Encontro define construção de Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre

Desenhado e doado por Oscar Niemeyer em 2008, o projeto do Memorial Luís Carlos Prestes receberá nesta quinta-feira, 25, às 17h, a assinatura final do arquiteto. Com ato, a prefeitura estará autorizada a liberar o início de construção do prédio que eterniza a memória desse ícone da história porto-alegrense e brasileira. O prefeito José Fortunati, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, o arquiteto responsável pela execução da obra, Hermes Teixeira da Rosa, representantes da Corrente Prestista e familiares de Prestes participam do encontro com o arquiteto no Rio de Janeiro.

A construção do Memorial Luís Carlos Prestes será feita pela FGF como contrapartida pela cessão de uso do terreno para a nova a sede da entidade, que servirá como base administrativa e de operações voltadas à Copa do Mundo de 2014. A área, de 10 mil m², está localizada na Av. Edvaldo Pereira Paiva esquina com a Av. Ipiranga e abrigará os dois prédios.

Para o prefeito Fortunati o memorial representa dois marcos fundamentais para a cidade. “A iniciativa ergue espaço de um resgate histórico necessário e será o primeiro projeto de Niemeyer a ser executado na Capital”.

A obra deve iniciar até o final do ano e ficará pronta em prazo de 18 meses.

Prefeitura de Porto Alegre

Para ler mais:  https://portoimagem.wordpress.com/2009/06/18/prefeitura-doa-area-a-fgf-e-memorial-prestes/


Parece que o projeto mudou conforme havia sido divulgado alguns meses atrás. Só foram divulgadas agora pela imprensa em geral estas imagens:



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

32 respostas

  1. Pessoal! Vamos pensar um pouco e raciocinar. Por que se erguem monumentos, memorial,etc ? É a memória viva da história para todos, mesmo para quem não viveu à época, para que os fatos políticos ocorridos , não fiquem esquecidos, tanto bons como ruins para o país.Servem de exemplo e ao mesmo tempo é um sinal vermelho de ALERTA . Antes de criticar ou elogiar qualquer político do passado, é essencial ler a biografia dos atores, como Getúlio, Brizola,Prestes,Jango, Borges de Medeiros. Ao tomar conhecimento da vida destas pessoas, ficamos mais atualizados, esclarecidos e em muitos casos ,os castelos de areia desmoronam.Se nos radicalizar, os vereadores iriam querer trocar nomes de Av e Ruas e botar abaixo monumentos e obras de arte. Mas, é meu pensamento, que quem desertou das forças armadas, assaltou bancos, robou armas e cometeu homicídios, nunca poderia ser homenagens como nome de logradouros ,de obras de arte,de praças, etc.

    Curtir

  2. Homenagear o líder da “coluna” que saqueou e queimou o que via pela frente e cujo propósito era transformar o Brasil em uma Coréia do Norte. Maravilha! Viva o RS! Ainda bem que nunca nos desligaremos do Brasil, senão o estado já seria uma Cuba sul-americana a esta altura.

    Curtir

  3. fazer uma homenagem no rs para luis carlos prestes, mostra bem a quem estao dando valor aos bandidos, porque se quisessem fazer uma homenagem a um gaucho que foi o maior estadista deste pais, seria a getulio vargas, o que fez o luis carlos prestes ao rs e ao pais, simplesmente um rebelde sem causa, queria um pais comunista digamos uma ditadura comunista, porque até agora os paises no mundo que foram comunistas e ainda algum o sao é atraves de ditadura, nenhum se instalou o comunismo com eleição, sempre foi atraves de ditadura e matando todos que se rebelram contra. atualmente quem tem liberdade e porte para andar armado sao os bandidos, as pessoas de bem vivem atras das grades e querem que entregem as armas para nao ter como se defender. e ainda dizem que os anos de chumbo foram da ditadura militar e agora que anos que estamos vivendo anos de morte e utilização de menores para fazer assassinatos?

    Curtir

  4. Eu já percebi que o pessoal do blog (que comenta) é mais de direita (talvez extrema-direita), mas vale lembrar todo o contexto histórico no qual viveu Prestes antes de condená-lo desta forma.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: