Cais Mauá: sindicato sustenta que contrato permitindo a revitalização é nulo (mais gente contra a cidade)

Conferentes de carga e descarga preparam ação para barrar a obra

Após o Estado divulgar ter ultrapassado as barreiras que impediam a revitalização do Cais Mauá, na Capital, um novo obstáculo surge. O Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos Fluviais do Rio Grande do Sul garante que um decreto federal regulando áreas portuárias foi ignorado e que, em função disso, de nada vale a documentação já assinada, permitindo revitalizar a área. A entidade já questionou o contrato no Supremo Tribunal Federal (STF) e prepara uma Ação Popular (medida para barrar atos lesivos ao patrimônio público) a fim de impedir a revitalização.

Além disso, o sindicato entende que o valor que a iniciativa privada vai pagar para administrar a área (R$ 2,5 milhões/ano) é muito baixo. “É botar fora um patrimônio que é público”, avaliou Eduardo Rech. O presidente disse ser contrário à revitalização da forma como está sendo proposta. Segundo ele, a área utilizada, da Usina do Gasômetro à rodoviária, é muito ampla e vai restringir a atividade portuária: chegada de navios para carga e descarga e até o embarque e desembarque de pessoas, em um futuro próximo (hoje não há essa operação). Rech defende que a obra não passe do Pórtico de Entrada do Cais.

Depois de sucessivos embaraços envolvendo a área onde vai ser executado o projeto do Cais Mauá, o governo do Estado comunicou no início de agosto que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou o encaminhamento da documentação para a obra. O prefeito da Capital disse, na ocasião, que a previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2012. De acordo com José Fortunati, os porto-alegrenses e visitantes já contarão com parte do Cais Mauá na Copa de 2014.

Correio do Povo /Radio Guaíba

Ouça o cara falando aqui.



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: