Fortunatti e Tarso fecham acordo com Antaq: PROJETO CAIS MAUÁ ESTÁ LIBERADO !

Nesta sexta de manhã o prefeito José Fortunatti e o governador Tarso Genro selaram o acordo com a Antaq que libera imediatamente toda a área do porto onde sairá o Projeto Cais Mauá.

Com isto não existe mais obstáculo para a urbanização de toda a área, onde serão implantados hotéis, restaurantes, marinas, shoppings, bares, casas noturnas e uma série de obras de revitalização dos equipamentos públicos. Os investidores do consórcio hispano-brasileiro liderado pelo grupo Bertin, planejam investimentos de R$ 500 milhões.

A Antaq, que no final do governo Yeda Crusius obstaculizou politicamente o projeto, o que resultou em prejuízos eleitorais para a tucana, cedeu agora numa negociação entre gente do próprio Partido da Antaq e do Piratini, todos do PT. O acordo contemplou o pagamento de R$ 2,5 milhões por ano de outorga (serão 25 anos) para investimento exclusivo no restante do porto, o chamado Cais Navegantes, que é o que opera de verdade. Um grupo de trabalho coordenado por Edemar Tutikian será nomeado semana que vem pelo prefeito José Fortunatti. Uma comissão mista – governo estadual e prefeitura – trabalhará com o grupo de trabalho para afivelar soluções. O consórcio privado já foi autorizado a protocolar seus primeiros pedidos de EVU, que serão concedidos rapidamente, porque as diretrizes sobre o projeto já tinham sido aprovadas anteriormente.

Polibio Braga

_______________________________________

MATÉRIA DO CORREIO DO POVO:

Liberadas obras de revitalização no Cais Mauá, em Porto Alegre

Prefeitura e governo do Estado farão parceria para agilizar tramitação e aprovação dos projetos

Atrasos podem comprometer empreendimento que projeta estar com 70% das obras concluídas até 2014

Depois de sucessivos embaraços envolvendo a área onde será executado o projeto do Cais Mauá, no porto da Capital, a questão parece estar resolvida ou pelo menos encaminhada. O governo do Estado comunicou formalmente, nesta sexta-feira, ao prefeito José Fortunati e aos representantes do consórcio vencedor da licitação, que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o encaminhamento da documentação para a obra. A expectativa é de que até o final de agosto ingressem na prefeitura os primeiros documentos do projeto de revitalização do Cais Mauá.

Fortunati disse que prefeitura e o governo do Estado atuarão em parceria para agilizar a tramitação e aprovação dos projetos, por meio do grupo de trabalho que reunirá as duas esferas. “A revitalização do Cais Mauá entra agora em nova e importante fase. No primeiro semestre de 2012 as obras estarão em andamento.” O grupo de trabalho será liderado na prefeitura pelo coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e no Estado pelo assessor especial da Casa Civil, Valter Souza. De acordo com Fortunati, os porto-alegrenses e visitantes já contarão com parte do Cais Mauá na Copa de 2014. “A área dos armazéns estará pronta e com livre acesso aos turistas e cidadãos, com opções de entretenimento, cultura e gastronomia”, disse o prefeito.

O governador afirmou que estão superados os problemas jurídicos e técnicos que impediam a tramitação do projeto. Conforme o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, a Câmara de Conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU) aprovou a análise da documentação técnica para viabilizar o projeto. Uma nova reunião em Brasília, em 24 de agosto, deverá concluir a negociação. “Resta a alteração contratual fruto do acordo, que prevê a alocação dos recursos para a Superintendência de Portos e Hidrovias, em vez do tesouro do Estado”, explicou o secretário.

De acordo com o representante do Grupo Bertin, Mário Freitas, os empreendedores já estão trabalhando na documentação para as próximas etapas, como termos de referência dos projetos básico e executivo. “Estamos organizados para essa nova etapa. Precisamos de mais alguns dias para finalizar dos documentos e a partir do dia 22 de agosto poderemos ingressar na prefeitura com as providências necessárias”, assegurou Freitas.

Correio do Povo

 

 



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

9 respostas

  1. Obrigado políticos por deixarem, pelo menos dessa vez, e mesmo com atraso, de obstruirem o desenvolvimento da minha cidade,

    Curtir

  2. Uhm ,,,uma boa notícia. Só resta torcer para que o cronograma seja cumprido. Em outubro de 2012 muda o prefeito de novo, é aquela coisa….Tenho medo…Mas que finalmente ele se concretize, creio que será um grande marco para a cidade, hoje relegada ao ostracismo..

    Curtir

  3. hsuahusahusahuas….Sim, o Tarso tava numa pressão, mais um pouco ele abandonava..
    Aposto que vão mudar algumas coisas no projeto, bem o tipinho do sr Tarso.
    E por que que teve que ir todo o PT pra negociar? haha… Imagina quanto vão tirar de verba…

    Curtir

  4. Para o PT fazer a coisa certa, o projeto tem que ter sido idealizado e lavado a diante por algum outro partido, prq se nao, mandam embora tudo que for desenvolvimento e criacao de empregos. Oh, e tem que ter copa do mundo se aproximando pra ter pressao ainda por cima, se nao, o nanico mental mandaria embora.

    Curtir

  5. Lembro bem das viúvas da yeda dizendo que o projeto seria abandonado pelo tarso… lembro bem do terrorismo eleitoral.
    Outra coisa: o políbio fala que a decisão da antaq “resultou em prejuízos eleitorais para a tucana”… como, se a ação da antaq foi feita em novembro, após as eleições???
    parabéns ao governador que, assim como yeda, deu continuidade ao projeto – iniciado no gov. rigotto. prova de maturidade política do Estado.

    Curtir

    • Espero que o mesmo parabéns possa ser dado em relação ao déficit orçamentário crescente do estado. Me preocupa quando alguns governantes resolvem gastar mais do que tem para “fazer bonito” em sua administração deixando a bomba estourar na mão do próximo. Felizmente o povo compreende bem esta situação e vota de acordo nas eleições seguintes. Ou será que não?

      Curtir

  6. HABEMUS CAIS foi boa!!!! hahahahahaha

    Curtir

  7. Toda novela acaba um dia, e sempre com final feliz! Vai ser um “divisor de águas” para a cidade, sua modernização, seu urbanismo, e finalmente pondo um fim ao discurso barato daquelas pessoas que acham defeito em tudo. HABEMUS CAIS!

    Curtir

  8. “Um grupo de trabalho coordenado por Edemar Tutikian será nomeado semana que vem pelo prefeito José Fortunatti. Uma comissão mista – governo estadual e prefeitura – trablahará com o grupo de trabalho para afivelar soluções.”

    MUITO MEDO!

    Vem mais laje-grês por aí?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: