INICIAM AS OBRAS DO AEROMÓVEL EM PORTO ALEGRE

Nesta segunda-feira, 15, o prefeito José Fortunati estará presente na cerimônia de início das obras do Aeromóvel que interligará a Estação Aeroporto da Trensurb ao terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A solenidade será às 11h, no canteiro principal da rotatória de acesso ao aeroporto. Também participam do evento o ministro das Cidades Mário Negromonte, o governador Tarso Genro, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, o presidente da Assembléia Legislativa, Adão Villaverde, e o presidente do Trensurb, Humberto Kasper.

A implantação do Aeromóvel é uma construção inédita no País. O trajeto será percorrido em cerca de 90 segundos, facilitando o acesso dos usuários. A obra conta com a execução da via elevada de 998 metros e dois veículos: um de 150 e outro de 300 lugares. O transporte terá ar-condicionado, acessibilidade universal, espaço para bagagens e portas automatizadas.

Com um investimento de R$ 29,9 milhões, este será um projeto piloto que servirá de modelo. A infraestrutura da obra também será importante para a Copa de 2014, por facilitar o acesso dos turistas ao Centro Histórico de Porto Alegre. Os primeiros testes do Aeromóvel estão previstos para o início de 2012.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Aeromóvel, aeroportos brasileiros

Tags:,

13 respostas

  1. VAI LIGAR O NADA A LUGAR NENHUM….
    O que deveriam fazer seria um Aeromovel do Gasometro ao Estadio da Copa.

    Curtir

  2. Acredito e torço que o aeromóvel do gasômetro, se o aeromóvel do aeroporto (aero-aero-aero) der certo, será utilizado durante a copa para deslocar os torcedores dali (gasômetro) até o estádio Beira-Rio. Isso porque será proibido o trânsito de veículos desde o gasômetro até o estádio, segundo exigências da FIFA.

    Curtir

  3. Gostaria de ver uma linha do aeromóvel ligando o Mercado ao Beira Rio. Alguém na administração já pensou nessa linha?

    Curtir

  4. Aeromóvel para o Futuro e Além.

    Curtir

  5. Eu acho a estrutura no centro é “quase” bem localizada para ser utilizada no futuro. Inclusive seria ótimo que fosse, pelo menos, “prevista” nas obras do cais do porto. Infelizmente eu acho que isso não é nem considerado uma hipótese pelo projeto (integrar o aeromóvel ao cais do porto)

    Curtir

    • Isso é cogitado sim Caue. Na conversa que tivemos com o Edemar Tutikian ele falou que vai ter necessariamente um sistema de transporte para interligar todo o complexo que tem cerca de 3 km. E ha grande chance de ser o Aeromóvel. Aguardemos novidades pela frente.

      Curtir

  6. Ei, esse “será um piloto modelo”, mas o projeto piloto não era o aeromovel inacabado do gasômetro?

    Curtir

    • Boa pergunta Lucas. Se aquele do gasômetro não é mais piloto, creio que tem que ser ampliada a linha para levar de algum lugar para outro lugar (e não do nada ao nada) ou se demolir aquela estrutura e desativar completamente.

      Curtir

      • O do gasômetro leva do nada ao nada. O do aeroporto leva ninguém de um lugar ao outro.

        Com 30 milhões dava pra deixar os passeios do centro e arredores tinindo de belos.

        Curtir

        • O aeroporto leva de TODO LUGAR DO RS pro MUNDO TODO. Qualquer onibus do estado que ligar à rodoviária ou qualquer outra estação do metrô estará conectado com o mundo todo via aeroporto.

          Curtir

          • Só falta acharmos viajantes querendo fazer baldeações entre a casa e o aeroporto..carregando suas bagagens de arrasto. Antigamente havia um modo bem mais simples, rápido e cômodo de chegar ao aeroporto. Um tele táxi.
            Sair de casa a pé, carregando mala…esperando ônibus na parada, descendo na estação do trem, esperar o trem, chegar na estação aeroporto, pegar o aeromóvel e finalmente desembarcar no aeroporto. Olha, cara….muito inteligente isso. Mas eu sei que tu tens uns gostos bem estranhos mesmo…a começar por achar Porto Alegre uma baita cidade. hehe…vai se saber o que passa na cabeça de certas pessoas não é mesmo?

            Curtir

          • Que nem o nosso, né. hehe
            Adorei.

            Curtir

%d blogueiros gostam disto: