Nossa grande Avenida

Clique nas fotos abaixo para ampliá-las

Londres possue Oxford Street, Paris tem a Champs Elisee, Sampa tem a Paulista, Madrid a Gran Via, Barcelona tem Las Ramblas. Qual é a grande avenida de nossa cidade? Com isso não quero me referir a comprimento e movimento, mas a uma grande avenida onde as pessoas possam andar de lá pra cá olhando as vitrinas, sentar nos cafés nas calçadas, visitar livrarias, praças, bares e restaurantes ao dia e à noite.  A coisa mais perto disso que me passa pela cabeça seria a Rua da Praia, mas ela não se encaixa em uma grande avenida.

A nossa Champs Elisee poderia  ser a Osvaldo Aranha: ela é ampla, elegantemente  recoberta por palmeiras imperiais, flanqueada pela Rendenção e bairros boêmios como o Bomfim. O que deu errado?

Se no passado não deu, acho que temos ainda uma oportunidade única na construção da Terceira Perimetral. A Carlos Gomes poderia ser nossa Gran Via. Mas não vejo lojas e cafés nela. Não vejo calçadas amplas e ordenadas e postes de iluminação bonitos. Não vejo monte de pessoas passeando a pé calmamente seguindo as vitrines. Não tem nada similar aqui  em sair as dez da noite pra passear na Rambla, ver as fontes iluminadas da Plaça Catalunya e depois  contornar o cais.

Que papel teria a administração municipal na criação de tais avenidas? Seria um processo natural e impossível de ser fabricado?

Estaríamos nós fadados a andar daqui pra lá e pra cá dentro dos shoppings e deixar para sentar nos cafés do Champs Elisee em visitas a Europa? A nossa chata reclusão aos corredores do Iguatemi é irreversível? Algum dia caminharemos em alguma avenida portoalegrense elegante numa noite quente e iluminada de Dezembro?



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: