Rua de Porto Alegre ganha fama de ‘mais bonita do mundo’

FELIPE BÄCHTOLD, DE PORTO ALEGRE

FOLHA DE SÃO PAULO

Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser “a mais bonita do mundo”.

Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos.

Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro.

Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar.

Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o “túnel de árvores” se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.

O apelido “pegou” e a rua ficou famosa na internet. “Traduziram [textos sobre o lugar] para inglês e tailandês. Passou a ser um viral”, diz o artista gráfico César Cardia, 59, da associação de moradores do bairro. Ele tem um blog sobre a via (goncalodecarvalho.blogspot.com).

A divulgação deu certo: o calçamento de paralelepípedos foi mantido, o que evitou a impermeabilização do solo e preservou as tipuanas. Nenhuma árvore foi derrubada.

Como bônus, a rua ainda foi declarada “patrimônio ambiental” pela prefeitura e foi incluída na rota dos pontos turísticos de Porto Alegre. “Volta e meia tem gente aqui tirando fotografia”, diz a moradora Silvana Pires, 45.

Veja as fotos no slideshow:

Este slideshow necessita de JavaScript.

FOLHA DE SÃO PAULO

_________________

Esta matéria caiu no Facebook, e fiz 2 comentários lá:

  • Ela é bem arborizada, nada mais. Pena eles não mostrarem os prédios e casas da rua. As casas são feias, antigas, e os prédios idem. A umidade devido à sombra faz as pessoas adoecerem mais e mofa tudo! Rua mais bonita????? Quem pagou essa pesquisa? Obs: moro em Porto Alegre.
  • Baita besteira que um grupinho de pessoas ecochatas disseminou pela cidade e deve ter feito tanta campanha que até a Folha caiu… a rua é comum e tem muitas na cidade tão arborizadas quanto ela. E no mundo então, nem se fala. A que ponto chega o bairrismo !!!! Barbaridade. Sou de Porto Alegre mas não sou bairrista. A cidade de Porto Alegre é uma das mais atrasadas em urbanismo do país. Lamentável isso !!!!

 

 

 



Categorias:Meio Ambiente

Tags:,

57 respostas

  1. lindíssima…………adoro passar por ela para apreciar a natureza local………..

    Curtir

  2. É a rua mais correta ambientalmente do mundo.

    Curtir

  3. Realmente eh uma rua muito bonita, mas acho que principalmente para os PEDESTRES e/ou MOTORISTAS. Porque os moradores devem odiar e querer picotar as árvores que invadem suas salas… ahhahahaahhaa

    Parabéns pelo blog! Vê se dps passa no meu pra acompanhar também!

    []z

    Curtir

  4. O Blog teve seu dia mais movimentado, mais acessado, de sua história nesta segunda-feira, 12/09. Foram quase 6 mil acessos!!! Quase 1 mil a mais do que o recorde anterior. Este post foi um dos responsáveis por isso !

    Curtir

  5. Pois eu convido o Gabriel para dar um pulo aqui em Ipanema e ver exemplos do “urbanismo à Porto Alegre”: esgoto a céu aberto, lixo e dejetos de cães vadios espalhados pelo calçadão, lixo e restos de animais que são sacrificados pelos protegidos e intocáveis praticantes de cultos afro, mobiliário destruído por vândalos – sim, aqui as madrugadas são tomadas por esta escória social, livre e solta, sem jamais ser apanhada – calçadas sem qualquer manutenção em suas lajes de basalto, e por aí afora. Grande exemplo de urbanismo este nosso. A continuar deste jeito – e tudo indica que vai – quando chegar 2014, para os que nos visitarem, teremos belos exemplos de como planejar e administrar uma cidade pela via da incompetência e irresponsabilidade.
    Vem Gabriel, te aguardo pra te mostrar este grande espetáculo…

    Curtir

  6. Caro Gilberto, retiro a palavra “ridiculo” a que adjetivei um comentario teu, ja’ que, obviamente, todos temos o direito ‘a opiniao, especialmente num blog democratico como este. Fora isso, me parece que tu levaste as criticas um pouco para o lado pessoal, o que nao era a intencao.

    Curtir

  7. Claro que a rua é muito bonita, mas longe de ser a mais bela do mundo (até porque considero impossível fazer esse tipo de classificação).

    Não vamos desmerecê-la apenas porque um grupo aqui na cidade tem se notabilizado pela luta pela preservação do local.

    Curtir

  8. Achei muito linda a rua, porém o comentário de Gilberto Simon me irritou…claro que Porto Alegre está longe de ser perfeita, mas seus comentários me parecem carregar um certo asco quanto a cidade, me fazendo parecer que, mesmo que a cidade fosse perfeita, a criticarias ainda.

    Curtir

  9. É linda a rua, sim! Tem que preservar e seguir o exemplo!

    Curtir

  10. Essa rua é linda. A Ganzo não dá banho coisa nenhuma, tem aqueles prédios da Maiojama que embelezam e só.

    Não concordo que seja a mais linda do mundo, até porque beleza não se mede.

    Achei o tom do comentário no facebook, de certa forma, “tosco”. Não tem porque.
    E não sou bairrista.

    Curtir

  11. Muito linda!. Antes do título já tinha me chamado atenção! Que bom que todas as ruas fossem assim!
    Parabéns!

    Curtir

  12. Ai gente… não sei vocês, mas eu acho a Gonçalo de Carvalho LINDA! Não é a mais bonita do mundo, óbvio! Não existe nada “mais bonito do mundo” LOL

    Toda vez que passo por ali sinto algo “diferente”. Aquelas árvores são fantásticas. E só. Do resto não comento….

    Mas acho exagero ficar falando mal da rua e da Folha que “caiu” no viral. Achei muito legal uma rua virar viral na internet 😛

    Curtir

    • Exato, simplificou a questão. A rua não é a mais bonita do mundo, mas é linda, e a sua divulgação é um ponto extra pra Porto Alegre.

      Curtir

    • Como essa rua, existem dezenas iguais e até melhores, em termos de arborização, só em Porto Alegre. Mas, como disse, arborização não deve ser o aspecto principal de uma rua, mas arquitetura de suas casas e edifícios, a qualidade de suas calçadas e do pavimento, o cuidado dos jardins e de canteiros….

      Curtir

  13. Não sei o que tem de tão especial nessa rua.

    Curtir

  14. a Avenida Ganzo, no Menino Deus, dá de relho nessa ruazinha tosca aí.

    Curtir

  15. Tô com o Simon e não abro. Essa galera bairrista é exagerada e cega. É como dizer que o pôr do sol no Guaíba é o mais bonito do mundo. Pffff. Vi um pôr do sol em Marco Island, na Florida, que botava o nosso no chinelo. Até eu, que não me emociono com tolo pôr de sol, lembro do que vi.

    Curtir

    • Não acho que chamar a Gonçalo de “Rua mais bonita do mundo” é um bairrismo exagerado. É óbvio e qualquer ser humano – inclusive os moradores da rua – sabem que ela não é a mais bonita do mundo e que esse título é a coisa mais subjetiva que existe. Chamá-la de “a mais bonita do mundo” é uma demonstração de orgulho e admiração pela cidade em que vivemos, e é como chamar o Rio de “cidade mais bonita do mundo”, Curitiba de “cidade mais ecológica do mundo” e outras centenas de cidades que se auto-presenteiam com títulos megalomaníacos que são simplesmente demonstrações de carinho pela cidade e modo de divulgar uma coisa interessante para alguém que não a conheça. Porto Alegre tem vários problemas, mas só por isso não podemos permitir que ela receba esses títulos simbólicos que não trarão nada de negativo? Não entendi até agora por que esse título vai fazer a cidade achar que está perfeita e ninguém mais querer se preocupar com os problemas urbanísticos que interferem na nossa vida o tempo todo. Ao contrário. Vai aumentar um pouco o ego da cidade, que está tão baixo (é só ver os comentários desse blog) e vai fazer com que as pessoas se mecham um pouco para deixar as coisas um pouco melhores.

      Curtir

    • Concordo com o Vitor Diel e o Simon é muito bairrismo também vi um por do sol em Veneza que deixava este do Guaíba… cada lugar tem a sua beleza.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: