American Airlines vai ligar PORTO ALEGRE – MIAMI (DIRETO)

Companhia aérea ainda aguarda liberação de órgãos oficiais para voar a partir do Salgado Filho no mês de dezembro

 Clarisse de Freitas

Boeing 767 da American Airlines - provavelmente a aeronave que fará a ligação Porto Alegre - Miami

A empresa aérea American Airlines (AA) projeta para meados de setembro o anúncio oficial da operação direta entre Porto Alegre e Miami, nos Estados Unidos. A expectativa é que a rota, que funcionou por seis meses ao longo de 1998, seja retomada em dezembro, com dois ou três voos semanais operados com aeronaves Boeing. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, o pedido ainda tramita nos órgãos oficiais e, até que receba as outorgas, não pode ser confirmado. Só após a anuência das autoridades serão detalhados os dias e horários da operação, assim como o modelo da aeronave.

Embora a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tenha afirmado que “ainda não foi formalizado nenhum pedido de voo da AA com esse trajeto”, a divisão gaúcha da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-RS) confirma que a companhia tem estudado o mercado gaúcho com muita atenção. “Desde o lançamento do voo da Taca para o hub da empresa em Lima e do posterior início dos voos da Copa para o Panamá e da TAP para Lisboa a empresa está atenta ao grande fluxo de passageiros e cogita retomar a operação Porto Alegre – Miami, abandonada há alguns anos. Pode-se dizer que existe um namoro, quase um noivado”, afirma a presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos.

Segundo ela, a grande dificuldade que as empresas aéreas enfrentam não é com o mercado emissor gaúcho, que tem se mostrado pujante, mas o fluxo de passageiros do exterior até Porto Alegre, já que a cidade ainda não é um destino turístico consolidado e a crise econômica tem reduzido as viagens de norte-americanos e europeus.

Em fevereiro, o diretor comercial da American Airlines no País, Dílson Verçosa, explicou ao Jornal do Comércio que o acordo bilateral entre os EUA e o Brasil ampliou as frequências semanais de voos entre os países de 110 para 154 para cada lado, fator que, atrelado às mudanças econômicas, voltou a colocar Porto Alegre e Curitiba nos planos da empresa.

A American Airlines é a maior companhia aérea do mundo, atendendo a mais de 250 cidades em 40 países, com cerca de 4 mil voos diários. A frota soma mais de mil aeronaves. No Brasil, são operados seis destinos – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Salvador e Belo Horizonte -, atendidos a partir de três cidades norte-americanas (Miami, Dallas e Nova Iorque).

Porto Alegre ganhou uma série de novos voos internacionais a partir de dezembro de 2009, quando a empresa aérea Taca inaugurou a rota entre a Capital e Lima. Neste ano, a portuguesa TAP e a panamenha Copa Airlines estrearam voos para Lisboa e a Cidade do Panamá, respectivamente. Do Salgado Filho partem, ainda, voos diretos para a Argentina, o Uruguai e o Chile, o que na opinião da presidente da Abav-RS coloca a cidade na condição de hub para o Mercosul.

Jornal do Comércio

______________________________

Já era esperado para este ano o anúncio desta ligação direta histórica, PORTO ALEGRE – MIAMI, pelos comentários em sites especializados Agora se confirma a intenção da maior companhia aérea do mundo de operar finalmente esta linha. Porto Alegre está de parabéns, com mais este voo internacional direto. A cidade se consolida como um importante hub aéreo do Cone Sul, voando direto para Santiago do Chile, Buenos Aires, Lima (Peru), Cidade do Panamá, Lisboa (Portugal) e agora para Miami, Estados Unidos, entre outras cidades. E já em dezembro de 2011 !!!

 



Categorias:aeroportos brasileiros, Aviação, TURISMO

Tags:, ,

23 respostas

  1. A American Airlines não vai ligar POA-MIA direto, tera uma escala em Ctba!

    Curtir

  2. Ah… um detalhe, os preços das passagens da AA continuam mais caras do que outras companhias aéreas, faça sua pesquisa e compare.

    Curtir

  3. Concordo com os cometários acima, Poa tem poucas indústrias, não tem turismo, precária infra-estrutura, isso por arrogância e ignorância de nossos politicos, sem visão de futuro, que só falam em Copa do Mundo. Ótima notícia, a American Airlines, a maior do Mundo em voôs ligando Poa aos Eua direto.

    Curtir

  4. Muito boa notícia!!!Que venha a América Airlines!!!

    Curtir

  5. “é a maior companhia aérea do mundo” tem cias beeeeeeem maiores

    Curtir

    • Para falar a verdade, a American Airlines é a maior companhia aérea do mundo sim. Têm cerca de 500 aeronaves e é a companhia que mais vooa no mundo, com cerca de quase 4000 voos diários. Também é a maior em numero de rotas. Portanto, não há outra maior.

      Curtir

  6. QUE LUXO!

    Curtir

  7. ALEGRIA…. ALEGRIA…… ENFIM!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  8. melhor que a AA , melhor seria a Delta… mas nao importa a companhia, o importante é ter vôos e se for direto melhor…

    uma pergunta tecnica, o B767- 3 ou 767-400 da American – que é provavelmente o equipamento que usarão nessa rota terá mais restrições de carga de o a330 da tap com a atual pista… sera que vai ser rentavel esse vôo?

    Concordo com os comentarios acima, enquanto poa nao melhorar a infra estutura turistica, não irá atrair ninguem… a começar pelo aeroporto…

    Curtir

    • Qaunto a sua pergunta técnica, a aeronave que provavelmente operará em POA será o Boeing 767-300. Essa aeronave não sofre restrições de carga no Aeroporto Internacional Salgado Filho. Já há voos diretos a Miami com essa aeronave destinados a fins cargueiros. Portanto, a rota se tornará rentável sim. Se crê, que é necessário um voo para Miami, também pelo fato de que serão cerca de 450 passageiros semanais que não passarão mais em São Paulo, ou no Rio de Janeiro. Isso acontece porque há sim um fluxo de passageiros entre POA e os EUA, não necessariamente Miami, mas outras cidades. Portanto, os passageiros gaúchos que voam para os EUA poderão também desfrutar de conexões mais confotáveis a partir de Miami para outras grandes cidades americanas.

      Curtir

    • Leonardo,

      Lamento por sua decepcao, mas como eu trabalho pra AA e sou de Porto Alegre, eu estou adorando a ideia e espero que esse acordo se concretize…

      Curtir

  9. Só não esquece que assim como muitos brasileiros vão para la saindo de Poa, eles tambem voltam, vai ter movimento certamente.

    Vai valer muito mais a pena ir para os Eua saindo de Poa, até mesmo para pessoas de outros estados, por que ir até São Paulo é fróid.. ja é um terror aqui, la é pior.

    Curtir

  10. Porto Alegre dificilmente se tornará “um destino turístico consolidado”. Esquece isso, ainda mais falando de americanos vindos de Miami, isso já é piada. Não poderia haver vôos diretos tipo: Buenos Aires-POA-Miami, Buenos Aires-POA-Londres, etc etc etc?

    Curtir

    • Concordo Marcelo.
      Não serão os americanos que irão tomar as ruas de Porto Alegre.
      Serão os gaúchos e catarinenses que irão invadir Miami para torrar dinheiro e aproveitar sua esplêndida orla.
      Mesmo assim acho uma boa um voo direto para Miami, assim como existe o voo para Portugal.

      Se um dia os estrageiros nos visitarem, será quando a gauchada tomar vergonha na cara e deixar o orgulho de lado, construindo uma cidade que aproveite e melhore seu potencial turístico.

      Curtir

  11. 1) Só falta o governo americano acabar com a palhaçada do visto!
    2) Existem brasileiros comprando imóveis em Miami, visto que é mais barato adquirir um imóvel lá do que aqui no mesmo padrão.

    Curtir

    • É mais barato adquirir qualquer coisa lá do que aqui no mesmo padrão.

      Curtir

    • Exato Julião. Acho que só comida é mais barato aqui. Quando eu trabalhava na Dell uns americanos que vieram para cá se impressionou em como tudo é caro por aqui.

      Curtir

      • Mesmo comida, no supermercado, lá é o mesmo preço ou mais barato do que aqui. Só em restaurantes, a comida lá é mais cara e, mesmo assim, existem exceções, pois as porções deles são bem mais exageradas.

        Curtir

      • Juliao, parece que ate a comida ficou mais cara neste momento, pois comer fora aqui nos Estados Unidos esta muito acessivel. E tambem as porcoes foram reconsideradas, em alguns restaurantes, estao um pouco menores e com precos melhores..

        Curtir

  12. Agora que o nosso déficit das nossas contas externas vai para o espaço.

    O que vai ter de sacoleiro trocando a Ciudad del Este por Miami.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: