Novo artigo do Gustavo Bartzen – O Guaíba visto do lado de lá

Orla da cidade de Guaíba - Foto: Gustavo Bartzen - Porto Imagem

Apesar de avistar Guaíba/RS da janela da minha casa, no bairro Nonoai (Zona Sul), nunca tinha visitado aquela cidade. Somos vizinhos, mas a viagem é de 35 km, passando pelas pontes do Guaíba e pela Estrada do Conde.

Notei que a orla, no lado de lá, tem estrutura de dar inveja a Porto Alegre. O Calçadão, mesmo simples, possui detalhes interessantes no piso e é bem conservado. Caminhar, correr ou andar de bicicleta sentindo a brisa do Guaíba? Do lado de lá é possível….

Leia o artigo completo, no site Porto Imagem, clicando aqui.



Categorias:Artigos

Tags:, , ,

11 respostas

  1. Com certeza, em alguns quesitos, Guaíba está na nossa frente! E já adianto aos leitores do blog, semana que vem trarei novidades da orla do extremo sul de poa!

    Curtir

  2. Bah, parabens Gustavo pelas fotos e texto…precisamos voltar la em Outubro quando eu estiver ai em POA!!

    Curtir

  3. Bah, muito mais bonita e agradável que a nossa orla.

    E vocês notaram também a parada de onibus na orla em Guaiba? Olhem a foto 21.

    Simples e muito melhor que as nossas de zinco.

    Curtir

  4. Excelente matéria, Gustavo ! ! !

    Ela tinha que seer mandada aos nossos políticos parlamentares, para os ambientalistas, para as associação de moradores, jornais, para o prefeito, para o aquele partido contra-tudo… tinha que ser distribuido pelas ruas…

    ____________________________________________________________________________

    O RicardoUK escreveu: “Já a orla de Porto Alegre mudou quase nada nos ultimos 15 anos”.

    Engano: a orla da cidade não mudou NADA nos ultimos 15 anos. Os barrancos estão todos lá, iguais.

    Curtir

    • Baita sacanagem… fizeram um parquinho de criança perto do Iberê (longe de tudo), onde os carrocheiros costumam parar para separar lixo… hahaha (pior que é verdade)

      Curtir

  5. Estou de boca aberta… não é nenhum luxo, mas é bem cuidado, limpo, bonito. Não é aquela reforma grotesca que fizeram na orla do bairro Assunção.

    E depois tem gente que ainda vem comentar aqui dizendo que queremos demais, que Porto Alegre é uma cidade sem grandes recursos… por favor…

    Curtir

  6. Bom artigo, Gustavo, de fato, Guaíba, apesar de muitas outras falhas, a orla foi bem cuidada, no verão é muito bom caminhar por lá, e curtir o ar vindo do rio. Seguindo mais adiante, tem uma praça, bem cuidada, onde as pessoas levam as crianças e curtem a área, com a bela paisagem do rio guaíba.

    Curtir

  7. Como eu falei com o Gilberto por email, eu morei meus 14 primeiros anos em Guaiba e pude perceber por estas fotos (faz tempo que nao volto, embora minha familia ainda tenha casa la’) que a quase totalidade destas melhorias no calcadao aconteceram nos ultimos 15 anos. Antigamente, a unica coisa que existia era o calcadao de concreto. Alem de terem dado uma “garibada” neste, incluiram alguns bancos, iluminacao, o proprio restaurante Caisinho, o trapiche, enfim… tudo muito simples, porque Guaiba nao tem horrores de dinheiro, embora seja uma cidade relativamente rica, mas que serve bem para a populacao aproveitar.

    Ja’ a orla de POA mudou quase nada nos ultimos 15 anos, em comparacao. Foram feitos muitos estudos e projetos, mas nada de concreto (nos dois sentidos). Ha’ online inclusive, no site da PMPA, estudos bem detalhados sobre a orla e o que esta precisa, o problema e’ fazer sair do papel.

    Curtir

  8. A dificuldade é vontade política.

    Curtir

  9. Ta louco, olha isso, é meu sonho pra orla..

    Pooo, qual a dificuldade de Porto Alegre ter isso?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: