Prefeito vistoria obras da Galeria Chaves

Primeira fase da reforma da Galeria Chaves está concluída Foto: Francielle Caetano / PMPA

O prefeito José Fortunati vistoria às 10h desta segunda-feira, 29, as obras da Galeria Chaves, ocasião em que será acionado o funcionamento das escadas rolantes que liberam a passagem entre as ruas dos Andradas e José Montaury. Este ato representa a conclusão da primeira etapa de obras da Galeria, cuja inauguração está prevista para setembro.

O prédio da Galeria Chaves foi projetado em 1936 pelo arquiteto, escultor e mestre Fernando Corona, com a colaboração de Nilo de Lucca. O prédio tem inspiração em palácios renascentistas e foi executado pela principal construtora da época, a Azevedo, Moura & Gertum. Ao ligar a rua dos Andradas à rua José Montaury, a Galeria Chaves inaugurou em Porto Alegre um tipo de equipamento comercial consagrado nas grandes capitais da Europa e América Latina naquele período – uma estrutura de caráter semipúblico, fazendo a conexão urbana entre vias do centro da cidade e abrigando comércio no pavimento térreo e apartamentos nos valorizados andares superiores.(fotos)

O prédio está sendo totalmente recuperado e devolvido ao uso pleno da comunidade porto-alegrense. Com investimentos de aproximadamente R$ 3 milhões de reais, foram restaurados os vitrais internos, elevadores de época, claraboia, pisos e as fachadas internas e externas, além da recuperação das coberturas e instalações elétrica e hidrossanitárias.

Para conforto dos usuários e sustentabilidade comercial do empreendimento foram realizadas inúmeras obras de modernização, respeitando os valores de patrimônio histórico protegido: duas escadas rolantes e elevador viabilizarão a acessibilidade universal; uma cobertura de vidro, conectando e protegendo a ligação entre os dois corpos edificados dará uma nova ambientação ao interior da galeria. O número de lojas será ampliado pela ocupação do antigo subsolo, passando de 42 para 56. O terraço voltado para a praça XV prevê a instalação de churrascaria, trazendo um de volta ao Centro Histórico esta tradicional oferta gastronômica.

Correio do Povo



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

5 respostas

  1. Dessa eu tive que rir! Vistoriar o que é/está bom?

    E vistoriar as calçadas, as paradas de ônibus, as praças, os monumentos etc, quando ele vai?

    Curtir

  2. Me chamou a atenção o esquecimento de uma iluminação “cênica” na fachada:

    De resto, muito bom. 🙂

    Curtir

  3. Adorei a reforma!

    Como é bom escutar boas notícias…

    Curtir

  4. ocasião em que será acionado o funcionamento das escadas rolantes que liberam a passagem entre as ruas dos Andradas e José Montaury.

    Gosto de ver como algumas notícias facetam os fatos.
    As escadas rolantes já estão funcionando a alguns dias 😉

    Ficou muito bonita a reforma conforme já foi demonstrando aqui no próprio blog
    https://portoimagem.wordpress.com/2011/08/24/imagens-da-nova-galeria-chaves/

    No meu ponto de vista ficou legal o contraste do piso antigo no piso da andradas, com o novíssimo piso em porcelanato no piso da José Montaury.
    Espero que mantenham assim.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: