Funcionária da ONU critica as remoções para obras da Copa

Relatora visitou Porto Alegre para conferir algumas das obras ligadas ao Mundial de 2014

Raquel percorreu a Vila Dique na Capital e fez ressalvas ao projeto FREDY VIEIRA/JC

O Brasil não está tratando de temas que envolvem condições apropriadas de habitação no preparo para a Copa do Mundo 2014. A sentença é da relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o direito à moradia adequada, Raquel Rolnik, que está em Porto Alegre para conhecer um pouco da organização da cidade como sede do evento. Apesar de relatar que o País não tem cumprido plenamente seu papel com os cidadãos atingidos pelas mudanças que os megaeventos implicam, a urbanista revela que a Capital está em um caminho melhor na comparação com cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

A relatora da ONU teve audiência com o prefeito José Fortunati, visitou à Vila Dique e se encontrou com o governador Tarso Genro. Além disso, conheceu as instalações do prédio Utopia e Luta, no Centro da Capital. Para Raquel, um dos principais trunfos de Porto Alegre está na proposta para remoção da Vila Tronco, considerada por ela “não excludente”. “Fiquei contente em saber do prefeito Fortunati que a Vila Tronco vai ser removida para os arredores, por indicação da própria comunidade.” Para ela, esse tipo de iniciativa pode colocar Porto Alegre em posição de destaque.

Já sobre a situação na Vila Dique, Raquel fez algumas ressalvas. Ela destacou que muitos moradores não tiveram e não têm conhecimento sobre como o processo está sendo executado, e que a distância entre a área de remoção e as novas habitações da comunidade é um entrave para a atividade dos moradores. “Há uma distância entre o projeto e o que realmente aconteceu”, afirma a urbanista. “Você vê que tem as casas, mas a escola sequer foi construída, o posto de saúde ainda está sendo construído, na verdade não está implementado.”

Raquel critica o modelo que prioriza as obras do aeroporto em detrimento das moradias. A experiência em Porto Alegre deve ser o embrião de um segundo relatório que será enviado ao governo federal com o panorama da moradia adequada e a relação do tema com os megaeventos esportivos. Raquel relata que esse tipo de evento incide diretamente na habitação, e que desde o anúncio do Brasil como sede da Copa e das Olimpíadas, uma série de denúncias sobre as condições irregulares ocorreram.

A relatora sugere que a preparação para a Copa deve ser aproveitada como uma oportunidade de entrada de recursos para as cidades-sede.

Jornal do Comércio

____________________________________

É fácil ela falar vindo de um país que tem toda a infraestrutura. Mas aí ela chega num país em que as pessoas invadiram a área que era do aeroporto e ainda dá razão pra elas. 



Categorias:aeroportos brasileiros, COPA 2014

Tags:, ,

53 respostas

  1. Talvez esta notícia explique um pouco as opiniões expostas pela maioria aqui neste blog:

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/935502-classe-c-e-a-unica-que-continua-a-crescer-aponta-fgv.shtml

    Segundo, os critérios, a renda familiar me coloca na classe A, mesmo assim só eu sei das minhas dificuldades financeiras, mas isso não me impede de enxergar as dificuldades ainda maiores que as pessoas que estão nas classes mais baixas tem. E enxergar não basta, para entender é preciso um pouco de empatia, a falta dela talvez seja o maior mal da humanidade.

  2. Silogismo

    Eu não gosto de sujeira.
    Todo mendigo é sujo.
    Logo, eu não gosto de mendigo.

  3. Caros
    A partir deste momento qualquer comentário direcionado a uma pessoa que não acrescente nada, seja com o propósito de denegrir ou ofender, será excluído, então por gentileza, cuidem suas palavras ao escreverem.

  4. Desde quando Copa do Mundo tem haver com esquerda?
    Aqueles que acham que basta tá trabalhando pra conseguir comprar ou construir imóvel com certeza não tem noção nenhuma do valor de um imóvel. Acha que uma pessoa que trabalha como pedreiro tem condições de comprar uma casa e se sustentar ?

    • “Acha que uma pessoa que trabalha como pedreiro tem condições de comprar uma casa e se sustentar ?”

      É para esses casos que inventaram o aluguel.

  5. “Sobradinho” calado é um poeta.

  6. Esse papo que a população ( empobrecida) invade o país, é ridiculo para não dizer outra coisa…muitos comentaristas defendem tanto o modelo social europeu devem lembrar que grandes parcelas de suas populações não foram entregues ao descaso do poder público no suprimento de suas demandas habitacionais como aqui.
    ,E legitimo os que não tem moradias construi-las como podem quando não tem politica habitacional adequada…até os animais os fazem como podem!!
    Afinal quem era dono dessa terra antes de ser chamado Brasil??? E organiza-lo como um dos mais desiguais socio-economicamente do mundo!!
    Será que havia essa concentração fundiária desigual anteriormente, como ocorre hoje??
    Quem é cumplice desse quadro horrivel de nossas cidades?? Quem se beneficia com isso???
    Que reassentem de forma respeitavel essas populações excluidas historicamente de dignidade social…é o mínimo que se exige!!
    Copa do Mundo a qualquer preço, só na cabeça de alguns!!!

    • Calma Everton, eles estão sendo realocados para casas melhores.

    • everto disse:

      Afinal quem era dono dessa terra antes de ser chamado Brasil???

      NINGUEM ERA DONO, ELES ERAM INDIOS E NAO TINHAM NACOES ORGANIZADAS.

      Quem é cumplice desse quadro horrivel de nossas cidades??

      O ESQUERDISMO QUE IMPEDIU OU TRAVOU O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO NOS ULTIMOS 40 ANOS.

      Quem se beneficia com isso???

      TODO E QUALQUER PARTIDO DE ESQUERDA.

      Que reassentem de forma respeitavel essas populações excluidas historicamente de dignidade social…é o mínimo que se exige!!

      OK, QUAL SEU ENDERECO???

      Copa do Mundo a qualquer preço, só na cabeça de alguns!!!

      NIGUEM PEDIU A COPA AI, FOI O UFANISMO RETARDADO DE ESQUERDA DE LULA QUE QUIS. SO’ QUE AGORA E’ A POPULACAO QUE IRA PAGAR E OU SE ENVERGONHAR POR NAO HAVER INFRAESTRUTURA.

  7. A Guerra Fria acabou a décadas e continua essa briga de classes. Os Ricos e classes médias querendo distância dos pobres desejando que eles morem bem longe, os intelectuais falando que tudo é contra os pobres, e os pobres não sabendo de nada que está acontecendo.

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: