Conferentes de carga e descarga preparam ação para barrar a obra
Após o Estado divulgar ter ultrapassado as barreiras que impediam a revitalização do Cais Mauá, na Capital, um novo obstáculo surge. O Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos Fluviais do Rio Grande do Sul garante que um decreto federal regulando áreas portuárias foi ignorado e que, em função disso, de nada vale a documentação já assinada, permitindo revitalizar a área. A entidade já questionou o contrato no Supremo Tribunal Federal (STF) e prepara uma Ação Popular (medida para barrar atos lesivos ao patrimônio público) a fim de impedir a revitalização.
Além disso, o sindicato entende que o valor que a iniciativa privada vai pagar para administrar a área (R$ 2,5 milhões/ano) é muito baixo. “É botar fora um patrimônio que é público”, avaliou Eduardo Rech. O presidente disse ser contrário à revitalização da forma como está sendo proposta. Segundo ele, a área utilizada, da Usina do Gasômetro à rodoviária, é muito ampla e vai restringir a atividade portuária: chegada de navios para carga e descarga e até o embarque e desembarque de pessoas, em um futuro próximo (hoje não há essa operação). Rech defende que a obra não passe do Pórtico de Entrada do Cais.
Depois de sucessivos embaraços envolvendo a área onde vai ser executado o projeto do Cais Mauá, o governo do Estado comunicou no início de agosto que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o encaminhamento da documentação para a obra. O prefeito da Capital disse, na ocasião, que a previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2012. De acordo com José Fortunati, os porto-alegrenses e visitantes já contarão com parte do Cais Mauá na Copa de 2014.
Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá
Alguém tem o e-mail deste Eduardo Rech?
Eu acho ótimo sairmos de criticas virtuais para algo mais concreto. Sou super favorável de ocorrer encontros regulares (sei la, 1x por mês?) com objetivos e estratégias claras para pressionar as partes interessadas a efetivarem esses projetos que podem mudar a realidade dessa cidade.
Está na hora de acabar com abusos, críticas depreciativas a outras pessoas/clas-ses/organizações/partidos e sermos mais conscientes que a opinião de todos é válida, MAS apesar disso, devemos pressionar para atingir os NOSSOS INTERESSES de forma justa.
Sei que o pessoa aqui já se conhece, mas acho que há espaço para ações mais concretas sejam pensadas com o auxilio de mais pessoas. Quem sabe deixamos de ser meros espectadores para protagonistas desses projetos que dependem de pressões políticas? Precisamos ser vistos, ouvidos e respeitados, afinal também fazemos parte dessa sociedade repleta de políticos, sindicalistas, ambientalistas, ONG’s e etc.
Qual é o papel social do blog? informar os interessados com notícias sobre os projetos ou aglutiná-los e liderá-los em prol de um objetivo em comum?
Se eu pudesse escolher, eu escolheria a segunda opção.
Dia 23 de Outubro chego em POA e fico por um mes…o Gilberto me conhece, estarei “prontinho” para fazer um piquete de protesto na frente da prefeitura e/ou Piratini!!…e quem sabe ainda descolamos uns canapes que tenham sobrado das centenas de seminarios, reunioes, palestras que o Fortunatti gosta de frequentar, ne??
Podemos marcar a partir do dia 3 de novembro. Antes não estarei em POA (férias, uma semana)… Mas vamos marcar algo com todos do Blog com certeza ! Antenem-se pessoal !!!
Está mais do que na hora de nós aqui do blog fazermos alguma coisa e evitar que algum sindicato, instituição, seja lá quem for tente barrar novamente essa revitalização. Não sei oq sugerir, mas se precisarem ajuda pra invadir o palácio e falar com o Sr. Atraso Genro, Fortunati e afins, irei especialmente ai e dar a minha força e participação. Está ficando insuportável essa situação de vai não vai, temos que dar um basta nisso. Meus instintos mais primitivos estão a flor da pele só de pensar que tem gente por tras disso tudo apenas por maldade e politicagem…
Wow, finalmente alguem sensato!!….isso e’ o obvio, tem que afrontar fisicamente e intimidar essa cambada de bastardos!! Fora isso, nao ha outra solucao. E isso vale para esses protestos contra a corrupcao tambem. santo remedio cura ate’ gripe.
Qualquer pessoa pode entrar na justiça contra o que quiser, o lamnetável é a Rádio Guaíba ter dado tanto destaque para umas idéias absurdas como esssas, retorno a atividade portuária, “privatização”, que praticamente ninguem leva a sério.
Escrevi para a Guaíba manifestando a minha opinião. Onde está o contraditório?
Esse é o email: ouvinte@radioguaiba.com.br
Acho que no minimo podemos reclamar que entrevistem alguem do Governo do Estado, ou da Prefeitura, defendendo a revitalizacao pelo mesmo tempo. Nao pode ficar assim, só temos problemas, a mídia quase nao comenta e a populacao fica sem tomar conhecimento, e quando comenta é so para trazer mais problemas, trazendo informaçoes distorcidas sobre a revitalizacao. Nao sabem o que é um arrendamento? o que tem de privatizacao nisso….?
Enquanto a “choradeira” continua aqui no blog, os ecoxi*tas usam de “vias legais” para barrar projetos que beneficiem a populacao.
Eu não entendo de que forma associar ecoxiitas (pensei que esse termo fosse banido aqui do blog) com esse sindicato. Será que não há associação deturpada da realidade nesse comentário?
Ah………..eu tinha CERTEZAAAAAA.
Comentei anteriormente em outra noticia e torno a repetir… essa história da revitalização do cais está pior que disco quebrado (ou riscado, sei lá). Parece que de tempos em tempos, as mesmas notícias são divulgadas – uma hora é algo do tipo “resolvido impasse”, “agora vai”, tempos depois vem “fulano entrou com ação para barrar revitalização”, “siclano não concorda com o projeto do jeito que está” e por aí vai. E nisso, o tempo está passando e absolutamente nada foi feito. Quando PoA vai acordar pra vida?