Quando o Fogaça fechou algumas pontes era fácil de se deduzir que a mendigagem iria se espalhar mais ainda pela cidade. Evidente! Antes alguns “moravam” sob pontes e viadutos.

      ****suprimida parte do comentário****

      Curtir

    • Até parece que fechar as pontes fez aparecer mais mendigos pelas ruas. Moravam o que, 3 ou 4 pessoas em baixo de cada uma e temos centenas deles nas ruas…

      Curtir

      • Só pro teu conhecimento. Fui informado pela Brigada militar, que na ponte da praia de belas esq Ipiranga, moravam mais de 40 menores de idade. Numa só ponte hien! Multiplique isso por várias vezes e terás uma noção da coisa toda.

        Curtir

      • Informação interessante, obrigado, mas ao mesmo tempo não lembro de ver 40 menores morando na calçada do TRT ou do shopping ali do lado.

        Mas no fundo até concordo contigo, afinal sou gauchinho e sou contra todas idéias que não são minhas.

        Curtir

        • A praça Itália era famosa por estar infestada de meninos de rua…todos delinquentes. Hoje em dia não sei como está…porque não passo mais por lá….e nem faço questão.

          Curtir

        • Não mudou antes e depois das pontes. E nunca foi tão infestada assim é que tem muita gente que acha que pobre deve ser escondido.

          Curtir

  6. Gilberto, nao vi nada aqui no PortoImagem sobre a nova praca que o Barrashopping ta’ construindo em frente ao seu empreendimento no Cristal. Nao e’ grande coisa, mas seria interessante postar tambem, so’ pra nao ficar so’ no negativo sempre…?

    Curtir

    • Acho que eu vi algo na ZH…. mas a ZH me proibiu de postar material dela … vou tentar ir la e fotografar e fazer uma matéria eu mesmo. Valeu Ricardo !

      Curtir

    • Eu particularmente acho horrível o que fizeram na frente do Barra, mas posso tirar umas fotos se tu quiser Gilberto, moro ali do lado.

      Aliás, tivemos uma reportagem sobre a orla de POA aqui estes dias que mostrava uma “praia” perto do barra… fica atŕas da tal praça.

      Curtir

  7. Esta praça toda está virada em casa de sem tetos. Os canteiros cheios de mato, as fontes secas, as calçadas esburacadas, os caminhos gastos e embarrados. Isso é uma vergonha. Alguma grande empresa poderia financiar junto com a prefeitura uma restauração total do local, em troca de chamar-se a praça o nome da empresa talvez?

    Curtir

  8. Praça? Olha acho que estão mais pra Habitação de sem teto… Bem cara de Porto Alegre…

    Curtir

  9. Sim, tinahm 5 estatuas, uma representando o Rio Guaiba ( q ficava no centro e que sumiu) e outras 4/duas de cada lado, representando os afluentes….e escorriam canais no sentido Av independencia para Rua Vasco da Gama.
    Era interessante recompor isso…pesquisar – caso encontrem – o projeto original e
    Não consigo entender o argumento que não conseguem recuperar estruturas antigas com toda a tecnologia hj existente….mas mal cuidam o monumento do Vasco Prado – que não tem iluminaçao, esta pichado – que dirá recuperar as fontes de forma orignal!!!

    Aqui link de uma pag sobre Chafarizes de Porto Alegre, que já havia postado no blog, é bem interessante…
    http://lealevalerosa.blogspot.com/2010/05/chafarizes.html

    Curtir

  10. É triste ver POA assim…

    Curtir

  11. Detalhe: pouca gente sabe, mas estas estátuas estão entre as obras mais antigas que a cidade possui. Elas ficavam numa fonte da praça da matriz e foram abandonadas nesta praça mais recentemente. Se não me engano cada uma representa um dos rios que desaguam no Guaíba.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: