Obras da ciclovia da Ipiranga começam em setembro

Um passeio ciclístico no Dia Mundial sem Meu Carro, em 22 de setembro, marcará o início das obras da ciclovia da avenida Ipiranga. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 5, pelo prefeito José Fortunati, durante o ato de entrega do projeto executivo da obra pelo diretor de expansão do Grupo Zaffari, Cláudio Luiz Zaffari, no Paço Municipal. A ciclovia de 9,4 quilômetros ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho.

O novo caminho para bicicletas será às margens do Arroio Dilúvio, terá duplo sentido de circulação e mudará de lado em alguns pontos da avenida, para melhor aproveitamento de espaço do talude. A faixa será exclusiva para bicicletas, segregada ao tráfego de veículos e terá piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.

De acordo com Zaffari, o projeto desenvolvido servirá de parâmetro para a instalação de novas ciclovias, pelo aprofundamento técnico da proposta, que atende normas técnicas internacionais de segurança.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre (matéria completa)

nota 1: A julgar por esta matéria, parece-me que, por ser uma obra “adotada” pela iniciativa privada, os padrões de projeto e construção serão muito superiores àqueles adotados nas outras ciclovias da cidade – provavelmente a um custo muito menor. Torçamos por isso.

nota 2: Estamos interessados em ver o projeto de engenharia desta ciclovia. Se alguém encontrá-lo, passe para nós 🙂



Categorias:Outros assuntos

7 respostas

  1. Concreto além da durabilidade tem menor absorção e reflexão do calor ( e devem ter vários tipos desse material) e quanto a arborização das ciclovias como a feita na fretne do Barra Shoping o secretário nem falou nada, sinal, que não esta previsto essa intervençao…
    Fiquei bastante admirado pela falta de criticidade e reflexão mais profunda do representante dos ciclistas que só fazia propaganda e “jogava confete” no realizado até agora pela PMPOA e bastante otimista com o que virá por aí…

    Curtir

    • Everton, entre os ciclistas há pessoas com opiniões muito diferentes uma das outras. O Lagartixa, que eu conheço pessoalmemente, não é “representante dos ciclistas”! Ele é presidente da ACZS (Associação Ciclística Zona Sul), e costuma ter um discurso bem mais otimista do que a maioria. Existem muitas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte, uns são mais críticos, outros menos.

      A ciclovia da Restinga, até onde eu me informei na EPTC, foi feita com recursos do Plano Diretor Cicloviário, não é uma obra privada. A falsa ciclovia da Diário de Notícias tem relação com o Barra Shopping, mas não sei se foi 100% bancada pela iniciativa privada.

      A futura ciclovia da Ipiranga vai ser bancada pelo Praia de Belas e pelo Zaffari por causa de contrapartidas (existe uma lei aprovada em 2009 em Porto Alegre que a cada número X de estacionamentos criados pela iniciativa privada, eles devem bancar X metros de ciclovia).

      Muitos erros graves foram feitos na construção das ciclovias da Restinga e Diário de Notícias, e a EPTC prometeu que eles não vão se repetir (tenho tudo isso gravado).

      Se quiser se informar mais:
      http://vadebici.wordpress.com/2011/07/12/o-que-as-leis-do-plano-cicloviario-de-poa-garantem-as-pessoas-e-poucos-sabem/
      http://vadebici.wordpress.com/2011/08/18/relatorio-final-do-plano-cicloviario/

      Curtir

  2. sobre a ciclovia da Restinga: vergonha total essa desculpa, uma admissão de incopetência. Se existiam obstáculos, o projeto devia ter previsto soluções adequadas para eles.

    sobre a ciclovia do Barra: parece-me que agora adicionaram uma calçada para pedestres ao lado da ciclovia. Com isso, esta ciclovia já está bem próxima de padrões europeus.

    sobre a escolha de asfalto: não chega a ser um piso ruim para ciclismo, mas eu tenho minhas dúvidas se um paralelepípedo bem nivelado (como foi feito no Barra) não seria mais barato

    Curtir

  3. Senão me engano a ciclovia da Restinga também foi feita com verbas de compensações sociais provenientes da iniciativa privada..a do Barra Shoping tabém foi realizada em moldes parecido..não tem grande sinalização, arborização entre outras coisas….
    Escutei radio de madrugada ( Gaucha com Sara Bodwsky) no dia 06.09 na 3 f, e por sinal, havia uma discussão sobre a implantação da Programa cicloviarina na cidade com o Caparelli do EPTC e o presidente da Assoc. de Ciclistas da Zona Sul, o Lagartixa.

    Indaguei ao vivo o porquê do custo do km implantado em POA ser muito maior que a do RJ ( 1 milhao no RJ por 1, 5m em POA, sendo que no RJ tem concreto colorido, guard rail, placas de sinalização, etc..) e sobre o monstrengo da Restinga com postes no meio da faixa, abrigo, sem pintura, equipamentos de segurança ou sinalização…

    A primeira pergunta ficou sem resposta, já que respondeu que o conforme o terreno teria que haver grandes intervençoes que teriam grande custo..

    Fiquei refletindo se no RJ tb não teria o mesmo problema..só que lá, com todo histórico de super-faturamento de obras, desvios, etc…realizaram obras com melhor qualidade e menor custo!!!

    Sobre a ciclovia da Restinga falou que ao implantarem “perceberam” uma série de obstaculos que serão removidos/adequados já que a obra não esta terminada….

    Quanto ao tipo de uso de material construtivo para pavimento ( que também questionei) o Lagartixa ( representante dos cicistas) que faz parte de uma espécie de conselho da PMPOA na implementação do Plano Cicloviario rasgou grandes elogios a tudo que foi construido (” – A cidade esta passando por um grande processo de transformação.., disse ele”). Também comentou que o ASFALTO que o material mais adequado já que foi testado e não tem atrito sendo melhor para pelalar…

    Após ouvir isso, desliguei o rádio e fui tentar dormir…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: