Terminal 1 do Salgado Filho será ampliado em 66 mil m² – licitação será ainda em 2011

Ao completar 10 anos, o terminal 1 ganhará mais 66 mil metros quadrados

Inaugurado em 11 de setembro de 2001, terminal tem capacidade para atender 4milhões de passageiros por ano. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem

Inaugurado rompendo barreiras e sendo símbolo do crescimento e desenvolvimento de Porto Alegre, o terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho passou a operar, há exatos 10 anos, no dia 11 de setembro de 2001, com capacidade para atender 4 milhões de passageiros por ano (marca que foi ultrapassada em 2004) e operar 28 aeronaves simultâneas. Mas quem passa pelo local ou trabalha lá viu poucas mudanças nesta última década. “Parece que tudo está do mesmo jeito”, revela Joarez Nicolini, que é funcionário do Aeroporto há 19 anos.

No início, utilizavam o terminal 1 apenas os passageiros da Varig, da Rio-Sul e da Gol. Das três, apenas a Gol continua operando. Atualmente, são dez companhias aéreas no local. Com um investimento de R$ 160 milhões, sendo que 75% custeados pela Infraero, 20% pelo governo do Estado e 5% pela prefeitura, chega a chamar a atenção o fato de, em menos de uma década, a capacidade do terminal 1 estar totalmente superada, inclusive obrigando a Infraero a reabrir o antigo terminal, chamado de terminal 2, que passou a abrigar três companhias aéreas e seus passageiros. O superintendente do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Jorge Herdina, afirma que o terminal 1 cumpriu sua missão. “Com o boom do mercado aeroviário, todos os aeroportos tiveram impacto”, destaca.

Diante do número crescente de passageiros e da necessidade de qualificação do serviço, o superintendente ressaltou que o complexo passará por reformulações. Entre os projetos, está o de expansão do terminal 1, que passará a ter mais 66 mil metros quadrados. “Isso representará diretamente mais conforto, mais condições de operações e benefícios diretos aos passageiros e funcionários”, afirmou o superintendente. A licitação para o empreendimento deverá ser aberta ainda neste ano.

Atentados ofuscaram inauguração

O dia 11 de setembro de 2001 deveria ter sido de festa com o início das operações no novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O lançamento representava um momento histórico e de expectativas com as instalações mais modernas e confortáveis. Mas os atentados terroristas contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, acabaram por ofuscar o brilho do evento.

Pouco depois do início dos testes operacionais no novo terminal de passageiros, a notícia de que as torres haviam sido atingidas por aviões se espalhou rapidamente entre passageiros e funcionários da Infraero. Algumas pessoas se recusaram a embarcar em seus voos, com medo de que ocorressem atentados semelhantes também no Brasil.

Em frente às televisões instaladas nos saguões, dezenas de pessoas acompanharam, impressionadas, as imagens da queda das torres do World Trade Center. O engraxate Alexandre Oliveira, que trabalhava no dia da inauguração, lembra do momento de pânico e apreensão. “Foi a maior correria. Pessoas choravam, outras não queriam entrar na área de embarque. Como não se tinha uma visão clara do que havia acontecido, o pânico era enorme”, relata, Ele lembra que a festa perdeu lugar para a tragédia. “Vendo aquelas cenas, era impossível comemorar qualquer coisa. Foi uma desolação total”, recorda. Com a situação, os acontecimentos envolvendo a abertura do novo terminal perderam espaço nos noticiários de rádio e TV e nos jornais.

AeroShopping foi a grande novidade

Uma das grandes novidades do novo terminal de passageiros foi o AeroShopping. A estrutura viabilizou uma área de comércio e lazer para passageiros e funcionários da Infraero e das companhias aéreas, à época com 70 estabelecimentos. Às vésperas do aniversário de dez anos, porém, uma polêmica envolveu lojistas e a Infraero, gerando tristeza aos comerciantes que se preparavam para comemorar uma década no local. Com a mudança no processo de licitação, os primeiros comerciantes, oriundos do terminal antigo, tiveram os contratos encerrados em 1 de setembro. Com essa alteração, quem visita o Aeroporto depara com lojas fechadas e a ausência de alguns serviços. Proprietário de loja, Paulo Lauxen revela a decepção. “Foram 40 anos. Não dá para esquecer ou apagar do dia para a noite.”

Título original da matéria no jornal: “S. Filho ganha nova ampliação em 2011″

Correio do Povo

Um dado importante a ser dito, que o Correio do Povo omitiu: o término da ampliação do Terminal 1 está previsto para 2018.


Categorias:aeroportos brasileiros

Tags:, ,

8 respostas

  1. Na Copa 2014 terá uma lei, brasileiros não viagem dentro do Brasil, durante 90 dias assim os estrangeiros ficam mais folgados nos aeroportos. Se só com nós, já está uma lata de sardinha, já pensou com 500.000, a mais.

    Curtir

  2. A matéria da ZH, pra variar, foi bem mais completa do que a do CP…
    la podemos ver como o novo aeroporto sera bem vindo…

    ESPECIALISTAS, nao “achistas”, dizem que é impossivel ampliar mais o Salgado Filho.

    Curtir

    • Não, os “especialistas” dizem apenas que é impossível fazer uma segunda pista para o Salgado filho.

      Curtir

      • E já foi provado dezenas de vezes que a limitação de capacidade do Salgado filho vem da falta de estrutura para receber os passageiros (terminal) e não da falta de pistas, pois existem inúmeros aeroportos mundo a fora com 2, 3, 4 vezes mais capacidade que o nosso aeroporto, mesmo contando com um pista apenas.

        Curtir

  3. Previsão de conclusão: 2018.

    Decerto uma obra para a Copa Paquetá de futebol amador.

    Ah, entendi: tudo ficará pronto em 2015 ou 2018 para esperar os turistas que virão por causa da Copa… E, com tal organização, planejamente e estrutura, virão muitos.

    Curtir

  4. Eu considero esses números, comparável à uma guerra civil.

    Curtir

  5. Vocês sabiam que 2000 pessoas são assassinadas à cada 4 anos em Porto Alegre?

    Curtir

  6. Eu lembro da inauguração, eu tava num voo vindo de Nova Iorque no dia 11 de setembro de 2001, o aeroporto foi fechado logo após meu voo chegar. 😀

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: