Vamos restaurar a praça como ela era?

Todos gostamos da restauração do chalé e o lifting cosmético da praça XV.

A praça originalmente tinha uma fonte -infelizmente meio que agora escondida

num recanto da Redenção- .

Gostaria de haver novamente uma fonte ali: porque não encomendar uma cópia da

fonte original para ser colocado no local? O centro de Porto Alegre, apesar de assar no verão,

tem pouquíssimas fontes, e dessas, pouquíssimas funcionam. O que acham?

Clique nas imagens para ampliá-las!



Categorias:Centro Histórico, Outros assuntos, Restaurações | Reformas

Tags:, , ,

11 respostas

  1. Porto Alegre merece mais obras no estilo clássico. É o que agrada, é o que as pessoas acham bonito. Obras modernas são retas e pretensiosas, quem se importa?

    Curtir

  2. Eu acho que ficaria lindo!!! Porto Alegre merece mais fontes, sim!

    Curtir

  3. Como falar em mobiliário urbano e não lembrar das fontes, das paradas de ônibus e das sinalizações. De que adianta ter um mobiliário urbano e não haver inspeção de entidades comprometidas com tal problema? Acho muito digno e justo, principalmente pelo fato de que nos verões o centro ferve LITERALMENTE.

    Curtir

  4. Interessante a proposta, mas não acho que role….poderiam pelo menso fazer um chafariz mais adequado ao contexto atual, moderno ou que pelo menos, não se integre com o ambiente construido de forma harmonica.
    Tem as tais fontes que anunciaram fazer do lado do mercado (??) não entendi ao certo aonde ficaria..e ainda não o fizeram.

    Curtir

  5. Acho que antes temos que restaurar e manter em boas condições as fontes já existentes na cidade pra depois construir novas. Não existe uma única em perfeitas condições (a obra malfeita da fonte luminosa não conta).

    Curtir

  6. Não acham que a Redenção precisaria também de corte e poda de várias árvores?? Praças e parques não podem virar um matagal. Dia destes vi uma foto da Redenção nos anos 30, como o parque era bonito naquela época, mais limpo no visual, a vista do parque era mais ampla. Fica a sugestão para a prefeitura.

    Curtir

  7. Já tinha pensado nisso… mas poderiam colocar aí, por exemplo, a fonte “A Samaritana”, que tá abandonada num depósito da prefeitura. Ela ficava, até 1935, no lugar da fonte Talavera.

    Curtir

  8. Ficaria bem elegante!

    Marcelo, existem praças sendo restauradas no interior do estado que estão buscando justamente o antigo aspecto que tinham.

    Fui para a minha terra natal no dia dos pais, em Vacaria, e lá estão recuperando a beleza que a praça tinha. Retiraram o excesso de arborização, colocaram postes novos mais baixos e bonitos e estão recolocando e alinhando o calçamento.

    Claro que houve polêmica, pois tem aqueles ecochatos e retrógrados que não querem que cortem nem as árvores podres.

    Acredito que existe um movimento de resgate dessas praças de 50 a 60 anos atrás. Com um visual simples, bonito, elegante, bem cuidado. Encher de árvores não é a solução.

    Praça tem que ser aberta, com chafariz, postes de luz baixos, bancos, áreas abertas.

    Melhor deixar as árvores para parques grandes, tais como redenção, marinha.

    Curtir

  9. Com certeza ficaria um espaço mais convidativo, o problema que as fontes acabam ficando desligadas ou cercadas por má utilizção, banhos em plena praça pública e afins.
    É uma pena, pois ajuda em muito no verão.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: