Rua de Porto Alegre ganha fama de ‘mais bonita do mundo’

FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE

FOLHA DE SÃO PAULO

Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser “a mais bonita do mundo”.

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar.

Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o “túnel de árvores” se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

O apelido “pegou” e a rua ficou famosa na internet. “Traduziram [textos sobre o lugar] para inglês e tailandês. Passou a ser um viral”, diz o artista gráfico César Cardia, 59, da associação de moradores do bairro. Ele tem um blog sobre a via (goncalodecarvalho.blogspot.com).

A divulgação deu certo: o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada.

Como bônus, a rua ainda foi declarada “patrimônio ambiental” pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre. “Volta e meia tem gente aqui tirando fotografia”, diz a moradora Silvana Pires, 45.

Veja as fotos no slideshow:

Este slideshow necessita de JavaScript.

FOLHA DE SÃO PAULO

_________________

Esta matéria caiu no Facebook, e fiz 2 comentários lá:

  • Ela é bem arborizada, nada mais. Pena eles não mostrarem os prédios e casas da rua. As casas são feias, antigas, e os prédios idem. A umidade devido à sombra faz as pessoas adoecerem mais e mofa tudo! Rua mais bonita????? Quem pagou essa pesquisa? Obs: moro em Porto Alegre.
  • Baita besteira que um grupinho de pessoas ecochatas disseminou pela cidade e deve ter feito tanta campanha que até a Folha caiu… a rua é comum e tem muitas na cidade tão arborizadas quanto ela. E no mundo então, nem se fala. A que ponto chega o bairrismo !!!! Barbaridade. Sou de Porto Alegre mas não sou bairrista. A cidade de Porto Alegre é uma das mais atrasadas em urbanismo do país. Lamentável isso !!!!

 

 

 



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

57 respostas

  1. Sou de Curitiba, já visitei Porto Alegre a turismo. Gostei da cidade, me hospedei no Embaixador Hotel na região central. A cidade me pareceu muito parecida com São Paulo, porém na minha ida do Aeroporto ao centro, estranhei uma grande quantidade de buracos nas ruas, problema dado ao Governo Municipal. O transporte eu achei bom, mas não ótimo.. Precisa de melhoras, mas tem alguns ônibus de qualidade!

    Achei uma falta de sacanagem da Prefeitura, deixar os canteiros centrais das avenidas “depenados” ou na “terra pura”. Falta grama, faltam árvores coloridas, como Ipês e etc.

    Por curiosidade, passei pela rua Gonçalves de Carvalho e sinceramente, isso em minha opinião… A arborização é linda, mas não chega a ser a rua mais bonita do mundo. As calçadas algumas são decadentes e como eu falei: Falta grama, fiação enterrada e uns prédios mais bonitos. Deveria se tornar uma rua com comércio de alto padrão, pois é uma rua que pode sim ser a rua mais bonita, pelo menos das Américas.

    Não é pra minha surpresa, mas aqui em Curitiba existem várias ruas tão arborizadas quanto, e tão bonitas quanto, só que aqui não houve nenhum blogueiro para divulgar… rsrs

    A minha rua inclusive é bastante arborizada, é a rua Fernando Amaro no Alto da XV.

    Segue uma imagem: http://1.bp.blogspot.com/-8yvyk4MNif4/TyFSkb0_2cI/AAAAAAAACyg/6xIXNfawO8I/s1600/Fernando+Amaro.JPG

    Mas é só minha opinião. Gostei de Porto Alegre, mas acho que precisa melhorar bastante no contexto preservação e até mesmo limpeza.

    Curtir

  2. Para quem mora no Nordeste do Brasi, lugar de muito sol e belas praias, qualquer rua arborizada se torna linda. Não, não estou dizendo que no Nordeste não tem árvores! O que estou tentando dizer é que deveriam ter mais árvores, mais praças, bosques.. Sou de Fortaleza e só há ruas arborizadas na parte nobre da cidade! Sofremos porque o calor é intenso e parece que a peferia desta cidade ODEIA árvores, entedem?

    Curtir

  3. A rua é linda e pronto! Mais acho q n da pra ser a “mais bonita” do mundo! Acho q com certeza pode ser umas das mais arborizadas do mundo.

    Curtir

  4. A rua é muita linda sim – principalmente na primavera/verão – e não tem essa de mofo não. Pena que alguns só se preocupam em criticar, sem considerar que isso vem divulgando a nossa capital. O número de acessos de estrangeiros no blog amigos da gonçalo, do Cardia, é impressionante. Houve 25 mil só num mês. Além do mais, quem disse que ela é “a rua mais bonita do mundo” não foi um brasileiro…

    Curtir

  5. Acho q realmente não é a rua mais bonita do mundo…Mas confesso q acho legal ter o nome d Porto Alegre divulgado mundialmente…e acho sim arua muuuito bonita…Foram meio pesadas as criticas aqui feitas por próprios Portoalegrenses…fica aqui minha opinião…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: