Mais uma “praça” da cidade

Nem sei se podemos chamar de praça, mas o que você vê abaixo deveria ser uma. Era para ser um local florido, com a calçada inteira e bancos decentes. Enfim, um ambiente prazeiroso bem ao lado do viaduto da Santa Casa. O que vemos? Um monumento ao centro, com chão batido em volta. O calçamento incompleto e com poças d’água. O que salva é a arborização.

Como o objetivo não é “malhar” a cidade, ou fazer crítica pela crítica, abaixo uma solução, um exemplo. Veja como é uma praça em Nova Petrópolis/RS, município localizado a menos de 100Km de Porto Alegre.



Categorias:Centro Histórico, Mobiliário Urbano, Monumentos, Parques da Cidade

9 respostas

  1. amigos, moro na vila ipiranga e nesses lados daqui o que não falta é praça.Porém quase todas são feias, mas também penso que tem gente com o espírito maligno de destruição e sujeira. Como agir?

  2. Eu passei hoje por essa praça e vi que ela tava cercada com fitas, alguns cavaletes da SMOV… alguém sabe o que vão fazer?

  3. “REVOLUÇÃO URBANA” como li numa propaganda da prefeitura em uma banca de revistas, ou “UMA NOVA PORTO ALEGRE”…

    Gilberto: tu achas possível agendar uma audiência do blog com o prefeito? Escolheríamos um grupo de participantes, escolheríamos alguns posts interessantes e comentários dos frequentadores (posts escolhidos A DEDO!) e reinvidicaríamos melhorias… (claro que teremos que ouvir todo o blá blá blá dos políticos). Que tu imaginas da ideia?

  4. Fico impressionado com o total descaso não só da prefeitura mas da população em geral com o ambiente publico coletivo. Não há uma praça, um jardim, canteiro, arvore podada ou uma calçada sem buracos em Porto Alegre. Para mim o nível de civilidade de uma sociedade mede-se a partir do zelo pelo que é publico e compartilhado. Tudo o que se desenvolve hoje nesta cidade é privado, tem que ser pago não é compartilhado. Enquanto isso vamos nos trancar dentro de um shopping ou em um condomínio fechado.

  5. adoro NP (nova petrópolis) .. aquele festival que acontece todos os finais de semana é surreal, tipo um sonho.. é dentro de uma praça gigante, mas cobram entrada, que vale a pena.

  6. Vitor, acho que essa aí do centro é ruim até para o padrão de POA, é de chorar.

    Pessoal do blog, acho que teve um post há menos de uma semana sobre a mesma praça…

  7. As praças das cidades do interior são muito mais bem cuidadas do que as praças de POA, fato. Agora, todos nós sabemos o porque, mas o que fazer?

  8. Já postei aqui outras vezes: dá pra contar nos dedos quantas praças existem em bom estado de conservação. E posso garantir que essas são todas “praças adotadas” por alguma empresa ou empreendimento, como são a Praça Itália (Praia de Belas Shopping) e Parcão (Cia. Zaffari e Moinhos Shopping).

    Até mesmo a Praça Dr. Maurício Cardoso, em pleno Moinhos de Vento, encontra-se em estado “pré-amazônico”. Mesmo com sol não me arrisquei a entrar mato a dentro.

Faça seu comentário aqui: