Encontro define construção de Memorial Luís Carlos Prestes em Porto Alegre

Desenhado e doado por Oscar Niemeyer em 2008, o projeto do Memorial Luís Carlos Prestes receberá nesta quinta-feira, 25, às 17h, a assinatura final do arquiteto. Com ato, a prefeitura estará autorizada a liberar o início de construção do prédio que eterniza a memória desse ícone da história porto-alegrense e brasileira. O prefeito José Fortunati, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, o arquiteto responsável pela execução da obra, Hermes Teixeira da Rosa, representantes da Corrente Prestista e familiares de Prestes participam do encontro com o arquiteto no Rio de Janeiro.

A construção do Memorial Luís Carlos Prestes será feita pela FGF como contrapartida pela cessão de uso do terreno para a nova a sede da entidade, que servirá como base administrativa e de operações voltadas à Copa do Mundo de 2014. A área, de 10 mil m², está localizada na Av. Edvaldo Pereira Paiva esquina com a Av. Ipiranga e abrigará os dois prédios.

Para o prefeito Fortunati o memorial representa dois marcos fundamentais para a cidade. “A iniciativa ergue espaço de um resgate histórico necessário e será o primeiro projeto de Niemeyer a ser executado na Capital”.

A obra deve iniciar até o final do ano e ficará pronta em prazo de 18 meses.

Prefeitura de Porto Alegre

Para ler mais:  https://portoimagem.wordpress.com/2009/06/18/prefeitura-doa-area-a-fgf-e-memorial-prestes/


Parece que o projeto mudou conforme havia sido divulgado alguns meses atrás. Só foram divulgadas agora pela imprensa em geral estas imagens:



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

32 respostas

  1. Pessoal! Vamos pensar um pouco e raciocinar. Por que se erguem monumentos, memorial,etc ? É a memória viva da história para todos, mesmo para quem não viveu à época, para que os fatos políticos ocorridos , não fiquem esquecidos, tanto bons como ruins para o país.Servem de exemplo e ao mesmo tempo é um sinal vermelho de ALERTA . Antes de criticar ou elogiar qualquer político do passado, é essencial ler a biografia dos atores, como Getúlio, Brizola,Prestes,Jango, Borges de Medeiros. Ao tomar conhecimento da vida destas pessoas, ficamos mais atualizados, esclarecidos e em muitos casos ,os castelos de areia desmoronam.Se nos radicalizar, os vereadores iriam querer trocar nomes de Av e Ruas e botar abaixo monumentos e obras de arte. Mas, é meu pensamento, que quem desertou das forças armadas, assaltou bancos, robou armas e cometeu homicídios, nunca poderia ser homenagens como nome de logradouros ,de obras de arte,de praças, etc.

    Curtir

  2. Homenagear o líder da “coluna” que saqueou e queimou o que via pela frente e cujo propósito era transformar o Brasil em uma Coréia do Norte. Maravilha! Viva o RS! Ainda bem que nunca nos desligaremos do Brasil, senão o estado já seria uma Cuba sul-americana a esta altura.

    Curtir

  3. fazer uma homenagem no rs para luis carlos prestes, mostra bem a quem estao dando valor aos bandidos, porque se quisessem fazer uma homenagem a um gaucho que foi o maior estadista deste pais, seria a getulio vargas, o que fez o luis carlos prestes ao rs e ao pais, simplesmente um rebelde sem causa, queria um pais comunista digamos uma ditadura comunista, porque até agora os paises no mundo que foram comunistas e ainda algum o sao é atraves de ditadura, nenhum se instalou o comunismo com eleição, sempre foi atraves de ditadura e matando todos que se rebelram contra. atualmente quem tem liberdade e porte para andar armado sao os bandidos, as pessoas de bem vivem atras das grades e querem que entregem as armas para nao ter como se defender. e ainda dizem que os anos de chumbo foram da ditadura militar e agora que anos que estamos vivendo anos de morte e utilização de menores para fazer assassinatos?

    Curtir

  4. Eu já percebi que o pessoal do blog (que comenta) é mais de direita (talvez extrema-direita), mas vale lembrar todo o contexto histórico no qual viveu Prestes antes de condená-lo desta forma.

    Curtir

  5. Como é que podem homenagear alguém que tentou instaurar no Brasil aquele comunismo ditatorial e sanguinário daquela época???
    Há tantas celebridades políticas e culturais para serem homenageadas no RS.

    Curtir

  6. Poxa… Povo que idolatra um cara que queria transformar o Brasil numa rússia tem mais é que se estrepar mesmo… Monumento a Luis Carlos Prestes? Treinado, recrutado e financiado pelo Partido Comunista da União Soviética? É o fim da picada. Depois reclamam do porquê cada vez mais Porto Alegre e o RS estarem andando para trás. Lamentável.

    Curtir

  7. Pelo que eu saiba o Caminho da Soberania seria em homenagem a Brizola, Goulart e Getulio. Esse do L. C. Prestes é outra obra, que vai ficar a frente do novo Fórum que estão construindo e ao lado da sede da Federação Gaucha de Futebol. Esses Memoriais tendem a ficar vazios, pois as mostras dificilmente muda. Exemplo disso é o Memorial do RS que vive vazio, enquanto o MARGS e o Santander aparece bastante gente.

    Curtir

  8. Na boa, aquele projeto original lá em cima é bizarro! É difícil eu gostar das obras do Oscar Niemeyer… é só concreto, concreto e mais concreto… nada coisas mais leves como vidro, metal,…

    O projeto divulgado pelo imprensa parece mais bonito, mas acho que não tenm nada a ver com o projetado por ele.

    Curtir

    • Bah, agora que vi… e ainda vão colocar um busto (que coisa mais antiquada!!) de um comunista em cima do prédio… afff!!

      Curtir

  9. Os ultimos renders ficaram BEM melhores que aquelas aberrações do Niemayer. Contudo, não vejo porque fazer um monumento a um sujeito que, se tivesse vencido, teria transformado o Brasil numa Cuba.

    Curtir

    • EXATAMENTE o que eu penso. Mas sabe como é, qualquer que foi contra a ditadura virou mocinho (ou presidente).

      Curtir

      • Bem lembrado Felipe X vão homenagear os caudilhos pampeanos, depois não sabem porque nós somos atrasados, somos o único lugar no mundo que comemora uma “revolução ” perdida.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: