Projetos viários qualificam o trânsito de Porto Alegre

Equipes da EPTC instalaram novas placas de trânsito na rua João Moreira Maciel Foto: Guilherme Santos/PMPA

Somente neste ano, 490 projetos viários de trânsito foram elaborados em diversas ruas da Capital. São novas sinaleiras, tachões, lombadas, travessia de pedestres, modificações em sentido de vias, pinturas indicativas no solo, placas de sinalização, entre outros. Muitos dos projetos, avaliados pelos técnicos da Gerência de Planejamento de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), são realizados a pedido dos moradores, comunidades e escolas.

“A engenharia de trânsito, junto da fiscalização e da educação, são os alicerces da mobilidade urbana. Por isso, mantemos um diálogo constante com os moradores, ouvimos suas sugestões e avaliamos todas as possibilidades. Nosso objetivo é garantir uma maior segurança e a fluidez ao trânsito”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Intervenções – São diversos os exemplos, como a implantação de semáforos inteligentes na extinta rótula da Nilo Peçanha, que apresentou uma significativa melhoria na fluidez da região, reduzindo os congestionamentos. Na avenida José de Alencar, próximo da Paes de Andrade, foi implantada uma sinaleira para pedestres, com gradis orientando a travessia, beneficiando 1,4 mil pessoas que circulam na região. A Otto Niemeyer, na Zona Sul, foi revitalizada em toda a sua extensão, com novas placas, faixas e intervenções viárias, como nos cruzamentos com a Cavalhada e Wenceslau, pontos de grande fluxo. Com vistas à Copa do Mundo, foram implantadas placas turísticas bilíngues no Centro Histórico. As próximas regiões a receber as sinalizações serão a do Aeroporto, Castelo Branco e Farrapos.

“Nosso trabalho é diário. Os projetos seguem sendo elaborados e analisados pelos técnicos. Atualmente, estamos revisando a Terceira Perimetral e estudando um binário para as avenidas Presidente Roosevelt e São Paulo, além dos diversos pedidos da população”, disse a gerente de Planejamento e Circulação de Trânsito da EPTC, Carla Meinecke.

Quem tiver uma sugestão para melhorar o tráfego de sua região pode dirigir-se ao Atendimento ao Cidadão da EPTC (avenida Érico Veríssimo, 100), fazer um protocolo e acompanhar seu pedido. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 156 ou no site http://www.eptc.com.br.

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:

3 respostas

  1. Eu estava bem contente até ler: fazer um pro-to-co-lo. Hmmmmmm…século XXI gente: email, agilidade. Acham que alguém vai ter tempo para pro-to-co-lar algo hoje em dia? Heim?

    Curtir

    • Isso mesmo. Fazer um protocolo. O cara tem que ir até lá na EPTC presencialmente. Depois esperar e TALVEZ algo seja feito. É uma boa tática para que lhe deixem quieto.

      Eu passo por uma esquina que tem péssima visibilidade (Pe Schoeler com Dna Laura). Entrei nos sites de SMOV e EPTC e pedi providências. SMOV ao menos me respondeu. EPTC nem isso.

      Curtir

  2. Como a EPTC é eficiente…

    – permitindo a ocupação absurda e aleatória do leito de circulação: em ruas importantes, admite-se estacionamento até mesmo em ambos os lados das vias – Pedro Ivo, por exemplo.

    – absoluta incompreensão da realidade do dia-a-dia, com mãos duplas onde deveriam ser únicas (ex. Rua Regente e Pedro Ivo: rota preferencial bairro-centro).

    – ausência de fiscalização onde ela é necessária (faixas de pedestre): coibir atentados à integridade cometidos por assassinos ao volante

    – presença da mesma para multar indiscriminadamente, apenas com objetivo arrecadatório.

    – e por aí vai, daqui a pouco a cidade para, e a culpa é do excesso de veículos – haja transferência de responsabilidade!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: