Será que essa torta precisava ficar ?

Será que esta árvore torta e totalmente nada a ver no meio da Praça da Alfândega precisava ficar ali ?



Categorias:Parques da Cidade, Revitalização do centro

Tags:,

47 respostas

  1. sausausahuhasuas…

    meu deus, é só uma arvore, o ar do centro não vai ficar mais limpo ou mais sujo por isso.
    sausahuuashashuashsaaus

    Vão “assassinar” a arvore, eu vou rir muito se colocarem uma plaquinha ali escrito “RIP, por uma arvore assassinada”

    Vi uma assim na Nilo ano passado, tive ataques de risos… huhuhauashuashuhasuhsuhasu

  2. A questão é maior do que essa: quem decidiu, e com base em que critérios, que árvores deveriam ser assassinadas para satisfazer uma tara pseudo-arquitetônica da claque mandante na Prefeitura????
    Francamente, quando “revitalização” do centro começa por MENOS árvores na região mais poluída da cidade, e não mais, tem alguma coisa muito errada aí.

  3. Quando eu vi esta foto, antes mesmo dessa postagem, foi a primeira coisa que pensei… Para que aquela árvore só com um galho torto? Devem ter um bom motivo, pois poderiam ter plantado uma nova muda de árvore ou simplesmente deixar somente o calçamento.

    Gilberto, seja crítico mesmo! Parabéns! Continue assim. Pois foram os conformistas que deixaram esta cidade se transformar num caos.

    Admiro outros povos e nações por serem perfeccionistas no que fazem. E tudo funciona muito bem. Aqui, no país do JEITINHO BRASILEIRO, nada funciona corretamente. É puxadinho pra cá, é puxadinho pra lá.

  4. se a arvore coloca as pessoas em risco, que corte.
    Caso contrario, não precisa.
    =D

    Arvores tortas são legais
    ashusahusau

    • Pessoal, eu estou me referindo a uma melhora no paisagismo da praça. Apenas isso. Não é preciso polemizar. E eu não tenho nada contra aquela árvore nem contra qualquer outra. Acho que ninguém entendeu o meu ponto de vista. Barbaridade ! Só que num país desenvolvido ela não ficaria ali. Seria transplantada para outro lugar, talvez até na própria praça, mas não ali.

      • Pois é, em qualquer lugar do mundo trocaria-se a árvore, se fosse o caso, sem dramas, mas aqui… Parece que o pessoal perdeu a noção de proporcionalidade.

      • O que o Guilherme aponta, aqui como em outros posts, é a falta de critério, a falta de NOÇÃO com que se decide a gestão dos espaços públicos da cidade. Árvores saudáveis foram mexidas e esse semi-toco ficou ali “preservado”. Enquanto se permite descaracterizar a arborização de uma praça central sem maiores debates, se levanta uma histeria coletiva sobre a reurbanização do Cais do Porto como se ali fosse um Xangri-lá ecológico. É pura falta de visão de mundo mesmo, somos reféns do provincianismo e da gestão do achismo, na área ambiental como nas demais.

  5. Alguém sabe o que que tá sendo construído ao lado da Condor, na frente do aeroporto?

  6. Existem problemas estéticos mais graves na praça do que a árvore.

  7. Ate’ a simetria de uma simples arvore o pessoal reclama, ai fica dificil! A realidade e’ que o porto-alegrense em geral e’ muito critico, para o bem e para o mal. Alias, se nao fosse critico, o Gilberto provavelmente nem teria criado este blog. A proposito, que outra cidade do Brasil tem um blog como esse para se discutir questoes pertinentes? Ate’ nisso Porto Alegre e’ vanguarda, vejam so’.

  8. Essa árvore é o modelo de como os porto-alegrenses tratam as questões de sua cidade: radicalismo nas coisas desimportantes e desleixo nas significativas.

    • Perfeito. Finalmente alguém sintetizou tudo que se comenta aqui nesse blog. Acho que com esse comentário podemos encerrar e ir pra casa.

  9. Bah, mas até de uma árvore torta se fala mal… Deixem a árvore em paz!

  10. Eu sou leigo, mas acho que essa árvore já não tem mais idade para ser replantada em outro lugar. O que mais me incomoda nessa foto são os bancos de praça, horrorosos.

  11. Poderia sim ser retirada e plantada outra no local, de preferência uma árvore pequena.

  12. Para mim, nenhuma delas nessa praça precisaria ficar.

    • O Centro de Porto Alegre é um forno insuportável nos dias quentes onde não tem árvore! Esse local só é termicamente melhor do que os outros por causa delas. Engana-se quem acha que elas não tem nenhuma utilidade.

  13. Eu vou questionar para sempre a decisão de utilizar estes pedregulhos irregulares e desencontrados como piso para a praça. Eu entendo que se quer manter o aspecto original do local, mas para isso vamos ignorar completamente a acessibilidade? Porque não podemos manter o aspecto da praça utilizando paralelepípedos regulares, colocados de forma nivelada?

    Pra não citar o óbvio problema de manutenção. Essas pedras portuguesas começam a soltar e fazer buracos rapidinho

    • Concordo!
      É incrível como não planejam as coisas para durar por muito tempo.
      Acho que fazem mal feito de forma proposital, pois daqui 10 anos farão nova licitação para arrumar tudo de novo.

  14. Deixem a coitada…

  15. “Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las” Voltaire

    Neste caso, discordo da direção ao qual a pergunta do tópico nos condiciona a pensar, não vejo mal na árvore torta, até porque com exceção dos eucaliptos, todas as demais o são 🙂

    Acredito que com um bom jardim, calçamento e com os demais cuidados com a praça, a árvore torta torne-se um pitoresco atrativo.

    Salvem a árvore!!!
    Abraços,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: