Carris testa ônibus híbrido e biarticulado

Através de uma parceira com a Volvo, a Carris testará dois novos modelos de veículos. O ônibus híbrido paralelo chega quinta-feira, 15, para as linhas T5 e T9 por 15 dias. e o biarticulado será testado na linha T 11 sem data definida e também por 15 dias.

O ônibus híbrido paralelo funciona com dois motores (um elétrico e outro a diesel) e foi experimentado em Curitiba com aprovação pelos usuários. Apesar de ser um veículo mais caro, o funcionamento dos dois motores possibilita reduzir em até 90% a emissão de gás carbônico (Co2) e consumir menos 35% de combustível. Seus motores atuam juntos ou individualmente. O elétrico é acionado em arrancadas, freadas e nas velocidades de até 20 quilômetros por hora. O motor a combustível funciona em altas velocidades e alimenta o motor elétrico.

Segundo o presidente da Volvo na América Latina, Luis Carlos Pimenta, esse projeto é resultado de dez anos de estudos e pesquisas em tecnologia direcionados à sustentabilidade. É por ser menos poluente e mais econômico que a Carris optou por testá-lo.

O biarticulado tem duas articulações sanfonadas, é mais longo, equivalendo a três ônibus convencionais e possibilita o transporte de 280 passageiros. A ideia de adquirir esses modelos surgiu com a experiência de outras cidades e os preparativos para a Copa de 2014.

Os dois veículos fazem parte de uma política de melhoria de serviços da Carris. A companhia pretende atingir um alto padrão de qualidade, desenvolvendo estratégias que vão ao encontro das novas necessidades dos usuários, que são agilidade, comodidade, segurança, economia e de um transporte sustentável na capital gaúcha. São estratégias e benefícios para a Copa de 2014 que permanecerão após sua realização.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:,

7 respostas

  1. Este ônibus para 280 passageiros com certeza será pequeno para o número de pessoas que pegam o T11 no sentido Aeroporto – Zona Sul pela manhã, mas já é um avanço considerável.

    Precisaríamos de um ônibus para 400 passageiros (eu sei que é impossível), quem anda de ônibus sabe como as coisas funcionam.

    Curtir

  2. “A companhia pretende atingir um alto padrão de qualidade, ”

    Alto? Padrão? Qualidade?

    Se isso significar que linhas como o T9 não vão mais ficar 20 minutos dando volta na bela vista, começo a acreditar…

    Curtir

    • HAHAHA concordo contigo nesse aspecto! Mas essa linha é uma exceção. Quase todas linhas da Carris são bem diretas, a T9 realmente é bem longa.

      Mas falando em padrão de qualidade, a Carris vence as outras companhias que operam em Porto Alegre facilmente, grande parte dos ônibus da Carris são modernos. Se tu for ver um ranking brasileiro, ela tá bem em cima em qualidade.

      -> Eu não falei que ela é perfeita <-

      Curtir

      • No atendimento sim, pois são concursados..mas em qualidade de carros, atualmente a Tinga já passou.

        É a que tem os melhores ônibus..
        E agora inovou com os únicos articulados de Poa que têm ar condicionado, sendo que um dos modelos que é BRT, até fala!

        Curtir

        • Eu nunca andei nos da Tinga, na verdade, mas na aparência externa notei o que eu disse acima.
          Gostaria de ver esse ônibus que tu falou, parece bem interessante.

          Curtir

  3. Eu gostaria de fotos.

    Curtir

  4. Isso sim é um ônibus decente, e não as p…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: