Restrições a caminhões no centro têm avaliação positiva

Técnicos da Prefeitura e representantes dos transportadores de cargas consideraram positivas as medidas implantadas na área central da cidade, que restringiram a circulação de caminhões de grande porte, para qualificação da circulação e preservação do mobiliário urbano. A avaliação aconteceu em reunião realizada hoje,24, na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com a participação de representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado RS (Setcergs), três meses após iniciadas as restrições.

Vanderlei Cappellari, Diretor-Presidente da EPTC, afirma que as medidas atingiram os objetivos desejados: “A circulação na área central ficou com um fluxo mais qualificado. Além disto, as calçadas estão sendo bem mais preservadas. Destaco o trabalho conjunto realizado com os transportadores, que entenderam bem as nossas solicitações. Nossa área técnica, agora, está implantando alguns ajustes”.

José Carlos Silvano, presidente do Setcergs, igualmente avalia como positivas as mudanças: “As modificações foram favoráveis para a melhoria da circulação do trânsito na área do Centro. Destaco, também, o permanente diálogo com a EPTC. Certamente ajustes ainda acontecerão para facilitar principalmente as manobras dos caminhões”.

Restrições – De acordo com as orientações, o trânsito de veículos com Peso Bruto Total (PBT), acima de 10 toneladas e/ou comprimento superior a 7m, fica proibido no centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, e aos sábados, das 7h às 14h. A circulação, nestes dias e horários, somente é permitida nas seguintes vias: avenida Loureiro da Silva, avenida Luiz Englert, avenida Sarmento Leite, avenida Paulo Gama, Túnel da Conceição, Mauá e avenida Presidente João Goulart.

São exceções ao cumprimento destas regulamentações de circulação os veículos prestadores de serviços de utilidade pública; veículos de guincho e destinados ao socorro mecânico; transporte de valores. Precisam de autorização especial da EPTC, com rota e horário especificado, os caminhões de mudança, caminhões que transportam concreto; caminhões que transportem cargas especiais; abastecimento de gás a granel.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

%d blogueiros gostam disto: