Seminário debate o mobiliário urbano e as cidades

Palestrantes do seminário visitaram o Centro Histórico de Porto Alegre Foto: Guilherme Santos/PMPA

Representantes das cidades de Barcelona (Espanha), Santiago (Chile) e das capitais brasileiras Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba vêm a Porto Alegre discutir o mobiliário urbano e sua inserção na paisagem das cidades, em seminário nesta sexta-feira, 26, no Salão Diplomata do Hotel Embaixador (rua Jerônimo Coelho, 354). O evento “Mobiliário Urbano: do desenho à gestão – Construindo a Imagem da cidade” é promovido pela prefeitura, por meio do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE) e da Comissão de Análise e Implantação do Mobiliário Urbano (Caimu), e terá início às 9h, com abertura pelo prefeito José Fortunati.

Além dos painéis temáticos, serão apresentadas experiências das cidades de São Paulo, com o case “Cidade Limpa”, Rio de Janeiro e Curitiba. Também está prevista a participação do público com perguntas aos painelistas ao final do evento. As inscrições foram encerradas. O seminário é dirigido a gestores públicos, urbanistas, arquitetos, engenheiros, técnicos nas áreas de mobilidade, acessibilidade, turismo, cultura, meio ambiente, acadêmicos e público em geral.

Nesta quarta-feira, 24, alguns palestrantes que já chegaram a Porto Alegre conheceram o Centro Histórico da cidade.

Veja aqui a programação (doc)

16h30 – Debate aberto ao público, com a participação de todos os painelistas e representantes de entidades.

Painelistas

JOSEP MARIA SERRA MAJEM – Barcelona (Espanha) – Arquiteto e consultor de elementos e espaços urbanos, trabalha desde 2000 na Santa & Cole – Editora de Design, uma das mais importantes empresas do setor em Barcelona. Trabalhou em empresas ligadas à administração municipal de Barcelona (Impusa – Barcelona 92 e Barcelona Regional) em projetos de urbanismo. É autor dos livros Elementos Urbanos: Mobiliário e Microarquitetura – 1996 e Manual de Elementos Urbanos – 2000 para a coleção Espaço Público Urbano. Será responsável pelo primeiro painel: “Os Elementos urbanos e a Cidade”.

ALEJANDRO PLAZA ZARATE – Santiago (Chile). Arquiteto e Mestre em Urbanismo é Diretor de Área Urbana de Santiago do Chile desde 2001. Trabalha no planejamento e coordenação de ações urbanas, sua manutenção e controle de gestão. Atuou na Coordenação de Projetos Urbanos, em especial na Gerência do Plano de Estacionamentos Subterrâneos e no processo de implantação do Mobiliário Urbano através de licitação internacional. No painel, vai abordar “Gestão em vias públicas, parques e praças, uma tarefa permanente”.

MARIA LUISA AGUADO MARTÍNEZ – Barcelona (Espanha). Arquiteta pela Universidade Católica do Chile, com passagem pelo Instituto Pratt de Nova York, é Mestre em Arquitetura de Paisagem pela UPC de Barcelona. Ingressou na Prefeitura de Barcelona, no Serviço de Projetos Urbanos, onde trabalhou em inúmeros projetos do espaço público. Em 1989, passa a chefiar o Serviço de Atuação do Patrimônio Artístico, e passa a gerir os monumentos instalados no espaço público. Desde 2006, coordena o Departamento de Arquitetura e Projetos Urbanos, que tem entre suas competências o mobiliário urbano da cidade. O tema de seu painel é “Barcelona, o projeto e o Espaço Público”.

CLÁUDIA GRANGEIRO – RJ – É arquiteta urbanista da Prefeitura do Rio, atualmente no Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Trabalhou em projetos como da Rua e da Praça Nelson Mandela, em Botafogo, no projeto do Parque dos Patins, além de propostas para a Lagoa Rodrigo de Freitas e a área do entorno do Maracanã. No Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), trabalhou na elaboração dos Subsídios Técnicos Urbanísticos para o Edital de Licitação do Mobiliário Urbano e no gerenciamento da sistematização e do controle de implantação do mobiliário do Rio de Janeiro. Claudia Grangeiro apresentará o case intitulado “Mobiliário Urbano e a Paisagem do Rio”.

REGINA MONTEIRO – SP – Arquiteta urbanista, é especialista em Direito Urbanístico. Na Prefeitura de São Paulo desde 1976, coordenou a elaboração do novo Código de Obras e Polos Geradores de Tráfego, entre outros de interesse público. Foi assessora de Legislação Técnica e Urbanística na Câmara Municipal de São Paulo. Mais recentemente, trabalhou na elaboração e coordenação do Projeto Cidade Limpa. Atua no Movimento Defenda São Paulo. Atualmente, está à frente da Diretoria de Paisagem Urbana da São Paulo Urbanismo e da presidência da Comissão de Proteção a Paisagem Urbana (CPPU). No seminário, vai abordar o case “São Paulo, Cidade Limpa”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Eventos, Mobiliário Urbano

Tags:

5 respostas

  1. Senti a falta de um palestrante “designer” só arquitetos para desenhar mobiliário urbano? O que será da ergonomia, da semiótica…???

    Curtir

  2. Mais um para não fazer p…nenhuma. Aqui só fazem seminários. Fazer que é bom nada!!!!

    Curtir

  3. Nem tanto Ricardo, o Rio urbanizou muito bem alguns trechos da cidade, principalmente a orla. Podemos aprender algo com eles nisso. São Paulo eu realmente não sei o que temos a aprender com eles.

    Curtir

  4. Em um forum de boas praticas em urbanismo, as ultimas cidades do mundo que eu convidaria para expor suas experiencias seria SP e RJ. So’ se fosse um seminario sobre caos urbano, ai sim.

    Curtir

  5. Achei ótimo. Mas quero o Fortunati com papel e lápis na mão anotando tudo para por em prática depois.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: