Prefeitura e governo atuarão para agilizar revitalização do Cais

Reunião com representantes do Consórcio vencedor da licitação Cais Mauá Local: gabinete da Casa Civil – Palácio Piratini Foto: Ricardo Giusti

Até o final de agosto, devem ingressar na prefeitura os primeiros documentos do projeto de revitalização do Cais Mauá. A informação foi confirmada pelos representantes dos investidores em reunião no Palácio Piratini na manhã desta sexta-feira, 12, com a presença do prefeito José Fortunati e do governador Tarso Genro. O secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, comunicou formalmente a autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para o encaminhamento da documentação. (fotos)

O prefeito afirmou que a prefeitura e o governo do Estado atuarão em parceria para agilizar a tramitação e aprovação dos projetos, por meio do grupo de trabalho reunindo as duas esferas. “A revitalização do Cais Mauá entra agora em nova e importante fase. No primeiro semestre de 2012 as obras estarão em andamento”, disse. (áudio)

Parceria – O grupo de trabalho será liderado na prefeitura pelo coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais (GAE), Edemar Tutikian, e no Estado, pelo assessor especial da Casa Civil, Valter Souza. De acordo com Fortunati, os porto-alegrenses e visitantes já contarão com parte do Cais Mauá na Copa de 2014. “A área dos armazéns estará pronta e com livre acesso aos turistas e cidadãos, com opções de entretenimento, cultura e gastronomia”, disse o prefeito.

O governador afirmou que estão superados os problemas jurídicos e técnicos que impediam a tramitação do projeto. Conforme o secretário Pestana, a Câmara de Conciliação da Advocacia-Geral da União (AGU) aprovou a análise da documentação técnica para viabilizar o projeto. Uma nova reunião em Brasília, em 24 de agosto, deverá concluir a negociação. “Resta a alteração contratual fruto do acordo, que prevê a alocação dos recursos para a Superintendência de Portos e Hidrovias, em vez do tesouro do Estado”, explicou o secretário.

Fortunati enfatizou o empenho do governo do Estado na negociação com a Antaq. “O governador e o secretário dedicaram-se com afinco para solucionar a questão”, disse. Agora, o consórcio poderá encaminhar ao município a documentação técnica necessária à elaboração do Estudo de Viabilidade Urbanística (EVU).

De acordo com o representante do Grupo Bertin, Mário Freitas, os empreendedores já estão trabalhando na documentação para as próximas etapas, como termos de referência dos projetos básico e executivo, a fim de agilizar a tramitação. “Estamos organizados para essa nova etapa. Precisamos de mais alguns dias para finalizar dos documentos e a partir do dia 22 de agosto poderemos ingressar na prefeitura com as providências necessárias”, assegurou Freitas.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá, QUERO CAIS

Tags:,

2 respostas

  1. Sei! Revitalização do Cais…Quero saber como fica a OSPA que tem como local de ensaios um dos armazéns do Cais??? Qual será o próximo destino deles? O Guaíba??? Falta pouco!!!

    Curtir

  2. Haverá algum meio do povo esclarecido, arquitetos e designers, poder opinar no design dos prédios que serão erguidos ali? Estou com muito medo que percam esta oportunidade ÚNICA de erguer um marco arquitetônico internacional ali – mesmo que baixinho-
    (exemplo:https://portoimagem.files.wordpress.com/2011/05/porto_alegre_2018.jpg)

    …e construam outras “torres gêmeas” ou uma nulidade como o prédio da Petróleo Ipiranga.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: