Nossa grande Avenida

Clique nas fotos abaixo para ampliá-las

Londres possue Oxford Street, Paris tem a Champs Elisee, Sampa tem a Paulista, Madrid a Gran Via, Barcelona tem Las Ramblas. Qual é a grande avenida de nossa cidade? Com isso não quero me referir a comprimento e movimento, mas a uma grande avenida onde as pessoas possam andar de lá pra cá olhando as vitrinas, sentar nos cafés nas calçadas, visitar livrarias, praças, bares e restaurantes ao dia e à noite.  A coisa mais perto disso que me passa pela cabeça seria a Rua da Praia, mas ela não se encaixa em uma grande avenida.

A nossa Champs Elisee poderia  ser a Osvaldo Aranha: ela é ampla, elegantemente  recoberta por palmeiras imperiais, flanqueada pela Rendenção e bairros boêmios como o Bomfim. O que deu errado?

Se no passado não deu, acho que temos ainda uma oportunidade única na construção da Terceira Perimetral. A Carlos Gomes poderia ser nossa Gran Via. Mas não vejo lojas e cafés nela. Não vejo calçadas amplas e ordenadas e postes de iluminação bonitos. Não vejo monte de pessoas passeando a pé calmamente seguindo as vitrines. Não tem nada similar aqui  em sair as dez da noite pra passear na Rambla, ver as fontes iluminadas da Plaça Catalunya e depois  contornar o cais.

Que papel teria a administração municipal na criação de tais avenidas? Seria um processo natural e impossível de ser fabricado?

Estaríamos nós fadados a andar daqui pra lá e pra cá dentro dos shoppings e deixar para sentar nos cafés do Champs Elisee em visitas a Europa? A nossa chata reclusão aos corredores do Iguatemi é irreversível? Algum dia caminharemos em alguma avenida portoalegrense elegante numa noite quente e iluminada de Dezembro?



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

30 respostas

  1. Não consigo ver que o fetiche por prédios enormes faria a 3a perimetral ter mais vida. Os predios que temos lá hoje são todos de serviços, as 19hs horas boa parte estão vazios. O que precisaria ali é mais espaço para as pessoas caminharem e comércio de rua, ou seja, prédios menores e abertos para a rua.Mas aqui o que se constrói são blocões fechados e shopping centers. Mas vejo isso como limitação cultural… Mas realmente, com um metrô e a transformação do crredor do ônibus em passeios PARA AS PESSOAS e, quem sabe, ciclistas… mudaria muito.

    Curtir

  2. Avenida elegante de Poa? Tem, sim! A 24 de outubro e ruas adjacentes, incluindo a Pe. Chagas! Não é nos moldes das outras cidades, mas não acho que tudo precise ser igual! C/a revitalização do porto, eu espero por um lugar c/cafés, restaurantes, danceterias e talvez um calçadão p/passear à noite à beira do Guaíba, parecido c/o porto de Barcelona! E depois tem o projeto de despoluição da praia de Ipanema, então a partir daí, suponho que vai evoluir, e senão, melhorar!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: