Transporte coletivo de Porto Alegre terá ônibus híbrido

Prefeito recebe presidente da Volvo América Latina, que fornecerá o veículo. Foto: Cristine Rochol

O transporte coletivo de Porto Alegre contará pela primeira vez com um modelo híbrido de ônibus. O veículo deve chegar à Capital em setembro, por meio de parceria com a fabricante Volvo, conforme ficou definido em reunião na tarde desta quinta-feira, 19, quando o prefeito José Fortunati recebeu o presidente da Volvo América Latina, Luis Carlos Pimenta. Com motores elétrico e a diesel, o modelo consome 35% menos combustível.

O prefeito afirmou que é uma grande oportunidade, que será aliada nas consecutivas intervenções para qualificar o transporte coletivo e chega no momento em que a cidade prepara-se para receber grandes obras de mobildiade urbana. “É um projeto com tecnologia sustentável, que reduz em larga escala os impactos no meio ambiente”, comentou Fortunati.

Conforme explicou Pimenta, o veículo é dotado de sistema autogerador de energia elétrica, acumulada no processo de frenagem. Assim, do arranque até atingir a velocidade de 20 quilômetro horários, o ônibus é movido pela energia elétrica, reduzindo o consumo de combustível, a emissão de gases e a poluição sonora. “O projeto do ônibus híbrido é resultado de 10 anos investindo em tecnologia sustentável. A partir de 2012 traremos a produção para a planta no Brasil, em Curitiba”, disse o presidente da Volvo.

O motor a diesel pode utilizar até 30% de biodiesel sem alteração na mecânica do automóvel. O modelo a ser utilizado em Porto Alegre foi produzido na fábrica da empresa na Suécia. De acordo com o diretor-presidente da Carris, João Pancinha, o modelo deverá entrar em testes no final de setembro. A data e a linha da operação estão em avaliação.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Bom ver que os esforços estão focados em resolver os problemas mais graves do transporte publico de porto alegre…. Esse ônibus pelo jeito vai ser essencial para diminuir a superlotação, aumentar a segurança, colocar informação sobre as linhas nas paradas, aumentar a pontualidade e racionalizar as rotas do ponto de vista da população e não das companhias de ônibus. Agradeço à volvo por oferecer essa parceria para a prefeitura.

    Curtir

  2. aleluuuia…
    Bah, finalmeente….

    Curtir

  3. A gente tem pelo menos um fabricante de ônibus hibrido no estado, a Tutto Transporti, em Caxias, e que ironicamente agora o site em português está fora do ar.
    http://www.tuttotrasporti.com.br/site_2005/eng/produtos_chassi_tple200.php
    http://www.tuttotrasporti.com.br/site_2005/eng/historia.php

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: