a rua mais bonita

Porto Alegre ganhou algum holofote recentemente em função da divulgação do título de “rua mais bonita do mundo”, em relato escrito por um turista que cá esteve. É claro que, em um povo orgulhoso como o nosso, por mais que se trate de um título subjetivo e simplório, tornou-se como uma verdade inconteste, que há de se entranhar culturalmente – tal como se passou com o pôr-do-sol.

Um pouco dissonante à concordância generalizada a essa notícia nas redes sociais, aqui neste fórum surgiu uma certa polêmica em torno de tal titulação; uns entendem que é um simples bairrismo, enquanto outros defendem a qualidade do local em tela. Creio que esta dissonância só pode advir do nível elevado de preocupação que temos pela cidade, coisa que, pela minha experiência em outros círculos, parece faltar aos nossos vizinhos – é como se eles simplesmente morassem na cidade sem nela viver. Conquanto exista algo a se admirar na Gonçalo de Carvalho – nominalmente, a capacidade da comunidade do entorno em se empenhar na conservação do local, talvez falte aos portoalegrenses uma expansão de horizontes, um conhecer outros ares; isto com certeza os dotaria da humildade de enxergar os defeitos da cidade e a elegância das soluções adotadas Brasil e mundo afora.

Como eu acho importante o espaço de discussão deste veículo, proponho que os participantes exponham no espaço dos comentários, por suas opiniões e, se possível, com link para fotos ou maiores informações.

  1. qual é a rua/avenida mais bonita de Porto Alegre?
  2. qual é a rua/avenida mais bonita do Brasil?
  3. qual é a rua/avenida mais bonita do mundo?

Dada a subjetividade do assunto, ressalto a obviedade de que não se trata de uma discussão de certo ou errado, e sim de um compartilhamento das experiências dos nossos leitores. Peço que limitem suas respostas a, no máximo, duas ruas por categoria, para não prolongar demais as discussões. Posteriormente, a equipe do Blog fará uma matéria destacando os “achados” dos leitores.



Categorias:Outros assuntos

13 respostas

  1. Pra que essa pesquisa? É só pra polemizar, dar intrigas e depois jogar na cara o resultado.
    Beleza não se mede. Pra alguns a Champs-Élysées é a mais linda, pra outros a Ganzo.
    Se fossemos discutir assuntos mais interessantes..

    Curtir

  2. de POA: Gonçalo de Carvalho.

    do Brasil e do mundo não sei, não viajei muito e não tenho opinião formada. Vejo uns dizendo que a Carlos Gomes é a mais bela de POA. Sinceramente, vocês não conseguem ver algo além da tecnicidade do urbanismo? As árvores da Gonçalo de Carvalho tem uma profundidade visual e sensitiva em um sentido “poético” muito maior do que os empresariais e as paradas de ônibus “espaciais” da Carlos Gomes. Há outras ruas bem arborizadas em POA, mas a Gonçalo é o melhor exemplo delas. E na boa, já viajei pela Europa e pouquíssimas ruas tem um aspecto parecido com a Gonçalo. É algo único e por ser único deve ser valorizado, apesar dos problemas de planejamento e manutenção urbanística. Certamente não é a rua “mais bela do mundo”, mas as críticas do blog são descabidas, na minha opinião.

    Curtir

    • A minha pergunta continua: para que servem as ruas?

      Curtir

      • Não há dúvidas de que a Carlos Gomes é uma das mais funcionais da cidade. Mas a pergunta é sobre a “mais BONITA”.

        Claro que isso é muito subjetivo e todas as opiniões devem ser respeitadas. Querer desenvolver acima disso gera polêmicas e intrigas desnecessárias.

        Curtir

  3. A avenida mais bonita Porto Alegre é a Borges de Medeiros, pelo contraste que ela tem, de quem vem do centro em direção ao bairro.
    iJá em relação à rua mais bonita, indiscutivelmente, é a Bastian (que, na verdade, não deixa de ser avenida, só que pouco movimentada).
    🙂

    Curtir

  4. Eu acho a Av. Osvaldo Aranha lindíssima, mais bonita que a Gonçalo de Carvalho. A Ganzo e a Bastian também considero mais bonita.
    No Brasil existem ruas no Pelourinho ou em Ouro Preto mais interessantes.
    A Lombart Street em São Francisco (EUA) é muito bonita. Ela é em zigue-zague, cheio de jardins de flores.

    Curtir

  5. Sou pouco viajado, então me abstenho da discussão em nível mundial.. . Como considero impossível fazer classificação por nível de beleza, meu critério é a “agradabilidade”. Mas vamos às respostas:

    1 – Av. Carlos Gomes

    2 – Av. Vieira Souto (Rio de Janeiro)

    3 – Abstenção.

    Curtir

  6. Podia haver essa opção de resposta também para contentamento de provincianos e ecofanáticos:
    4. qual a rua mais arborizada do mundo?

    Curtir

  7. Porto Alegre: Av. Carlos Gomes, apesar do corredor de ônibus e das calçadas estreitas.

    Brasil: as Avs. da orla de Santos – SP, apesar do prédios tortos.

    Mundo (essa é fácil demais): Av. Champs-Elysees – Paris; essa sim, sem senões.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: