Porto Alegre terá o primeiro Plano Diretor de Acessibilidade do país

Para reforçar o respeito e a preocupação da prefeitura com a acessibilidade em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati sanciona segunda-feira, 22, às 10h30, a Lei Complementar que institui o Plano Diretor de Acessibilidade de Porto Alegre, o primeiro do país. O ato, que acontece no Salão Nobre do Paço Municipal, integra a programação da 14ª Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

O documento reúne toda a legislação vigente sobre o assunto, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A prefeitura da Capital tem uma postura pioneira no que diz respeito ao direito dos portadores de necessidades especiais. Em 2005 foi criada a Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), hoje coordenada pelo secretário Paulo Brum, que organiza, em parceria com outras secretarias e entidades, cursos de capacitação profissional e acesso à informação sobre os direitos dessa população.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

Tags:

3 respostas

  1. O papel aceita tudo, principalmente na política. Plano de acessibilidade com os nossos passeios no estado em que estão? Até para uma pessoa sem problamas físicos é difícil transitar nas calçadas.

    “…faixas amarelas com um negocio que não sei como se chama para os deficientes visuais…”

    Aquilo chama-se “Calçada em Braille”. 🙂

    Curtir

    • Eu tava pensando nisso, fico brincando de olimpíadas do Faustão pra atravessar a Icaraí, e imagino que não fizeram as calçadas recém refeitas com acessibilidade por que um papel não foi assinado? Ah tá…

      Curtir

  2. Podem falar mal da prefeitura e da cidade, mas acho que essa questão, Porto Alegre ta avançando muito, aqui no centro fizeram em tudo que esquina rampas para cadeirantes, varios locais tem aquelas faixas amarelas com um negocio que não sei como se chama para os deficientes visuais, não tanto como acho que deveria ter, mas tem…

    Varios prédios tem elevadores ou rampas… apesar de não serem todos os onibus adaptados, muitos ja são, e parece que o sistema funciona bem, ja apareceu ate no fantastico e ja vi muita gente usar, e isso inclui o preparo dos motoristas e cobradores…

    Claro que tem que melhorar, nada ta perfeito, mas acho que isso é algo que ta evoluindo muito na cidade.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: