Concluída parte do restauro da Igreja da Conceição

Nubia Silveira (texto) e Flavia Boni Licht (consultora)

Igreja Nossa Senhora da Conceição, em foto de Gilberto Simon

Na quarta-feira (17), Dia do Patrimônio Histórico, será inaugurada parte do restauro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre. A solenidade terá início às 10h. Já estão restaurados o Arco da Cruz, o Presbitério e seus entornos e o Altar Mor. Os trabalhos, sob a responsabilidade do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, começaram em agosto de 2009. A previsão de término depende de vários fatores, entre eles, a arrecadação, via Lei Rouanet, dos recursos necessários, orçados, inicialmente, em R$ 4,5 milhões. Esta é a primeira vez que a Igreja passa por uma restauração completa. Os problemas encontrados pelos restauradores foram provocados, basicamente, pelas infiltrações e pelos cupins, havendo necessidade de substituir madeiras.

A especialista Suzana Fernandez, integrante da equipe de Bittencourt da Luz, dedica-se a restaurar os forros da Capela Mor e da Nave, as cimalhas da Nave e da Capela Mor, o Arco Cruzeiro, o Altar Mor e quatro retábulos laterais na Nave, oito tribunas, dois nichos em madeira entalhada, o Coro, os ornatos na parede do Coro, o paravento, o Batistério com Pia Batismal e o Oratório. Suzana descobriu que o entalhador João do Couto e Silva – o mesmo que fez a Igreja de Nossa Senhora das Dores — empregou, originalmente, no Altar Mor, a cor azul claro, com entalhes dourados.

Construção foi finalizada em 1880 l Foto: Museu José Joaquim Felizardo

Construída entre 1851 e 1880, a Igreja é, segundo o arquiteto Lucas Volpatto, um dos únicos exemplares, no Estado da arquitetura luso-açoriana, no estilo barroco tardio. “Ela é patrimônio por causa disso”, afirma o jovem arquiteto, que toca os trabalhos de rearquitetura do prédio, juntamente com o arquiteto Paulo Cesa Filho. Volpatto lembra que a Igreja sofreu algumas intervenções em 1940, quando um dos discípulos de Aldo Locatelli, Emílio Sessa, foi convidado a fazer algumas pinturas no templo, preparando-o para o Congresso Eucarístico Nacional, que se realizou em Porto Alegre, em 1948. Agora, também, será dada “uma solução nova de acessibilidade” ao templo, sendo construídas rampas e colocado elevador.

– Isto não vai descaracterizar o prédio tombado pelo município em 2007?

– A Igreja – diz Volpatto – tem passado por diversas intervenções e foi descaracterizada, por exemplo, quando alargaram a Avenida Independência e foi perdido o podium de acesso, que agora será retomado, com uma nova leitura. A Igreja terá um acesso que remeterá à época da construção do prédio.

Dia do Patrimônio

Escolhido como a data para apresentar aos gaúchos a parte já restaurada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Dia do Patrimônio Histórico é uma homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que dirigiu o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, depois transformado em Instituto (IPHAN), de 1937, data de sua criação, até 1968, quando se aposentou. A arquiteta Flavia Boni Licht destaca que Melo Franco foi “um dos principais responsáveis pela criação da política brasileira de proteção, valorização e divulgação do patrimônio cultural”.

Leia a matéria completa, repleta de fotos antigas e atuais, no Sul 21.



Categorias:Patrimônio Histórico, Restaurações | Reformas

Tags:, , , ,

3 respostas

  1. Linda a nova foto! Adoro a restauração de patrimonio histórico.(detalhe da fiação muito “maluca” na foto antiga)

    Curtir

  2. Concordo plenamente. A cidade deveria ter crescido para outros bairros, e não na região central, onde houve a derrubada de prédios de arquitetura européia para dar lugar aos blocões sem graça de concreto que temos no Centro.

    Um prédio que espero ver reformado em breve é o da Faculdade de Medicina da UFRGS. Sem dúvida é um dos prédios mais bonitos de Porto Alegre.

    Curtir

  3. Que foto espetacular aquela mais antiga… Porto Alegre era realmente bonita há mais de 50 anos. Depois que começou a crescer desordenadamente, estragou.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: